Início » Telecomunicações » Bloqueio de celulares piratas começa em 2014

Bloqueio de celulares piratas começa em 2014

Anatel diz que medida irá procurar menor impacto aos usuários.

Avatar Por

No ano passado as quatro grandes operadoras brasileiras resolveram tomar uma atitude contra a grande quantidade de celulares piratas na rede. São aqueles falsificados, de qualidade duvidosa e que ocupam estimados 20% da base total de assinantes. Na época, o bloqueio desses aparelhos ainda estava sendo discutido. Agora a Anatel deu permissão para as operadoras seguirem adiante, implementado o sistema de bloqueio já no ano que vem.

Um celular "Nokla N97": tão original quanto uma nota de 3 reais. | Crédito: Spazio Cellular.

Um celular “Nokla N97”: tão original quanto uma nota de 3 reais. | Crédito: Spazio Cellular.

O plano, por sinal, continua o mesmo: o bloqueio será feito pelo IMEI do aparelho, o que seria considerado o seu RG. Uma entidade chamada ABR Telecom, a mesma responsável pela portabilidade numérica, vai capturar o IMEI assim que o celular se conectar à rede de quaisquer das operadoras e verificar sua procedência. Se for um IMEI de um celular original e homologado no Brasil, o uso da rede (o que pode incluir tanto ligações como acesso à rede de dados) é permitida. Caso contrário, o celular não vai poder acessar a rede.

Como o plano aparentemente continua igual, o problema principal dele também permanece: aparelhos ainda não homologados no Brasil não poderão funcionar por aqui, já que o IMEI deles não vai constar na base de dados consultada pelo sistema implementado.

Ou ao menos é isso que está no papel. Na prática, pode ser um pouco diferente: quando questionada sobre o sistema de bloqueio, a assessoria de comunicação da Anatel disse o seguinte:

A montagem do sistema de análise de terminais não certificados está em fase inicial e as definições sobre as ações a serem tomadas ainda estão sendo elaboradas. Entretanto, qualquer medida adotada sempre irá procurar menor impacto aos usuários dos serviços.

A declaração da agência sugere que o sistema pode ser mais inteligente do que achamos. E considerando que as operadoras têm mais de um ano para desenvolver e implementá-lo na sua rede, talvez o impacto seja mesmo bem pequeno. É mais um caso de esperar para ver.

Com informações: Folha.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Imei Desbloqueio
homologo qualquer imei para funcionar no Brasil e desbloqueio qualquer aparelho com imei bloqueado seja qual for o motivo direto no sistema da anatel email: [email protected]
Marcio Jocelcelulares
VAI DEMORAR PRA ACONTECER SABE QUE VAI ACONTECER OS CHINES VÃO CLONAR OS IMEO DOS APARELHOS HOMOLOGADOS E FUNCIONAR DA MESMA MANEIRA KKKK
Edmilson
Quem disse? Eu já vi esses trecos que nem manual tem com selo oficial da ANATEL, minha mãe comprou um. Os inteligentes vão usar IMEIs que estão sendo usados lá fora assim não dá conflito por aqui. tenho cel velho, na pior das hipóteses clono de lá.
Edmilson
Assim como roubar ou ter duas mulheres mas rola até reportagem bem humorada dos temas e tá tudo certo. Se fosse para combater a criminalidade ai teria de achar alguém honesto, coisa q tá difícil.
Hawk
Meu celular desbloqueado, que comprei na Inglaterra está com um IMEI genérico. Vou ter que tentar usar algum outro, dos 4 telefones que tenho em casa.
lucassandoval
relatar um fato. anatel = parasitas inúteis.
lucassandoval
O que garante qualidade é a concorrência, amigo. Não deveria existir nenhuma restrição para a entrada de novas empresas.
Vitor
CARA, AGORA ESTÃO VENDENDO UMAS CAIXINHAS COM AUTO-FALANTE 10x MAIS BARULHENTO. Quem tem com gosto tá ferrado!
Vitor
Mole mole hackiar a lista mundial de IMEIs roubados...
Vitor
Odeio, simplemente odeio comentáios como estes. ACORDA. Você quer que mais empresas entrem? Tudo bem, até aí está ótimo. Mas LIBERAR as empresas é suicidio. Você quer mais é que o povo fique sem telefone/internet, só se for.
Vitor
??? me responda, sem mentir, qual é a real utilidade de seu comentário.
Tiago Gabriel
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
goo_dsd
20% de celulares falsificados desses eu creio que 18% pertençam a Funkeiros "Modelo Xing Ling MPtudo com um super auto falante caixa de abelha, e uma câmera de 15 megapixels(fabricado pela Tecpix)" Já imagino a redução de Propagadas de Hiperphone em todo lugar. Com isso prevejo uma diminuição de Funkeiros do Busão, porém pode não diminuir já que os mesmo são duros e não colocam créditos, e não necessita das operadoras.
Tales Cembraneli Dantas
Cara, isso é verdade, eu não sei como os caras conseguem, mas em 2010 eu estive no Paraguai e na época comprei lá um Milestone (celular top da época), mas quando entrei com ele no Brasil e coloquei meu chip ele não funcionava, fui na minha operadora (Vivo) para saber oq estava acontecendo e me falaram que o IMEI estava bloqueado, (OBS: depois vendo os detalhes na caixa, meu celular havia sido fabricado no Brasil), me disseram que podia até ser de um lote de carga roubada e como eu comprei no Paraguai não tinha NF... bom, eu ja estava com o prejuízo né, até que num forum que eu estava pesquisando sobre o assunto um cara se ofereceu para me ajudar, primeiro ele pediu para eu passar o numero do IMEI do meu aparelho, ele disse para eu manter o aparelho desligado e tentar ligar com o chip novamente em 2 dias, eu fiz isso e "caramba!!!!" o celular estava funcionando.... e o cara nem tinha me cobrado nd por isso... não sei oq ele fez, nem como ele fez, mas funcionou, pelo que pesquisei depois existe uma "lista negra" de IMEI compartilhada pelas operadoras...
Lekynus Sama
aparelho homologado é aquele que atente as normas estipuladas pela ANATEL e recebe então o direito de ser comercializado no Brasil.
Exibir mais comentários