Início » Aplicativos e Software » CCleaner 4 tem novas ferramentas e melhorias de desempenho

CCleaner 4 tem novas ferramentas e melhorias de desempenho

Paulo Higa Por

A Piriform lançou esta semana uma nova versão do CCleaner, famosa ferramenta para Windows que remove arquivos desnecessários e ajuda a manter o disco rígido em ordem. O CCleaner 4 continua com a mesma interface usada há vários anos, mas traz otimizações no código para melhorar a performance e possui uma nova ferramenta que encontra e elimina arquivos duplicados.

Ok, dizer que o CCleaner 4 está com a mesma interface é injustiça: a nova versão traz ícones mais bonitos (ainda que bastante parecidos).

ccleaner

A maior novidade é a ferramenta Buscador de arquivos. Ela varre todo o disco em busca de arquivos com características iguais; dá para pesquisar por nome, tamanho e data de modificação. Se você é desorganizado e costuma guardar o mesmo arquivo em várias pastas diferentes, pode ter uma grande surpresa ao rodar a ferramenta. Numa das minhas partições, encontrei várias fotos e vídeos duplicados, além de alguns instaladores de programas antigos.

Mas claro, é preciso ter cautela: arquivos duplicados não são necessariamente arquivos inúteis. Os exemplos clássicos estão na pasta Arquivos de Programas – se você deletar uma DLL essencial para o funcionamento de um software, poderá ter uma bela dor de cabeça, então é bom pensar duas vezes antes de confirmar exclusões.

ccleaner-arquivos-duplicados

Outra novidade do CCleaner 4 é um assistente que roda em plano de fundo e monitora a atividade do sistema. Assim que você fechar o seu navegador, por exemplo, o CCleaner poderá exibir um alerta informando quanto espaço pode ser liberado; clique no balão e a limpeza será feita num instante. Essa função, entretanto, só está disponível no CCleaner Professional, que custa US$ 24,95.

Entre as pequenas melhorias estão otimizações no limpador de registro, que está mais rápido; versões de 64 bits para Windows 7 e Windows 8; e modificações internas para melhorar o desempenho do utilitário. Agora também é possível limpar arquivos temporários do Avast Antivirus 8, Adobe Photoshop CS6, Samsung Kies e Real Player 16.

O CCleaner está disponível para download gratuitamente na página da Piriform. A edição Professional traz a função de atualizações automáticas, e a Piriform diz que o dinheiro obtido com as vendas servirá para financiar futuros produtos, como o CCleaner para Android e “uma nova solução de cloud que chegará em algumas semanas”. Veremos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@
O CCleaner é o que chamam de freemium, ou seja, ele é grátis para as funções básicas e cobra pelas funções mais avançadas. Existe um outro programa semelhante chamado PC Faster que é 100% gratuito, inclusive nas funções mais avançadas: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1
João Perez
acho o ccleaner meio ultrapassado... tem o PC Faster agora, que é mais completo e simples de usar: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1
Jonas Costa
Eu, particularmente, prefiro o PC Faster. http://bit.ly/14IeyoH .Além de um ótimo limpador funciona como uma espécie de antivírus, pois bloqueia a entrada de virus, hackers e outras ameaças p/ o PC, e deixa o computador mais rápido.
babazits
Legal o tutorial, mas ainda acho que o PC Faster é mais eficiente... Pra quem não conhece, é um software semelhante, que limpa e deixa o computador mais rápido, mas com alguns diferenciais, como espaço para visualizar e administrar os jogos do computador, que é um achado para quem joga. Para baixar também é fácil e de graça: http://bit.ly/14IeyoH.
Lucas Meneses
Já estava na hora de mudar alguma coisa no cclear.
Tiago Gabriel
Já revitalizei muito Windows com o CCleaner e seu parente Defraggler, os programas da Piriform são muito bons.
Tiago
Lendo de novo seu comentário, acho que tu quer que eu faça um tutorial aqui nos comentários ensinando a usar a risada correta enquanto faz operações avançadas num sistema Linux '-'
Tiago
O que têm haver eu usar Linux e usar essa risada aí com conhecimento que tenho? Além disso, o que vou acrescentar de informativo aqui? "Gostei dos novos ícones."?
Daniel Zapata
É que por estar usando Linux e terminar com ASHUAEHSUEAHS imagino que você tenha conhecimento útil que pode ser melhor utilizado no lugar do "um comentário que não precisa acrescentar informação alguma" ou ao menos uma opinião
Tiago
Exatamente, um comentário, não precisa acrescentar informação nenhuma.
Daniel Zapata
Sempre gostei muito do CCleaner. Mas vi um comentário sobre um tal de Glary Utilities e fui pesquisar. Encontrei um artigo interessante onde vários system cleaners são citados seus prós e contras. Ao final o autor argumenta e concordo com ele que o uso do CCleaner + Glary Utilities é uma opção bem interessante pois suas características se complementam. Segue o link caso este comentário seja aprovado: http://www.addictivetips.com/windows-tips/which-system-cleaner-to-use-we-compare-the-best-cleaning-utilities/
Daniel Zapata
Qual informação/conhecimento seu comentário acrescentou?
Thanara Corrêa
Baixando a última versão... Afinal uso CCleaner desde que tinha CPU com XP, era/é muito bom.
Jinho Eduardo
Uma opção mais do que a altura que eu encontrei para mac os é o app OnyX
Emerson
Ótimo aplicativo, uso a versão gratuita desde a versão anterior e é realmente útil. Lá na página de compra tem a mensagem. "Automatically updates to the latest version!" Ao comprar a licença posso atualizar para a próxima versão, caso eles lance a 5, ou a mensagem se refere as atualizações tipo 4.1, 4.1.2?.
Exibir mais comentários