casas_baiano.jpg

Veja a cena. O cara sai feliz da vida das Casas Baiano, se exibindo para Deus e o mundo com um computador da marca Positivo debaixo do braço. É claro que o CPU dele é de última geração, afinal tem 2 Gigas de memória.

A felicidade dura até que alguém consiga explicar para o preyboy, que o computador dele não roda Crysis porque a placa de vídeo é onboard.

Não ficarei surpreso se você disser que já passou por algo parecido.

O mercado está infestado de câmeras de marcas horrendas, que quase fazem seu cafezinho expresso. É muito comum encontrar câmeras com resolução de 12 megapíxels para cima, a preço de banana, em 10 vezes sem juros. Mas será que o usuário comum precisa de uma câmera com resolução acima da média utilizada pelos fotógrafos profissionais? E principalmente, uma foto com zilhões de píxels é sinônimo de qualidade?

Curto e direto? Não, e não.

Uma câmera de 12 megapíxels gera arquivos que vão ocupar espaço demais. A única utilidade em ter imagens com tamanha resolução, é para ampliar detalhes muito pequenos, ou fazer impressões gigantes. Apesar de gerar imagens de alta resolução, sensores de câmeras compactas não possuem a qualidade dos sensores de câmeras DSLR. Entre outros defeitos, eles captam muito ruído, o que já prejudicaria a ampliação.

Quem quer utilizar as fotografias para fins digitais (Orkut, MSN, Flickr), ou para impressões de até 20x25cm, não precisa de uma câmera com mais de 6 megapíxels. Eu diria 5, mas a pequena margem te salva no caso de precisar fazer algum recorte.

O principal fator a ser analisado aqui é a qualidade da imagem, afinal a maioria das câmeras à venda hoje em dia, tem pelo menos 6 megapíxels de resolução. Se não quiser ter uma surpresa desagradável, vale analisar algumas fotos tiradas pela câmera em questão, antes de adquirí-la. Observe a quantidade de ruído (chuviscamento colorido) produzido pelo sensor, veja se a tonalidade das cores te agrada, e como ficam as fotografias tiradas com flash em ambientes escuros.

Para isso, ferramentas como o Flickr são uma boa pedida. Através deste link, você pode obter informações sobre todos os modelos de câmera que estão em uso no site. Procure a câmera que você está interessado, e de uma observada nas fotos que o pessoal anda enviando. Logicamente, procure observar fotografias que não passaram pelo Photoshop antes de serem enviadas.

Em um setor onde o consumidor é seduzido por termos técnicos, e sensação de grandeza, todos estes cuidados são importantes antes de investir em um equipamento novo. E não se iluda por marcas, pois os grandes fabricantes também possuem suas iscas. Existem sempre modelos bons e modelos não tão bons. Capice?

Receba mais sobre Câmera digital na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados