Início » Celular » Rumor do dia: Apple abandonando Samsung para comprar chips da Intel

Rumor do dia: Apple abandonando Samsung para comprar chips da Intel

Avatar Por

Embora os engenheiros da Apple pensem em todos os detalhes dos processadores que vão nos iTrecos, a produção fica por conta dos colegas da Samsung, o que cria um grande conflito de interesse. A menos que a empresa de Cupertino encomende os chips de outra grande fabricante, o que pode acontecer no futuro breve. O site americano Verge ouviu uma fonte que afirma: as negociações com a Intel acontecem desde o ano passado.

Chip Intel Atom

Chip Intel Atom

A Intel recentemente concordou em fabricar processadores desenhados por outra firma de engenharia de silício, a Altera. Este tipo de contrato tende a crescer com o tempo, segundo analistas ouvidos pela Reuters. Pode ser que também a Apple entre nessa seara.

O que Tim Cook e demais executivos ganham com isso? Independência da Samsung, a atual responsável por fazer os chips A6 do iPhone 5 e os chips A6X do iPad mais atual (quarta geração). Apple e Samsung se enfrentam na justiça a todo momento e trocam farpas na mídia, mas mantém uma importante relação comercial de compra e venda de processadores.

Agora o que a Intel ganha com isso: muito dinheiro. São contratos multimilionários. E o que perde: a força do processador da linha Atom, desenhado para celulares, tablets e notebooks com eficiência energética. Em noites bem dormidas, o futuro CEO da Intel certamente sonhará com a inclusão dos processadores Intel Atom nas máquinas da Apple. Duvido que isso aconteça algum dia.

Existe o entendimento na indústria de que a Intel produz os melhores processadores em termos de desempenho e eficiência energética, ainda que cobrem um preço premium por isso. Vista como segunda opção, a AMD corre atrás com processadores de frequência muito mais elevada que os da Intel para chegar ao mesmo desempenho, até mesmo nos benchmarks. Se bem me lembro, há cerca de dez anos acontecia justamente o oposto. Eles fornecerão os processadores do PlayStation 4, o futuro console da Sony com arquitetura x86, a mesma encontrada nos PCs de hoje.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Krull kucler massa
"Agora o que a Intel ganha com isso: muito dinheiro. São contratos multimilionários"
Menos Batista, menos.
Isso não é um negocio tão vantajoso assim pra Intel, primeiro que o mercado mobile de processadores trabalha com margens de lucro muito inferiores aos que a Intel esta acostumada (muito mesmo), e somando ao fato que nesse modelo que deve ser seguido (da Intel ser apenas uma foundri) a margem cai ainda mais, se no modelo do atom para celulares a lucro ja é secundário (a Intel só o faz para ganhar presença de mercado).

Se bem que se isso acontesser vai ser muito engraçado, sempre achei mais provável a Apple comprar fabricas e começar a ela mesma fabricar seus chips.
Krull kucler massa
Na verdade o que ocorre é que cada empresa focou em um posto diferente, a Intel tem a soberania na CPU (principalmente no poder do núcleo isolado), ja a amd vem focando no cpugpu aproveitando que seu video integrado esta anos-luz na frente de qualquer outro, o que é uma decisão bem dura já que são poucos os usuários que usam ou sabem usar a GPU, e menos ainda os programas não jogos que se utilizam de aceleração via GPU (o que eu duvido que vá vir a aparecer tão já, os ¥}€|#|@ ainda nem otimizaram programas pra multi-núcleo direito, e olha que ja era pra isso ter acontecido faz uns 5 anos).
Thássius Veloso
É, eu não consigo ver dessa mesma forma. Comprar chips da Intel é comprar chips da Intel, ainda que sejam chips desenhados pela Apple.

Manterei o título como está. Obrigado pelo retorno!
Gaba
A meu ver o Trovalds está certo. Contratar serviços da intel para fabricar, não quer dizer comprar chips da intel. Quando li o título logo pensei que a Apple iria começar a usar chips como o Atom...
Silvio Ney
Dá no mesmo...
Everton Favretto
O que eu acredito que pode acontecer é que a Apple vá continuar desenhando os processadores e a Intel "apenas" vai fornecer a fábrica e materiais, como acontece hoje com a Samsung. A Intel tem fábricas pelo menos uma geração adiantada, o que poderia ser bem útil pra Apple.
Gabriel
Duvido que a Apple volte a utilizar processadores fabricados por terceiros em sua linha de iDispositivos, mas acho que deveríamos ficar de olho na Intel.

Diferente da nVidia, a Intel prometeu pouco mas surpreendeu positivamente com o Atom que equipa o Motorola Razr i. Não está no nível dos processadores da Samsung ou Qualcomm, mas foi bem como mid-end.

Vejamos o que eles preparam para o futuro.
Thássius Veloso
Basicamente, você disse: "Apple vai contratar Intel para fabricar chips, em detrimento da Samsung" e "Apple compra chips da Samsung e passa a comprar da Intel". Dá na mesma, a meu ver.
trovalds
Thássius, esse título não ficou um pouco diferente do que a notícia quer passar? A Apple vai contratar os serviços da Intel para fabricar os seus chips, em detrimento da Samsung. O que o título dá a entender é que a Apple compra chips da Samsung e vai passar a comprar da Intel.
TaylerPadilha
Depois dos Core 2 Duo, tudo mudou para a Intel.
Deslanchou lá na frente e a AMD não conseguiu mais acompanhar. :3
Eric Arraché Gonçalves
Curiosamente, era a Intel que produzia os processadores do finado Xbox (o original) na época que a AMD era melhor que ela. Inverteram os papéis.