iPad Mini pode ser produzido no Brasil, segundo novo certificado

Documento no site da Anatel lista Foxconn de Jundiaí como unidade fabril.

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 meses

Em novembro do ano passado a Anatel homologou a venda do iPad mini no país. Isso deu permissão para a Apple vender seu tablet sem problemas por aqui. Mas, por algum motivo, as vendas nunca começaram, obrigando quem queria um iPad Mini a comprar de importadoras ou lá fora. Agora, em novo certificado de homologação publicado na semana passada, descobrimos o potencial motivo da espera: o mais novo modelo de tablet da Apple poderá ser fabricado no país.

iPad Mini: made in Brazil.
iPad Mini: made in Brazil.

O novo certificado, disponível para visualização no site da Anatel e feito exclusivamente para incluir uma unidade fabril, lista especificamente a fábrica da Foxconn na cidade de Jundiaí como unidade que poderá montar o irmão menor do iPad de 9 polegadas. Com isso, a empresa pode contar, potencialmente, com as desonerações de impostos aplicadas pelo governo para gadgets que são montados no país – algo que deve influenciar no preço final do produto.

Curiosamente, o novo certificado contempla apenas o iPad Mini com 3G e WiFi, o modelo A1454. O modelo com WiFi apenas, A1432, tem um certificado que lista apenas a unidade da Foxconn na China como unidade fabril, ou seja, ele será importado. E considerando que eles são modelos mais baratos, faz mais sentido para a Apple importar os tablets do que montá-los aqui.

Embora a Apple Brasil não tenha admitido publicamente, a empresa já vende por aqui pelo menos dois modelos de iPhone e dois modelos de iPads montados no Brasil, ambos com “Indústria Brasileira” na parte de trás. Com o novo certificado emitido, o iPad Mini pode ser o próximo a figurar nessa lista. E isso também indica que ele pode estar chegando nas lojas em breve. Talvez até antes do seu principal rival com Android.

Receba mais sobre iPad Mini na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados