Início » Curiosidades » Como o iCloud ajudou um leitor a recuperar um iPod touch roubado

Como o iCloud ajudou um leitor a recuperar um iPod touch roubado

Lucas Braga Por

Já vimos diversos casos de equipamentos roubados e recuperados graças a serviços de rastreamento. A irmã do leitor Willian Max teve a infelicidade de ser assaltada enquanto voltava de uma papelaria para sua casa, em Belo Horizonte. Um ladrão a abordou no caminho e pediu seu celular, que na verdade era um iPod touch. Graças ao iCloud e um trabalho investigativo, foi possível recuperar o gadget.

O roubo ocorreu no dia 4 de março. Desde então, o iPod touch permaneceu desligado. Como o iPod touch não suporta rede celular, foi necessário aguardar até que o ladrão conectasse o aparelho a uma rede Wi-Fi para que o Buscar meu iPod fosse ativado. Isso aconteceu apenas no sábado (16), e Willian recebeu um email avisando que o "iPod de Breno Santos" havia sido localizado – não, esse não é o nome da irmã. Como o iPod touch não tem GPS, a localização do Buscar meu iPod não foi precisa.

Só que para o azar do ladrão (ou do comprador do produto roubado), o Compartilhamento de Fotos do iCloud estava ativado. Foram tiradas fotos de espelho em um elevador e foi possível visualizar todo esse conteúdo no computador da irmã através do iPhoto.

espertinho-ipod-roubado

As abas do Safari também foram sincronizadas. Breno Santos procurava na internet alguma solução para trocar a Apple ID do iPod touch para finalmente chamá-lo de seu. Ele apelou e enviou uma mensagem para o Willian através do iMessage fingindo ser sua irmã, pedindo a senha para poder trocar a conta.

mensagens-ipod-roubado-willian

Willian ignorou as mensagens, coletou todo o material e entregou para a polícia. Com a foto tirada no espelho do elevador foi possível identificar o prédio através do número de andares presente no elevador onde as fotos foram tiradas. Feito isso, foi confirmado com o porteiro do prédio que havia um sujeito chamado Breno Santos. A polícia procurou o responsável pelo adolescente, que mora com sua tia. O dispositivo foi devolvido.

Toda essa recuperação aconteceu graças ao esforço da polícia e, claro, da tecnologia. Aliás, essa é uma boa deixa para você ativar o upload automático de imagens e o serviço de localização no seu gadget, caso ainda não tenha feito. E se você usa Android, recomendo fortemente o aplicativo Cerberus: além de ser um rastreador, ele permite que você acione a câmera remotamente e possui inúmeras outras funções espiãs que podem ajudar a localizar seu celular depois de um furto ou roubo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bart
Tem como eu saber se estão tentando restaurar meu iphone? Tem como rastrear???
Victor Hugo
Existe sim, engano seu! Quando você coloca o iPhone em Modo perdido e o bandido se conectar à qualquer rede celular ou Wi-Fi, o aparelho é bloqueado e fica inutilizável.
Victor Hugo
Não. Mas o bandido vai ter que desativar a conta do iCloud, mediante senha, para conseguir resetar.
Valeria Das Graças Pereira
Aacabaram de levar meu Ipod touch no HC da Unicamp.
Existe alguma maneira de recuperar ???
romario.dbest
mas se o ladrão restaurar as configurações de fabrica mesmo assim tem como rastrear?
Alexandre Peixoto Xstationbr
Só nao serve em caso se colocarem em DFU colocou ja era.
A única segurança mesmo é nao usar iPhones em locais publico use sempre o microfone e nem precisa tirar do bolso para fazer chamadas basta usar o Voice Control e dizer. iPhone ligar para Tiririca e se o nome estiver na agenda Zás ele fará a chamada.
brazlocateli
kkkkkkkkkkkk
Erick Marques
Amgs, para quem tem iPhone com Jailbreak, recomendo fortemente o iGotYa. Ele impede que se desligue o celular de modo "normal" sem que ele esteja desbloqueado da senha e também tira foto com a câmera frontal se alguém tenta fazê-lo. Existe a opção de também obter a localização e tirar foto também caso se erre a senha de desbloqueio.

Pode servir bastante pra recuperar um aparelho roubado. :)
carlosync
Ponto para Apple, pontos pro iCloud......... tudo é bem feito pensando nos seus usuários..
Caio Henrique
Valter, não é bem assim não.
Basta colocar o aparelho em modo DFU e fazer a restauração pelo iTunes que volta a funcionar.

Não existe um modo "transformar aparelho em tijolo".
Imagina o tanto de gente que o faria sem querer?!

O que deveria funcionar bem no Brasil era a lista negra de IMEIs, que daí aparelhos roubados não funcionariam nas operadoras brasileiras.
Vinícius
Meu pai estava comentando isso esses dias. Que desanima ele, tanto que tem um tempo já que ele saiu da polícia de "rua" e foi pra ambiental. Que eles prendem, leva na civil, e mandam soltar. E o ladrão fala na cara, "vão perder seu tempo, não vai acontecer nada mesmo!". Sistema penitencial do Brasil é ridiculo. Onde o cidadão vive preso e sem beneficios, e o marginal tem todos os direitos. E se um b0sta desses apanha, quem se fode é o policial com a prensa que os direitos humanos vão dar em cima.
Viktor Sabóia
O que me deixa mais put0 é isso! Um fdp desses rouba uma pessoa, sabe lá de que forma ele assaltou a menina, se duvidar estava armado, se duvidar a machucou, poderia até tê-la matado e quando pegam esse b0sta, ele devolve o ipod e fica tudo blza!
No mínimo a tia desse marginal deveria ser responsabilizada e responder pelo crime, já que o coitadinho não pode ser responsabilizado porque é de menor! Da próxima vez que esse filho da put4 encontrar essa menina ou o irmão dela, vai ser pra matar e não roubar!
Pra piorar a situação a mídia não pode nem divulgar a foto desse m3rda pra ninguém passar perto desse ladrão escr0to!
Essa m3rda de país incentiva a criminalidade por parte dos menores. "Faça todo tipo de m3rda enquanto vc é de menor: roube tudo que vc precisar, mate quem vc tiver raiva, estupre todas as meninas que vc tiver tesão, porque se vc for pego, não tem problema, receba uma advertência e vá pra casa feliz"! É isso que essa b0sta de país prega!
Se duvidar esse maldito está ainda trabalhando no mesmo lugar, roubando outros ipods e iphones por aí, ninguém nem desconfia dele e quando for de maior, nem ficha suja ele vai ter!
Thiago Leite
Bater com gato morto até o gato miar
valterdiascosta
caro colega, muita sorte!!! pois tive meu Iphone roubado e tambem consegui saber o nome do bandido que me roubou, local aonde morava e fotos , mas infelizmente como muitas coisas no brasil não funciona fui até a delegacia aonde tinha meu B.O passei todas as informações ao investigador de plantão e nada aconteceu, por fim acabei dando como perdido o aparelho e bloqueando remotamente. agora o vagabundo só vai ficar olhando para o aparelho desligado !!!
Maurício Rocha
Depois dizem que a TELEVISÃO que ajuda o ser humano evoluir. AHAM
Tiago Gabriel
Além de ladrão ainda é burro.
Gabriel Inamine
E acaba assim? Prenderam o gênio? rsss
Gustavo Clemente
E não prenderam o moleque?
@mos_axz
Imagino que como tem o principio da boa fé, além dele ser menor de idade, provavelmente a polícia e o dono do iPod preferiu só pegar de volta e deixar por isso mesmo, afinal seria mais um longo processo para não dar em nada. E caso o MP tenha entrado com a ação, pode estar em segredo de justiça, além da indentidade do menor ser protegida por lei. Então vai ser bem difícil ter uma atualização na notícia, assim como é difícil que ele faça alguma coisa além de pagar cesta básica...
YanGM
Eu tenho um amigo que não teve a mesma sorte do ladrão se conectar a uma rede wifi com sua conta configurada lá...
Outro software interessante (e gratuito) para rastreamento de Android com root é o Avast.
Fabio
É cada coisa.... você quis dizer para a burrice do ladrão né kkkkkk
Gabriel Lau
acho que um dia vou ter , kkkk
eu tenho 1 pc gamer mesmo ..
Marcell Almeida
Texto ficou bacana, até por ter sido algo que aconteceu com uma pessoa normal como qualquer leitor daqui. Só tenho uma reclamação: Faltou dizer o que aconteceu com o garoto, se ele era menor de idade e não ia acontecer nada, o que a polícia decidiu fazer quanto a ele.. Essas coisas. Acho que ainda dá tempo pra atualizar a notícia com essa informação.

