Início » Software » Windows Blue vazado tem Internet Explorer 11 e pequenas mudanças na interface

Windows Blue vazado tem Internet Explorer 11 e pequenas mudanças na interface

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Um participante do Winforum publicou neste fim de semana as primeiras imagens do que virá a ser o Windows Blue. De acordo com rumores que circulam desde o ano passado, o Blue será uma espécie de atualização incremental do Windows 8, que poderá ser vendida por um preço muito baixo ou até ser distribuída gratuitamente. As imagens ainda mostram poucas novidades, como a inclusão de blocos dinâmicos de tamanhos menores e uma versão preliminar do Internet Explorer 11.

A versão que vazou atende pela build 9364, foi compilada no dia 15 de março e tem 2,63 GB. Ela está sendo distribuída em sites de compartilhamento de arquivos e traz pequenas mudanças na interface Metro.

Agora há mais opções de personalização. Você não precisa mais escolher entre 25 conjuntos pré-definidos de cores de fundo e de destaque como na versão final do Windows 8; em vez disso, há uma paleta com opções quase ilimitadas – ótimo para quem voltou do zoológico e quer um Windows amarelo com manchas marrons. E assim como no Windows Phone 8, um bloco dinâmico pode ficar com tamanho ainda menor para economizar espaço na tela.

windows-blue-cores

O Snap, recurso que permite executar dois aplicativos Metro na mesma tela, não tem mais a estranha limitação de um aplicativo poder ocupar apenas um sexto da tela – você pode redimensioná-los como quiser. Agora há suporte para quatro aplicativos simultâneos e é possível rodá-los em múltiplos monitores. Os novos aplicativos Alarms, Calculate, Sound Recorder e Movie Moments já suportam o novo Snap.

O Painel de controle com interface Metro está mais completo e possui uma caixa de busca para você achar as opções mais facilmente. No novo menu SkyDrive, dá para fazer backups de configurações e dados de aplicativos, bem como ativar o envio automático de fotos e vídeos. Em cada menu (Tela, Rede, Aplicativos, Contas), há uma série de opções novas para que o usuário não tenha que recorrer ao Painel de controle da área de trabalho clássica.

O Internet Explorer foi atualizado para a versão 11, mas ainda não há muitas novidades. Ele deverá trazer um recurso de sincronização de abas, o que pode ser útil para quem usa o Internet Explorer no Windows Phone.

Se os rumores estiverem certos, o Windows Blue deve ser anunciado pela Microsoft em alguns meses, antes do fim do ano. O vídeo abaixo, feito pelo WinBeta, mostra algumas das novidades da versão vazada:

Com informações: The Verge

Mais sobre: ,