Início » Jogos » Havok apresenta engine mobile e melhorias em sua tecnologia

Havok apresenta engine mobile e melhorias em sua tecnologia

Por
6 anos e meio atrás

Direto da GDC, em San Francisco – A Havok, uma das principais empresas na criação de motores gráficos e tecnologias para games, anunciou na terça-feira (26) o Project Anarchy, um pacote de ferramentas para criação de games em plataformas móveis.

O Project Anarchy virá com a Havok Physics, Animation e AI, que são as plataformas de engine de física, animação e inteligência artificial criadas pela empresa. Com essas ferramentas, games para dispositivos móveis poderão ter qualidade maior usando tecnologias que estão por trás de jogos como Skyrim, Assassin’s Creed e Halo.

Aproveitamos também para conferir as novidades da Havok na versão 2013 de suas engines. A engine de física ganhou várias melhorias, como a maior eficiência no uso de threads de processamento. Em um dos demos exibidos, a performance da engine 2013 foi duas vezes superior à versão do ano passado. Já o uso de memória foi de dois a três vezes mais eficiente.

Uma das demonstrações da Engine de física rodando direto no PS4.

Uma das demonstrações da Engine de física rodando direto no PS4.

Outra melhoria na engine de física está no algoritmo de ponto de contato. Embora o termo pareça complicado, a ideia é bem simples.

Sabe quando, ao entrar em um ambiente novo em um game, existem objetos em cima de outros, como um livro em cima de uma mesa? Ao carregar a cena, é muito comum o objeto dar um pequeno pulo ou ficar procurando uma posição até ele finalmente descansar em cima do objeto em questão. Isso acontece porque o cálculo de descanso entre superfícies era feito de forma que um ponto era calculado a cada frame renderizado. Na nova engine, todos os pontos são calculados ao mesmo tempo, sem causar perda de performance e acabando com o efeito de objetos saltitantes.

Tanto a versão 2013 da engine Havok quanto o Project Anarchy ainda não estão disponíveis ao público, e nenhum game usando as tecnologias foi anunciado ainda. A expectativa é que em maio conheceremos os primeiros games que usarão essas novidades.