[]'s
Carlos Alves
Com a foto tirada no espelho do elevador foi possível identificar o prédio através do número de andares presente no elevador onde as fotos foram tiradas.

!!!!

Se fosse CSI eles dariam zoom na foto para descobrir o numero de serie do elevador, consultar a empresa que fabricou e aí chegariam ao predio.
twi_55324749
Tem que "Bate nele com pau quadrado até virar redondo"
Bruno Soares
Agora imagino esse meliante passando o dia todo tentando fazer uma ligação pelo iPod...
Fausto Biazzi de Sousa
Outro programa bom pra esse tipo de coisa é o Airdroid v2 (Acredito que ainda está em BETA) pois permite acesso "completo" ao aparelho (infelizmente não permite ligar o GPS, mas permite a localização aproximada via rede telefonica e todo resto).
Fausto Biazzi de Sousa
Trabalhei durante 4 anos como Soldado da Policia Militar do Estado de São Paulo, e na boa... PM ~não faz~ BO de furto e roubo, isso é função da civil, somente em cidades que não possuem delegacias próximas que essa função acaba sendo acumulada de forma a não prejudicar a tanto a população. No entanto, a função principal da PM continua sendo preventiva e ostensiva a função de investigação e policia judiciaria estadual permanece sendo da civil.

O único tipo de investigação criminal que a PM faz é por meio dos orgãos de auditoria interna como a CorregPM, Seção de Justiça e Disciplina e P2.
Wellington Carlos
Também aconteceu comigo algo assim ano passado. No meu caso era um Galaxy S2, fui roubado e por sorte tinha instalado o aplicativo AndroidLost antes. Deixei várias rotinas agendadas no site do aplicativo para que quando ligasse o aparelho fosse enviado o número do novo chip para um outro celular cadastrado além de foto da camera frontal (o aplicativo simula uma mensagem de erro e quando o usuário confirma é tirado uma foto), SMS e lista de chamada além da localização do GPS. Em mãos com a fotos do indivíduo, número do celular e das chamadas efetuadas e recebidas (descobri com ajuda do google que era de uma loja) passei os dados para a polícia. Em uma semana recebi meu aparelho de volta.
Felipe Lima
como citado pelo Vinicius, a PM só o B. O. e tal! Mas só a Civil que vai fazer toda a investigação!
Vinícius
Me desculpa cara, mas quem é obrigado a fazer boletim de ocorrência é a civil e não a pm. Lógico que eles fazem, mas não é dever da militar. Falo isso porque meu pai é pm, e conheço bem como funciona o trabalho
Tiago César Oliveira
Acionou a corregedoria?
Michael F Assis
Pode até ser que lá funcionou, mas foi porque ele teve a ajuda da policia, eu já tive dois Galaxy SII roubados e nem consegui fazer o boletim de ocorrência eu consegui, por má vontade da PM.
Leandro Alonso
"Me fala vei"

É cada uma! hahaha
@iJeanCarlos
Excelente que recuperaram o iPod.
oce711
olha eu conheço um lugar na minha cidade aonde aparecem MTOS aparelhos roubados, ai povo viu que e apple ou um cel mto novo eles ja nem compra pq sabem (ou imaginam) q tem GPS

cara burro se fedeu bonito!!!
Kessler
O final triste da história é que não vai acontecer nada com o merdinha ladrão/receptador.
Pelo menos o dono recuperou o seu iPod.
Vinícius
somos dois! kkkkkkkk
Burnerman_X
Sorte que o cara era burro. Se ele soubesse usar o modo dfu, era adeus iPod...
João Almeida
Eu não ri normal! Ahhh como a tecnologia é maravilhosa! Se não fosse ela nada disso teria acontecido! Não, eu estou incapacitado de pensar, só consigo rir.
Vinícius
Fotos do tipo: "uuuuuuh, eu tenho um épow" kkkkkkkkkkkkkkkk....
Um raro final feliz.