Péssima notícia para quem era heavy-user do Google Reader. Mesmo depois de todas as modificações que o Google realizou nele em favor do Google+, o serviço será oficialmente encerrado no dia 1º de julho.

A informação veio direto do blog do Google Reader, em um post publicado hoje. Com um texto curto e sem dar maiores explicações, a equipe avisa que o serviço sairá do ar, já que o uso diminuiu muito ao longo dos anos, e não valia mais a pena mantê-lo. “Como uma empresa, estamos destinando toda a nossa energia a menos produtos. Achamos que esse tipo de foco gerará uma melhor experiência de usuário”, diz o post.

:(

🙁

Todos os usuários da ferramenta têm até o dia 1º de julho para encontrar uma alternativa e se mudar. Nesse dia, o plugue dos servidores será finalmente retirado da tomada, e quem não fez backup de tudo e migrou para outro serviço, perderá tudo. Simples assim.

O Google Reader era uma ótima ferramenta para leitura de feeds RSS e outros recursos, um grande facilitador na tarefa diária de procurar informações ou simplesmente ver imagens engraçadas. Do ponto de vista técnico, é fácil de entender o motivo do encerramento (dificilmente um serviço como esse é rentável), mas ainda assim ele vai deixar saudades em muitos usuários.

O backup do seu Google Reader pode ser feito pelo Google Takeout. Aguardem, em breve, uma matéria do Tecnoblog com alternativas ao Google Reader.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tihh Goncalves
Não acredito que o Google Reader realmente será descontinuado. Utilizava muito esse serviço... me sinto desrespeitado como usuário. É como uma mini série que na 5° temporada não deu a repercussão que esperavam e decidiram "descontinuar".. #xatiado
Herculano Alonso
o blogger sincroniza com o reader
dhiegoborges.imp
Eu fiquei muito triste agora, eu uso ele pra ler o monte de blog que sigo
portela.thiago
Será q eram tão poucos usuários? Na outra notíca sobre as alternativas para o GReader http://tecnoblog.net/126678/google-reader-alternativas/ tem gente reclamando do congestionamento nos outros serviços.. vai entender...
@kadugaspar
É verdade que uso muitos serviços do Google (só pra citar: Google+, Gmail, Reader, Chrome, Android, Translate, Blogger, Search e talvez outros) mas os únicos que me possibilitavam comentar num blog a partir de um smartphone era o Chrome e o Android (juntos) :D
Lucas Galvão
Falou pelo Android, usando o Chrome. Será que o GReader é o que você mais usa? :P
Lucas Galvão
Somos quatro :(
Marcelo Silva
petição! Mantenha o Google Reader http://keepgooglereader.com/ ajude a divulgar...
Júnior Gonçalves
Primeiro foi o Echofon, depois o Timely e agora o Google Reader, que mais vão cancelar? A internet?
Fabiana Beatriz
http://reviews.cnet.com/8301-19512_7-57574201-233/google-reader-is-dying-but-we-have-five-worthy-alternatives/ Aqui tem alternativas.
Victor Santos
O Reader não é só o meu leitor de RSS. Ele virou o meu organizador de conteúdo com centenas de sites marcados com tags para consultas futuras. Espero que as sugestões do Tecnoblog consigam importar todas essas informações.
Dimitry Gobbo
Vlw ae! Vou ficar com o feedly então!
Dekamaster
http://blog.feedly.com/2013/03/14/google-reader/
Dimitry Gobbo
É importante salientar que alguns RSS reader que substituiriam o GReader como o Feedly ou o The Old Reader utilizam a API do Google Reader e, talvez, também morram junto. É triste o Google fazer isso. O Reader consolida, pra mim, tudo o que eu acompanho e que não é o mesmo se fizer isso via navegação direta. Vou ficar maluco. Ainda estou atrás de um substituto a altura.
Afonso de Mori
Já fui mais ativo no Google Reader, mas ultimamente tenho seguido os sites e blogs que gosto pelo Google+, Twitter e Facebook. O único que ainda tento ler todas as notícias é o Tecnoblog, através da extensão pra Google Chrome. Passarei no GReader pra salvar minha lista de sites... a maioria deve apenas ir pros meus favoritos do Chrome. Acho que já não preciso mais de leitores de RSS.
Exibir mais comentários