Início » Celular » Desenvolvedores do CyanogenMod ainda não têm planos para lançar ROM compatível com Galaxy S4

Desenvolvedores do CyanogenMod ainda não têm planos para lançar ROM compatível com Galaxy S4

Avatar Por

Péssima notícia para quem está pensando em comprar um Galaxy S4 mas prefere o CyanogenMod ao Android da Samsung: segundo o time de desenvolvedores, é provável que o aparelho não seja suportado pela famosa ROM alternativa. Isso pode limitar a vida útil do smartphone, assim como as possibilidades de customização.

galaxy-s4-01

A informação foi dada no fórum xda-developers, a partir do Team Hacksung, responsável por desenvolver o CyanogenMod para os aparelhos da Samsung. O texto diz o seguinte:

Ninguém no Team Hacksung planeja comprar [o S4], nem mesmo desenvolver para ele. Há duas variações do aparelho, o que será um inferno para manter; além disso, ainda existem bugs no S III (como na câmera) que provavelmente ainda estarão presentes no S4. E nós também conhecemos a habilidade da Samsung em liberar o código-fonte dos seus produtos. Sim, a Qualcomm libera o código, mas o código do Exynos que nós temos está longe de funcionar em produtos da linha Galaxy. Tenho certeza que o mesmo problema vai acontecer com o S4.

É um grande “não” de todos nós.

A relação entre a Samsung e a comunidade de desenvolvedores não anda muito bem das pernas já faz um tempo. Enquanto o time de desenvolvedores precisa da maior quantidade possível de informação dos produtos sob a GPL (licença livre), a Samsung tenta fazer de tudo para proteger seus aparelhos e forçar o uso da ROM padrão, incluindo até mesmo algumas modificações que violam a GPL do Android, segundo alguns desenvolvedores. No meio dessa briga toda, os desenvolvedores simplesmente acharam melhor desistir ou esperar que a situação melhore.

Por outro lado, na página do CyanogenMod no Google+ há um post acalmando os usuários. Segundo o post, a opinião do time Hacksung não é exatamente a mesma do time CyanogenMod, e todos devem esperar primeiro o aparelho ser lançado para que eles possam fazer o trabalho de hacking, verificando se há pessoal interessado em portar o CyanogenMod para o S4. Enquanto o Galaxy S4 não chega às lojas, só podemos especular em como deve estar sendo divertido o dia de hoje nos grupos de discussão interna do time CyanogenMod.

E o que isso significa para você? Na prática, pouca coisa. É bem provável que o Galaxy S4 venda aos tubos, talvez até mais do que o S III, e as pessoas vão usar a ROM padrão normalmente, sem maiores problemas. O CyanogenMod é uma ótima ROM (eu usei no meu Galaxy S por um bom tempo), mas não há nada de errado com o Android que a Samsung colocou no S III e, imagino eu, no S4 também.

Claro que usuários mais avançados podem querer ter um pouco mais de controle sobre o smartphone, e aí a necessidade de instalar uma ROM customizada é alta. Nesse caso, não há muito o que fazer: o negócio vai ser arregaçar as mangas e portar você mesmo o CyanogenMod para o S4. Ou rezar para que alguém mais habilidoso faça isso antes. Ou comprar um outro aparelho.

Enquanto o smartphone não chega às lojas, veja o “em mãos” que fizemos com o S4:

Com informações: Android Central

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

yousseefs
Uma grande verdade, só olhar o Galaxy Ace rodando cm10.1 e totalmente estável, não é nada de se surpreender de portem do mesmo jeito.
Gustavo Fernandes Dos Santos
Sempre vai ter um desenvolvedor forever alone que vai portar a rom do grupo cyanogenmod então...
Kessler
Meu, comprar telefone como investimento? Depois as macfags chamam os outros de pobre...
Vitor A. F. Vieira
Android = Galaxy Desvalorização de bem de consumo, que não é investimento = ruim Obrigado por abrir minha mente
Vitor A. F. Vieira
Até maio
Leonardo Cortez
Meu , Galaxy é um lixo na boa , sou mt mais meu iphone 5 kkk' Sem contar que ele é mt lindo e não parece um pastel na sua mão , aquele negocio gigante , do tamanho perfeito , e sim tenho preconceito com galaxy kkk' alem de vc comprar em lançamento e em pouco tempo essa merda abaixar o preço ai vc fica que nem troxa se lamentando , é mt menos top que iphone ... iphone pelo menos o preço que vc paga os outros vao pagar tb querendo ou nao eoiuwoiewioiu'
leinad2000
Caramba o celular nem saiu direito e os caras estão falando em CM? O TouchWiz está bem agradável e acho que a Samsung está acertando nesta nova interface. Quando ao tamanho de tela vai depender do gosto e do uso de cada um. Acho mais confortável uma tela de 5". Quanto a Apple vamos aguardar o iPhone 6 pra poder concorrer com o S4.
Kessler
E eu com isso? Onde eu disse que Samsung era excelente ou até mesmo boa? Você tirou de sei-lá-onde que sou fanboy da Samsung, o que não poderia ser mais errado. E a LG é conhecida por fazer aparelhos com bateria vagabunda e de baixa duração (qualquer semelhança com o Nexus 4 não é mera coincidência)
Celso Bueno
o problema não é esse Josué, o problema é o fato da Samsung se fechar cada vez mais para os desenvolvedores de ROM alternativa, que para determinados casos(meu antigo Motorola Defy que o diga), se saem bem melhor que a ROM original!
Burnerman_X
Busca só no Google por "Samsung bateria estufada" e descubra um problema generalizado pra quem comprou um Galaxy W ou Galaxy Ace. E pra completar, a bateria só tem 6 meses de garantia e trocar a bateria não resolveu o problema, a nova estufa também.
Daniel Lobo
Bom, eu tenho um Galaxy SII com CyanogenMOD 10, que está parado na mesma por estes problemas de disponibilização de código fonte dos dispositivos do mesmo. Mas eu já decidi que se eu for comprar um novo Smartphone, será um Nexus. Não quero nem o SIV, pois nunca gostei daquele TouchWiz que é horrível. O Android 4 está muito bonito e não há necessidade de ficarem enfeitando-o. Fora que o domínio da Samsung está muito grande nas fatias de mercado do Android e eu não vejo isto com bons olhos. Temos que dá oportunidade as outras marcas, para trazerem a concorrência de volta.
Kessler
Que argumento imbecil. É óbvio que se eu tivesse certeza que dois equipamentos são exatamente iguais, eu pouco ligaria para a marca. Acontece que nem eu e nem 99,99% da população tem condições de saber a qualidade de cada componente que compõe um equipamento complexo como um smartphone. A marca é um guia. Pode ser pouco preciso, mas é mais do que nada. Então sim, sendo Samsung eu me sentiria um pouco mais seguro.
Burnerman_X
Se o Nexus 4 fosse exatamente a MESMA coisa com um Samsung impresso atrás você estaria comprando com um grande sorriso no rosto. Então sim, é só um preconceito besta o seu.
Gabriel
Entendi apesar de não concordar. E claro que pode adquirir o que quiser, só fiquei curioso com essa posição. :)
Josué Junior
Gente, o Galaxy S4 acabou de sair e com a versão mais recente (de verdade) do Android...4.2.2; não há necessidade nenhuma de sair alguma CM no momento....na minha opnião, este foi um post desnecessário...=/
Exibir mais comentários