Desenvolvedores do CyanogenMod ainda não têm planos para lançar ROM compatível com Galaxy S4

Paulo Graveheart
Por

Péssima notícia para quem está pensando em comprar um Galaxy S4 mas prefere o CyanogenMod ao Android da Samsung: segundo o time de desenvolvedores, é provável que o aparelho não seja suportado pela famosa ROM alternativa. Isso pode limitar a vida útil do smartphone, assim como as possibilidades de customização.

galaxy-s4-01

A informação foi dada no fórum xda-developers, a partir do Team Hacksung, responsável por desenvolver o CyanogenMod para os aparelhos da Samsung. O texto diz o seguinte:

Ninguém no Team Hacksung planeja comprar [o S4], nem mesmo desenvolver para ele. Há duas variações do aparelho, o que será um inferno para manter; além disso, ainda existem bugs no S III (como na câmera) que provavelmente ainda estarão presentes no S4. E nós também conhecemos a habilidade da Samsung em liberar o código-fonte dos seus produtos. Sim, a Qualcomm libera o código, mas o código do Exynos que nós temos está longe de funcionar em produtos da linha Galaxy. Tenho certeza que o mesmo problema vai acontecer com o S4.

É um grande “não” de todos nós.

A relação entre a Samsung e a comunidade de desenvolvedores não anda muito bem das pernas já faz um tempo. Enquanto o time de desenvolvedores precisa da maior quantidade possível de informação dos produtos sob a GPL (licença livre), a Samsung tenta fazer de tudo para proteger seus aparelhos e forçar o uso da ROM padrão, incluindo até mesmo algumas modificações que violam a GPL do Android, segundo alguns desenvolvedores. No meio dessa briga toda, os desenvolvedores simplesmente acharam melhor desistir ou esperar que a situação melhore.

Por outro lado, na página do CyanogenMod no Google+ há um post acalmando os usuários. Segundo o post, a opinião do time Hacksung não é exatamente a mesma do time CyanogenMod, e todos devem esperar primeiro o aparelho ser lançado para que eles possam fazer o trabalho de hacking, verificando se há pessoal interessado em portar o CyanogenMod para o S4. Enquanto o Galaxy S4 não chega às lojas, só podemos especular em como deve estar sendo divertido o dia de hoje nos grupos de discussão interna do time CyanogenMod.

E o que isso significa para você? Na prática, pouca coisa. É bem provável que o Galaxy S4 venda aos tubos, talvez até mais do que o S III, e as pessoas vão usar a ROM padrão normalmente, sem maiores problemas. O CyanogenMod é uma ótima ROM (eu usei no meu Galaxy S por um bom tempo), mas não há nada de errado com o Android que a Samsung colocou no S III e, imagino eu, no S4 também.

Claro que usuários mais avançados podem querer ter um pouco mais de controle sobre o smartphone, e aí a necessidade de instalar uma ROM customizada é alta. Nesse caso, não há muito o que fazer: o negócio vai ser arregaçar as mangas e portar você mesmo o CyanogenMod para o S4. Ou rezar para que alguém mais habilidoso faça isso antes. Ou comprar um outro aparelho.

Enquanto o smartphone não chega às lojas, veja o “em mãos” que fizemos com o S4:

Com informações: Android Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados