Em sua página de suporte, a Microsoft informou que as duas versões do Windows Phone atualmente em desenvolvimento terão 18 meses de suporte. A versão 7.8 será suportada até setembro de 2014, enquanto o Windows Phone 8 perde seu suporte um pouco antes, em julho. A notícia consegue a proeza de trazer mais dúvidas do que respostas, e o fantasma do abandono precoce volta a assombrar os proprietários de Windows Phone.

No curto comunicado, não fica claro se haverá atualização dos aparelhos atuais com Windows Phone 8 para uma versão maior, seja um 8.x, ou um Windows Phone 9 (ou Windows Blue). O comprometimento é de apenas atualizações para o sistema operacional e de segurança por um período de 18 meses (contando desde dezembro de 2012). A Microsoft também tirou o dela da reta quanto a distribuição das atualizações, deixando essa parte por conta dos fabricantes e operadoras.

nokia-lumia-620-frente

No caso do Windows Phone 7.8, a situação é mais fúnebre. Se a versão foi uma espécie de “prêmio de consolação” para todos que compraram aparelhos Windows Phone 7 e não puderam ganhar a atualização para o 8, fica definido que depois de setembro de 2014 todos os aparelhos desta versão estarão rodando um sistema operacional abandonado.

A falta de informações complementares é, no mínimo, aflitiva para os atuais proprietários de Windows Phone. Enquanto iPhones e alguns Androids têm o privilégio de receber novas versões de seus sistemas operacionais, os que compraram Windows Phone 7 se viram colocados de fora da festa quando foi anunciada a versão 8. Para quem está com planos de comprar um Windows Phone 8, recomendo estar consciente que seu caro aparelho pode não ganhar muitas novidades num futuro próximo.

Justo agora, que eu estava pensando num Lumia 920.

Com informações: The Verge

Atualização às 15h55: Vale ressaltar que em momento algum o post afirma que a Microsoft está abandonando o Windows Phone 8. Porém, não há nenhuma nota oficial de que haverá, ainda, uma grande atualização garantindo o legado. Claro, caso surja um Windows Phone 8.x, ou 9, o suporte se renovará, no prazo que a Microsoft estabelecer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Higa
Oi! Primeiro, vamos esclarecer que o Tecnoblog é um blog. As notícias publicadas aqui, sempre que possível, possuem uma pitada de análise e opinião. Não somos e nem temos intenção de ser um G1, Estadão, Folha ou qualquer outro veículo que tenha como princípio editorial a "imparcialidade". É claro que as opiniões divulgadas aqui não serão aceitas por todo mundo, e o campo de comentários está aí justamente para debatermos o assunto do post, desde que de maneira educada. Quem foi incapaz de argumentar e só conseguiu atacar o redator teve o comentário deletado. A maioria dos ataques veio de pessoas que nunca comentaram por aqui, o que é normal, já que eles ainda não entenderam a proposta do blog – por isso esse comentário de esclarecimento. Neste post, não tivemos problema algum com os leitores mais assíduos. O post já foi atualizado para esclarecer alguns pontos. Qualquer dúvida é só entrar em contato por email. ;-) Obrigado!
@leossoliveira
Investir no iOS só pra ter um iOS 6 no iPhone 3Gs sendo que ele não tem metade das funções do iPhone 5? Alias, não precisa nem voltar tanto no tempo já que nem o iPhone 4 tem o SIRI... E investir num Android da Samsung sendo que a Samsung esta interessada só em vender novos aparelhos e não em atualizar nada. Quando vem alguma coisa a não ser para um Galaxy S é um milagre.
Domingos Teruel
Com tantas incertezas, o melhor é investir no iOS ou em um Android, aqui leia-se Samsung.
Pierre Henrique
No windows phone é a mesma coisa, exceto pelo lumia 800 que ninguém conseguiu desbloquear (ou pelo menos até uns meses atrás ninguém tinha conseguido)
Jorge Henrique
Nada disso, não precisa ser um gênio para saber o motivo. A Nokia vende muito mais que a Samsung no Windows Phone e ela quer tirar o Lumia 920 da jogada. A Samsung vai falar isso do Android daqui a uns dias, pois ela vai lançar o Tizen, que roda apps Android. Ela tem interesse nisso. É incrível como o pessoal ler tudo e não pensa o motivos, não critica a notícia e aceita como se fosse verdade.
Anderson Antonio Santos Costa
Por conta desse fato, as fabricantes de celulares estariam abandonando o WP, como a Sansumg... Fonte:http://info.abril.com.br/tvinfo-novo/infonews/samsung-diz-windows-phone-menos-interessante-716d241cd7658748267e159c923b10b1.shtml
YanGM
Pelo menos usuários de Android podem dizer um belo NO e criar ou instalar ROMs customizadas sem problemas, já Windows Phone 7.8 para 8 não vi muito sucesso por parte dos usuários em portar...
Kessler
O que é mais que 90% dos usuários de Android recebe.
YanGM
Peça para os seres mágicos que fabricam o iPhone (palavras do Gizmodo, não minhas) trazerem da dimensão paralela em que se fabricam os Nexus 4, um Nexus 4 para você e seja feliz.
@AntonioVeras
Eu + N8 = Amor Eterno. S2
Nash
Há um modo de forçar a atualização do seu Lumia 800. É bizarro, mas funciona. Siga este tutorial, é bem simples: http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/36357-windows-phone-como-forcar-a-atualizacao-do-7-5-para-o-7-8.htm
Rafael Machado de Souza
já existem alguns trabalhos sobre isso. nos grandes invernos europeus o que resta para muitos é um smartphone, um computador e muito tempo livre, hehehehhe
YanGM
Claro, vai atualizar pra tapar buracos de segurança. Agora se você espera feature update... é melhor rezar.
AndreHBuss
O blog do Paul não é DA MICROSOFT. A Microsoft já comunicou oficialmente. Para isso serve a documentação sobre o ciclo de vida dos produtos. O que ficou meio estanho foi esse anúncio apocalíptico. Eu realmente fico preocupado com os usuários do Windows Phone que estão usando o seu blog como fonte de informação :/ SÓ ISSO. Vou tentar resumir de forma simples. Windows XP SP2 não tem suporte Windows XP SP3 tem suporte. :)
Felipe Lima
será q dar para instalar algum Android nesses Lumia?
Exibir mais comentários