Início » Aplicativos e Software » Webflow, uma ferramenta para democratizar a construção de sites responsivos

Webflow, uma ferramenta para democratizar a construção de sites responsivos

Praticamente um Frontpage moderno

Avatar Por

E se em vez de ficar se matando com tags HTML, "jacarezinho" sem fechar e divs que não obedecem, você pudesse simplesmente arrastar botõezinhos, janelas e cantos? O Webflow surge com a proposta básica de simplificar a construção de sites responsivos, que funcionam bem tanto para quem acessa nas grandes telas dos desktops quanto para quem vê em tablets e smartphones.

A premissa é a mesma do finado Microsoft Frontpage, com a tendência de ser uma "wordpressização" dos sites responsivos - em vez de se preocuparem com conhecimento técnico, os usuários terão apenas que usar a criatividade e as ferramentas disponíveis para construir sites responsivos, criar efeitos em imagens e animações do tipo "transitions".

webflow-screen-sizes

A ideia surgiu inspirada pelo Blogger, que há cerca de 10 anos era a referência da democratização da publicação para internet - bastava uma ideia na cabeça, um computador e alguns poucos cliques para colocar os conteúdos à disposição de quem quisesse ver. "Era incrível ver quantas barreiras foram postas abaixo por aquela ferramenta [o Blogger], permitindo que pessoas compartilhassem seus pensamentos na web. Não era preciso mais se preocupar com hospedagem, servidores FTP, código HTML, manutenção, etc, etc - bastava digitar um post e clicar em publicar - praticamente mágico", lembra Vlad Magdalin, um dos criadores do Webflow.

webflow-drag-and-drop

Elegante e com a promessa de ser altamente eficiente, o Webflow foi construído pela união dos esforços dos irmãos Magdalin - Vlad é desenvolvedor e Sergei é designer - o que permitiu que a ferramenta se tornasse uma promissora mistura das duas expertises. A principal preocupação de Vlad era fazer com que conceitos complicados de CSS, como os seletores e o cascateamento, pudessem ser abstraídos, permitindo que os usuários simplesmente clicassem e arrastassem itens e fossem percebendo na prática quais mudanças ocorrem com as configurações que são feitas.

webflow-css

Quem se interessar pode testar uma demonstração que está disponível no site do Webflow e que destaca algumas das principais funcionalidades da ferramenta, ou então assistir ao vídeo abaixo, que apresenta o serviço. A dupla Magdalin também está cadastrando o email dos interessados, que serão avisados assim que o Webflow for lançado oficialmente.

No fim das contas, se a ferramenta for capaz de revolucionar e democratizar a construção de sites responsivos tanto quanto fizeram o Blogger e o WordPress, ela é mais do que bem vinda, é necessária!

