Início » Jogos » Os melhores jogos de 2012, segundo o Indie Game Festival e o Game Developers Choice Awards

Os melhores jogos de 2012, segundo o Indie Game Festival e o Game Developers Choice Awards

Avatar Por
7 anos atrás

Direto da GDC, em San Francisco – Na quarta-feira aconteceu a cerimônia dupla de premiações da conferência. O 12º Game Developers Choice Awards, considerado o Oscar dos games, e o 15º Independent Games Festival, premiaram os melhores games de 2012.

O IGF é restrito apenas a jogos independentes, enquanto o GDCA premia todo tipo de game lançado – embora a cada ano mais jogos indies estejam presentes na segunda cerimônia, que este ano foi apresentada por Tim Schafer, criador de Grim Fandango, Psychonauts e outros jogos.

gdca-game-of-the-year

Journey, o jogo independente lançado apenas na PSN, foi o grande vencedor da noite, levando no GDCA os prêmios de Melhor Jogo de Download, Melhor Arte, Melhor Game Design, Melhor Áudio, Jogo mais inovador e o grandioso Jogo do Ano.

FTL: Faster than Light levou os prêmios de Juri Popular e Excelência em Design na IGF, e o prêmio de melhor estréia na GDCA. E pensar que há um ano, na GDC 2012, o game ainda era uma campanha de Kickstarter e conversamos com um dos criadores na época.

Journey, exclusivo para PlayStation 3, foi o grande vencedor da noite

Journey, exclusivo para PlayStation 3, foi o grande vencedor da noite

Cart Life, o curioso game indie em pixel art e monocromático levou o grande prêmio Seamus McNally, o Nuovo, que premia jogos experimentais e o prêmio de excelência em narrativa na IGF.

Os outros ganhadores da noite na IGF foram: Kentucky Route Zero, em excelência em artes; 140, no prêmio de audio; Little Inferno, em excelência técnica e Zinith como melhor game de estudantes.

O GDCA também premiou alguns indivíduos relacionados a games. Chris Melissinos recebeu o prêmio de embaixador do ano pela exposição A Arte dos Videogames, que abriu no Museu Smithsonian nos EUA e foi considerada uma das exposições de maior sucesso na história. Steve Russell recebeu o prêmio de pioneiro, dado a pessoas que foram importantes na história dos games. Steve foi responsável pela criação de SpaceWar! em 1962, que foi um dos primeiros games conhecidos na história. E por último foram premiados os doutores Ray Muzyka e Greg Zeschuk, fundadores da Bioware.

lifetime-achievement

Outros games premiados na noite foram: The Walking Dead como melhor narrativa, Far Cry 3 como melhor tecnologia, The Room, como melhor jogo portátil/mobile e Dishonored no troféu de juri popular.