Nintendo Web Framework deixa você criar jogos em HTML5 para Wii U

Gus Fune
Por
• Atualizado há 1 semana

Direto da GDC, em San Francisco – A Nintendo anunciou durante a GDC o Nintendo Web Framework, uma plataforma que permite aos desenvolvedores criarem games em HTML5 para o Wii U.

O anúncio representa uma das mudanças de um sistema historicamente fechado da Nintendo. Permitindo a criação de games em HTML5, mais games poderão estar disponíveis para o Wii U e isso pode levantar as vendas do console. O console vai rodar os games usando um browser interno baseado em WebKit, a mesma engine por trás do Chrome e do Safari.

NWF_logo_RGB_fix

No demo apresentado, foi possível ver que aplicativos podem coordenar diferentes displays, como a TV e o GamePad do console, criando uma experiência mais próxima do que se esperaria de um aplicativo nativo do console. Antes desse framework, a única forma de desenvolver para o Wii U seria tendo acesso a todo o kit de desenvolvimento do console, o que requer um conhecimento bem avançado de programação.

No momento, o framework está disponível inicialmente a algumas empresas que se cadastrarem no programa e selecionados através de um critério não divulgado. Sendo selecionado, o desenvolvedor ou a empresa ainda vai ter de desembolsar um kit de desenvolvimento que contém todas as bibliotecas e ferramentas de testes para poder testar o game diretamente no Wii U devkit. Esse kit custa hoje aproximadamente US$ 2.500, o que ainda é fora de mão para quem desenvolve games e aplicativos como hobby.

Também foi anunciado o lançamento da parceria entre a Nintendo e a Unity. A engine 3D é uma das mais versáteis hoje no mercado, em que um único game pode ser compilado direto para PC, Mac, Linux, iOS, Android, PS3, Xbox e Flash. Mais informações podem ser encontradas no hotsite disponível desde o anúncio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Relacionados