Com informações: VentureBeat.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ale Trancoso
Se o profissional de Design é superado pela ferramenta é porque seu trabalho é irrelevante e qualquer um que domine a ferramenta pode fazer; agora se o profissional aproveita a facilidade da ferramenta para produzir o resultado de todo um PROJETO DE DESIGN e não layout web, este sim é um profissional e deve ser chamado de Web Designer. Porra! se você tem medo de micreiro é pq você conhece seu potencial medriocre e facilmente superável. O pincel só produz arte na mão de um artista, e poupe-me dos mimimi.
Rodnei Cruz
O Groupon usa esta ferramenta. Se fosse meia boca, como esta matéria tendenciosa insinua, os caras não estariam trabalhando com ela. Eu, que acho programação um saco, gostei bastante, e, vou começar a usar.
Charles
Vocês deveriam se informar antes de falar tanta besteira e asneira. Matheus eu sou Ui/Ux, e pelo contrário essa ferramenta e muito top. Primeiro, isso não é um Wix da vida, esse sistema é pago 20 dólares por mês, e não é tão fácil quanto parenta ser, não fale de algo que você não usou ou simplesmente viu ali e achou que era um programa de sobrinho, pesquisei na internet toda e vi poucos sites falando desse sistema. Que está sendo muito usado por "Profissionais" Sobrinhos meus caros usam Photoshop e DW. Eles não gostam de Wix, eles gostam de Themeforest. Sistemas em inglês, e pago em dólar ainda é algo que nenhum sobrinho quer.
Charles
Vocês deveriam se informar antes de falar tanta besteira e asneira. Matheus eu sou Ui/Ux, e pelo contrário essa ferramenta e muito top. Primeiro, isso não é um Wix da vida, esse sistema é pago 20 dólares por mês, e não é tão fácil quanto parenta ser, não fale de algo que você não usou ou simplesmente viu ali e achou que era um programa de sobrinho, pesquisei na internet toda e vi poucos sites falando desse sistema. Que está sendo muito usado por "Profissionais" Sobrinhos meus caros usam Photoshop e DW. Eles não gostam de Wix, eles gostam de Themeforest. Sistemas em inglês, e pago em dólar ainda é algo que nenhum sobrinho quer.
Lucy Schulze Harold
Não é por medo de perder o emprego. E sim pela "prostituição da profissão de Webmaster e Web Designer"!!!! É tudo muito simples, "é só buscar na internet", "meu sobrinho fez faculdade", "minha filha mexe no Face". Você tem empenho, é autodidata, mexe com internet há mais de 5 anos, compra dezenas de revistas com CD-ROMs, usa flash, usa iFrame, usa coisas que hoje não existem mais... Monta, desmonta, sempre fica atento a tecnologias novas, se recicla, ganha mercado, perde cliente... Enfim, qualquer profissão do momento está sendo banalizada graças a esses "Faça seu site de graça", "Crie seu site por R$ 200"....
Matheus Lucca Carmo
Beleza então , quero ver se vocês pagariam para uma desenvolvedor que usa este software para produzir o site de vocês .
Rafael Brugnollo
Excelente! No aguardo do lançamento da ferramenta. Para as pessoas com medo dos "sobrinhos"... Na boa, se vc tem medo de perder seu emprego por causa dessa ferramenta, talvez vc não seja tão bom quanto imagina...
portela.thiago
"Aw, snap! It looks like your browser is not yet supported : \ The Webflow CSS Playground currently works in Google Chrome and Chrome Canary. You can still look around, but lots of things will likely be broken." o IE 9 do trabalho apresenta essa mensagem.
Rodrigo Fante
Amigo, não confunda web designer(cara que desenha), com desenvolvedor de interface/interação ou front-end developer.
EFG
Legal é que aparentemente buga no Opera. :)
Erik Borowik
Amigo não confunda web designer com programador, são mundos diferentes.Programas como o webflow vai matar o salário dos web designer pq vai começar a aparecer pessoas vendendo sites a um preço baixo
Gaba
Eu também pensei nisso, sobre a mesma aparência, mas pelo que vi, a ferramente usa basicamente CSS pra mexer no visual dos elementos, então teoricamente, quem sabe bem CSS, pode mudar totalmente o visual.
Gaba
Vish... nem me fala nisso. Logo pensei exatamente nisso. Daqui a pouco surgirão pessoas se dizendo web designer ou programador, só porque sabe mexer com o webflow...
YanGM
Impressão minha ou a sobrinhalização vai aumentar?
YanGM
Vai ficar pior.
marcelobrito
Engraçado como "arrastar e soltar" elementos acaba virando o foco principal da coisa. Mas quem vai desenhar os elementos a serem "arrastados e soltos"? Eles simplesmente vão surgir na tela? Impressão minha ou todos os sites agora terão a mesma cara com a popularização desta ferramenta?
Rafael Machado de Souza
vem os caras dizendo... "meu afilhado entende tudo de facebook e skype" hahahahha
Leandro Marques
O seu sobrinho vai adorar essa ideia! Mas sério, nem acho ruim. O problema vai ser quando criarem algo do tipo pra back-end. hahaha
Agronopolos
Testarei elecom um blog que eu quero fazer no blogger
willian.zingoni
Gostei do comentário do L. Fernando "...ferramenta pra 'ASSOBRINHAR' a construção de sites responsivos" Realmente, nas mãos de profissonais pode ajudar muito na produtividade, mas na mão dos "entendidos"... vish.
Ortiz Vinicius
Exatamente!
Victor Martins
como se a situação da internet não fosse assim.
naldocosta63
Se vier do jeito que promete vai revolucionar a criação web, mas em contrapartida vai criar um grande problema para designers e programadores profissionais e inundar a web com mais sites de mal gosto e mal planejados visualmente
L. Fernando
"Webflow, uma ferramenta para 'ASSOBRINHAR' a construção de sites responsivos"
Emerson
Não teve um fim, está disponível em http://www.adobe.com/br/products/muse.html
Rafael Machado de Souza
excelente. a Adobe não tinha um projeto similar? que fim levou aquilo?
Sérgio Virgilio
Muito bom! Curti :D