Início » Gadgets » Quanto mais megapíxels, melhor?

Quanto mais megapíxels, melhor?

Thiago Mobilon Por

casas_baiano.jpg

Veja a cena. O cara sai feliz da vida das Casas Baiano, se exibindo para Deus e o mundo com um computador da marca Positivo debaixo do braço. É claro que o CPU dele é de última geração, afinal tem 2 Gigas de memória.

A felicidade dura até que alguém consiga explicar para o preyboy, que o computador dele não roda Crysis porque a placa de vídeo é onboard.

Não ficarei surpreso se você disser que já passou por algo parecido.

O mercado está infestado de câmeras de marcas horrendas, que quase fazem seu cafezinho expresso. É muito comum encontrar câmeras com resolução de 12 megapíxels para cima, a preço de banana, em 10 vezes sem juros. Mas será que o usuário comum precisa de uma câmera com resolução acima da média utilizada pelos fotógrafos profissionais? E principalmente, uma foto com zilhões de píxels é sinônimo de qualidade?

Curto e direto? Não, e não.

Uma câmera de 12 megapíxels gera arquivos que vão ocupar espaço demais. A única utilidade em ter imagens com tamanha resolução, é para ampliar detalhes muito pequenos, ou fazer impressões gigantes. Apesar de gerar imagens de alta resolução, sensores de câmeras compactas não possuem a qualidade dos sensores de câmeras DSLR. Entre outros defeitos, eles captam muito ruído, o que já prejudicaria a ampliação.

Quem quer utilizar as fotografias para fins digitais (Orkut, MSN, Flickr), ou para impressões de até 20x25cm, não precisa de uma câmera com mais de 6 megapíxels. Eu diria 5, mas a pequena margem te salva no caso de precisar fazer algum recorte.

O principal fator a ser analisado aqui é a qualidade da imagem, afinal a maioria das câmeras à venda hoje em dia, tem pelo menos 6 megapíxels de resolução. Se não quiser ter uma surpresa desagradável, vale analisar algumas fotos tiradas pela câmera em questão, antes de adquirí-la. Observe a quantidade de ruído (chuviscamento colorido) produzido pelo sensor, veja se a tonalidade das cores te agrada, e como ficam as fotografias tiradas com flash em ambientes escuros.

Para isso, ferramentas como o Flickr são uma boa pedida. Através deste link, você pode obter informações sobre todos os modelos de câmera que estão em uso no site. Procure a câmera que você está interessado, e de uma observada nas fotos que o pessoal anda enviando. Logicamente, procure observar fotografias que não passaram pelo Photoshop antes de serem enviadas.

Em um setor onde o consumidor é seduzido por termos técnicos, e sensação de grandeza, todos estes cuidados são importantes antes de investir em um equipamento novo. E não se iluda por marcas, pois os grandes fabricantes também possuem suas iscas. Existem sempre modelos bons e modelos não tão bons. Capice?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kpetinha
concordo! o site é muito bom para falar que nao importa a quantidade de megapixel, mas nao fala porque, nao explica nada, nao da dicas de qual marca e modelo o leigo deve comprar....enfim, nao sou bom entendedor de cameras, entrei no site sabendo nada e to saindo sem saber bulufas! mas foi boa a intençao!
Thiago Mobilon
Se você não sabe ler, sinto muito. O post explica tudinho.
Renato Mendes
É o tipo de analise que não ajuda ninguem... Diz: a quantidade de megapixels não é o mais importante. Mas não diz: o importante é reparar nisso... Espaço desperdiçado pra nada.
adson
por favor alguem pode me ajudar eu tenho um motorola A1200 e o meu irmao colocou uma senha de bloquei e esqueceu presciso desbloquear meu celular e ñ sei como al guem pode me ajudar?...porfavor.
guto dias
casio exilim, linda.
Biaxinha!
É lógicoOo néah meu amorew!
Tiago Celestino
Acredito que muita gente cai no conto de que quanto maior o megapixel, melhor, já sabemos que isso não tem nada haver. Outra questão é: o que faremos comprando uma câmera (prossumer ou DSRL)? Eu me fiz essa pergunta quando comprei minha câmera prossumer e que tem 4 megapixel e o zoom de 10x optico (excelente). Agora faço a msm pergunto para mim, pelo o fato de já pegar um DSRL, que o megapixel não vai dizer muita coisa, só as lentes. :)
Marcos A.T. Silva
Olá, Thiago! Não se preocupe, eu acabei me esquecendo deste problema de citação de marcas...rsrs Abraços! :)
Thiago Mobilon
@Thássius Certas coisas realmente só interessam aqueles que gostam do assunto. Não que isso seja bom, mas.. @Marcos Não por isso, meu caro. Eu só estava fazendo uma observação. ;)
Marcos A.T. Silva
Me desculpe por ter citado a marca, Thiago. :(
Thássius V'
Falar sem saber é uma 'beleuza'. Depois compram uma dessas não-sei-das-quantas-pix trezentos em um, e fica com foto semelhante a de celular. Tenho uma Olympus de 7.1 megapixels. Acho que dá para o gasto. Vi em outro blog de tecnologia uma série sobre fotografia digital. Que coisa mais chata! Não quero saber daquilo; quero comprar uma câmera decente, que me atenda, e sair por aí fotografando.
Thiago Mobilon
@Matt - oloco, aí o blog vai à falência meu amigo! @Marcos - TekPix é a cara deste post. Não inclui isso no texto para não ter problemas citando marcas. @Cab Aí você forçou a barra, meu caro. A 10 anos atrás, câmera digital era idéia de maluco! :lol: @Layla Está aí outra coisa que quis deixar de fora do artigo. Uma vez fui fotografar um batizado, e ofereci gentilmente meus serviços à uma família boa da grana (com minha Canon EOS 30D pendurada no pescoço). O cara me esnobou, falando que não precisaria pois a Cybershot dele tem 10 Megapíxels. Soltei um "ah.. ta" e virei as coisas de imediato... @Vaz Fiquei louco para falar sobre o processador de 2ª linha. Mas aí eu matava MESMO o coitado do preyboy. @Matheus Exato. Câmera portátil já aplica nitidez, faz balanço de cor, dá uma embaçada no ruído, etc. Afinal, tratar fotografia não é coisa que miguxo goste de fazer. E fico esperando os Coolnex hein? @tibu Assim tá melhor ;) Um abraço à todos!
tibu
primeiramente peço desculpas pelo ocorrido! Já alterei o post, dá uma olhada e me diga se ficou bom assim? abraço tibu!
Matheus
É verdade. Quem compra câmera portátil com essa resolução toda não vai se beneficiar disso. Câmera portátil é feita pra amador. E amador nunca vai saber diferenciar ISO 100 de ISO 4000, muito menos saber balancear o branco e fotometrar adequadamente. Vai tirar fotos no automático, cheias de ruído e mesmo assim, vai dizer que está incrível pra colocar no álbum do Orkut. É sempre bom aparecer gente disposta a esclarescer essa galera! Ó... vou te avisar quando for sortear os Coolnex! Abraxx! Matheus 30"
prof.vaz
[...] Mobilon, as vezes eu te acho um cara mau por dar uma notícia dessas assim "de repente" pro pobre do preyboy, não pude deixar de comparar essa situação a uma de minhas aulas, onde explico pros alunos a REAL diferença entre Onboard X Offboard... mas o que dá pena mesmo é quando o cara descobre no meio da aula que o Celeron que ele ainda tá pagando é o processador de 2ª linha da Intel
Exibir mais comentários