Desde o dia 18/03, está acontecendo aqui em São Paulo o SAP Forum – o maior evento de negócios e tecnologia da América Latina. O tema principal este ano é sustentabilidade. Discutir mudanças de mercado, de forma que as companhias se tornem economicamente sustentáveis a curto médio e longo prazo.

Não menos importante, o tema também abrange um dos assuntos mais discutidos da atualidade – como fazer bom uso dos recursos naturais, que estão cada vez mais escassos.

copos_panfletos.jpg
Para onde será que vão todos esses copos e panfletos?

Estima-se que um evento como este, emita cerca de 82 toneladas de CO2! Neste cálculo, estão inclusos tanto as emissões aqui do evento, quanto as feitas pelos meios de transporte que trouxeram todo o pessoal para cá. Até aí não há como culpar ninguém, afinal, não há como vir andando – alguns até de outro país.

Lhes digo que com apenas uma volta pelo local, você já sai carregando um monte de folhetos, catálogos, guias, sacolas, etc. Isto sem falar nos brindes, e copos plásticos das águas e cafézinhos que você conseguir consumir (todos são de graça, e há um estande servindo, a cada 10 metros). Mas onde vai parar tudo isso?

lixo.jpg
Repare no único material orgânico: papéis e copos sujos de café

Em tempos de recursos naturais escassos, surge a dúvida: Será que o SAP Forum é um evento sustentável? Já que o tema deste ano é justamente este, não seria interessante eles começarem dando o exemplo? E que o fizessem melhor do que o pessoal do Campus Party, que separou o lixo, para depois juntar tudo novamente.

Talvez o senhor Marcus Vinicius Giorgi, Diretor de Marketing da SAP Brasil, devesse ter refletido melhor sobre o assunto, antes de afirmar: “O tema sustentabilidade traz à tona também a preocupação com o meio-ambiente e como melhor utilizar os cada vez mais escassos recursos naturais disponíveis“.

Ver todo este lixo sendo misturado, em um evento onde 85% do material descartado é reciclável (a maioria plástico e papel) é lamentável. Ainda mais por vir de uma empresa que levanta a discussão sobre sustentabilidade.

Não há dúvidas de que a SAP é uma das empresas líderes de seu ramo, e que entende muito de sustentabilidade financeira. Mas o que se vê aqui no forum, é mais uma grande corporação que pensou demais no lado econômico, e esqueceu do meio ambiente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados