A Epic Games, desenvolvedora da Unreal Engine, anunciou na última segunda-feira (2) uma ótima notícia para desenvolvedores profissionais e amadores de jogos de videogame: a licença da última versão do motor gráfico agora é gratuita para todos.

A Unreal Engine 4 foi lançada há um ano, em março de 2014, mas, apesar de se tratar do kit de desenvolvimento mais avançado desde 1998, quando sua primeira versão foi criada, não causou a reação esperada pela Epic. Isso porque, em sua versão anterior, a Unreal Engine 3 trouxe tantos novos recursos gráficos e parcerias com marcas gigantes do hardware (como a PhysX, da Nvidia) que acabou se tornando referência em inovação da empresa.

A fim de aumentar seu público, a Epic decidiu de início liberar a engine para desenvolvedores, por uma mensalidade de US$ 19. Houve um período em que o kit também foi liberado para estudantes, e, para torná-la acessível a todos e aumentar sua popularidade, a companhia enfim lançou a licença gratuita.

E que vantagem Maria leva?

É claro que, de alguma forma, a Epic Games precisa lucrar com a distribuição da UE4. Para isso, a companhia pede 5% dos valores obtidos a partir da venda de qualquer produto que utilize o motor, desde que essas ultrapassem os US$ 3.000. Ou seja: para estudantes e amadores que desejem apenas veicular suas criações internamente, sem necessariamente colocá-las à venda, é tudo free, mas, se você criar um jogo, peça ou material rentável, deve pagar um royalty de 5% em cima do lucro arrecadado por produto.

“Você pode fazer o download da engine e usá-la para qualquer coisa, desde o desenvolvimento de jogos, educação, arquitetura e visualizações para dispositivos de Realidade Virtual, filmes e animações. Quando você vende um jogo ou aplicativo, paga 5% de royalties por produto, em cima da venda bruta acima de US$ 3.000 por trimestre. É uma forma simples em que nós teremos sucesso apenas quando você obtiver sucesso”, diz o anúncio do site.

Para que não haja injustiça com aqueles que pagaram pelo kit de desenvolvimento anteriormente, Tim Sweeney, CEO da Epic, avisa: “qualquer um que já tenha pago pela licença da UE4 receberá um crédito de US$ 30, que poderá ser usado no Unreal Engine Marketplace”. Vale mencionar que todos os updates do programa, a partir de agora, também serão gratuitos.

A licença gratuita dá suporte para a criação de jogos para qualquer plataforma: iOS, Android, SteamOS, Windows, Mac OS, web (HTML5), Xbox One e PlayStation 4.

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Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

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