Início » Ciência » Telas de safira podem aparecer em smartphones no futuro

Telas de safira podem aparecer em smartphones no futuro

Avatar Por

Fabricantes de smartphones sabem que seus usuários vão deixar os aparelhos caírem algum dia. E se a tela não foi resistente o bastante, o vidro vai quebrar. Por isso elas estão sempre estudando novos meios de impedir que a tela quebre - como usar a famosa proteção Gorilla Glass. Mas uma proteção ainda mais resistente pode aparecer em smartphones no futuro. E ela é feita de safira.

safiraSafira é uma pedra preciosa feita de óxido de alumínio e que é quase tão dura quanto diamante. Por isso, uma tela feita desse material pode ser incrivelmente resistente a arranhões, quedas e várias adversidades. O problema desse tipo de tela, por enquanto, é o preço. Enquanto um painel de Gorilla Glass custa cerca de 3 dólares para ser fabricada, um painel de safira pode chegar a 30 dólares, o que aumentaria (e muito!) o preço final de um smartphone.

Atualmente pelo menos quatro empresas estão estudando a fabricação de telas de safira: Rubicon Technologies e GT Advanced Technologies, nos EUA; e Monocrystal na Rússia e Sapphire Technology, na Coréia do Sul. A GT, especificamente, já desenvolve uma técnica capaz de criar um painel tão fino quanto um fio de cabelo e que ainda assim mantém as propriedades resistentes da safira.

Segundo o site Technology Review, que falou com um representante da GT, a expectativa da empresa é de que os preços caiam com o aperfeiçoamento de técnicas de fabricação e uma maior adoção desse material pelas fabricantes. Mas isso deve acontecer só daqui a dois anos.

Ainda assim, os donos desastrados de smartphones agradecem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bezolli
Tando avanço em telas, memória, processador....mas as baterias parecem não avançar muito...mesmo com o consumo dos componentes diminuindo, um uso pleno dos Smart com todas suas funcionalidades, sincronizações, dados em segundo plano...devasta rapidinho a bateria...
Tiago
Vao pintar ela de branco
Gustavo Avelar
Eu sei que pode parecer meio estranha a pergunta, mas Safira não é azul? Como eles vão fazer uma tela azul?
Moisés Ávila Reynaldo
2 anos? eu vi em outro site (não sei se posso divulgar ele aqui) que a rumores dizendo que a Motorola está fazendo um celular chamado Motorola X, para ser lançado em novembro com essa tela.
portela.thiago
Na verdade, "Retina" ou "Super AMOLED" é a tecnologia dos pixels da tela, e a Safira está sendo utilizada no vidro frontal, ou seja, não é uma tecnologia q "compete" com essas... na verdade é uma que vai acrescentar-se nessas tecnologias.. tela Super AMOLED com vidro de safira, já pensou?
Pedro Borges da Silva
Sim mas dureza alta gera baixa capacidade de deformação elástica, ou seja, qualquer queda, impacto ou pressão maiores podem trincar.
João Almeida
Se uma tela Retina ou Super Amoled já é caríssima, imagino o preço de uma de safira!
@mos_axz
a dureza significa dizer que uma tela de safira precisaria de algo muito bom pra arranhá-la, não é? Pra mim já é o suficiente...
@mos_axz
Inclusive o carro é o mesmo preço de um celular com tela de safira quando chegar no brasil. Isso claro, contratando os planos de telefonia movel, internet, sms, telefonia fixa, tv por assinatura e jornal impresso das operadoras, porque se for comprar o preço a vista, vai custar pelo menos metade de tua alma...
Pedro Borges da Silva
Exato, materiais muito duros podem ser muito fáceis de quebrar por impacto, ainda mais os que tem uma ou mais dimensões muito maiores que a outra (como telas que são finas e largas). Mais que dureza o material precisa ser rígido (para não se deformar) e tenaz.
Maurício Rodrigues
KKKKKKKK olha o bullying :P
Maurício Rodrigues
Exato como ja foi dito, na verdade 27 dólares a mais é pelo material apenas, sem falar que o equipamento utilizado para modelagem é outro e a técnica também tudo acaba saindo mais caro no final. Fora o citado por Claudio.
Tiago Gabriel
É. kkkkk
Augusto Soares
Cara, parece mesmo. ainda bem q vc fez o comentário antes de mim...rs
Augusto Soares
Zafira não é aquele carro de véi da Chevrolet?
TaylerPadilha
Me explicassem antes que era a sintética então... Agora parece que eu sou burro. :p
Ezequiel Gervasio Gouveia
Acho que já começou errado ou ultrapassado ,pq a tendência vai ser a telas flexíveis..Q é mais fina,leve e talvez muito mais barato..
Felipe Peternella
Acho que faltou alguns detalhes na matéria pois ser "duro", na química, não significa exatamente "inquebrável" e sim a facilidade com que um material pode ser arranhado por outro.
Pedro Borges da Silva
kkkk nunca que se usaria safira natural para fazer isso, o custo seria muuuuito maior. São safiras sintéticas que possuem propriedades controladas e sem as impurezas que dão cor para as pedras naturais
twi_55324749
Safiras e rubis podem ser produzidos em laboratório, a "baixo custo"
Américo
Cara não químico querendo dar pitaco é foda... Grafeno é um excelente condutor, tão bom que não para de transmitir eletricidade, sendo atualmente estudado seu uso para processadores. Como usá-lo numa tela?!?!?! E poder ser extraído de qualquer lugar é algo no mínimo escabroso. Você tem, apesar de ser barato, uma produção específica. É como querer produzir leite de mato, afinal a vaca também faz isso. Muita calma nessa hora e, se uma indústria que quer ganhar muito e gastar pouco ainda não partiu com tudo pro grafeno, é porque ele ainda não pode dar tudo, obviamente. Ou funde sua companhia de smartphones a partir de grafenos e outras idéias tão boas quanto e derrube apple e sansung. \o/
Claudio H.
O problema é que o preço de custo não é o mesmo que o preço final, por exemplo, um smartphone custa U$99 para ser fabricado e é vendido por U$499. Logo ele teve um acréscimo no valor de fabricação de 4x aproximadamente. Levando em consideração isso, se a tela com gorilaglass custa U$3.00 então 3x4 = U$12.00, o valor que o consumidor para por ela (já embutida no smartphone, claro) Agora se ela custar U$30,00, então 30x4 = U$120,00 que vai ser cobrado do consumidor para manter as devidas margens de lucro da empresa. Isso é muita coisa, é um acréscimo de U$108,00 no preço final de um smartphone, isso levando em consideração que estamos falando do mercado norte americano. No Brasil seria algo do tipo: Novo iPhone / Galaxy S V agora com tela Zafira! Compre já o seu! APENAS R$5.999,00
Alexandre Salau
Isso é o alumínio transparente de Star Trek.
TaylerPadilha
Feito, encontrado mais um mineral precioso para acelerar seu consumo e acabar com ele dentro de algumas décadas. PARTAM LOGO PRO GRAFENO!!!! Pelo menos pode ser extraído até do escapamento de automóveis (carbono).
Juan Lourenço
27 dólares a mais nem parece tanto (se você considerar que um iPhone desbloqueado custa 649), fora que, com economia de escala e melhores técnicas, isso vai reduzir sem dúvidas. Ah, e tem os gastos com capinhas que também são eliminados rs.