Na semana passada, o Facebook apresentou o que estava tramando para plataformas móveis: trata-se do Home, que nada mais é do que uma nova tela inicial para Android que substitui toda a interface padrão por outra completamente conectada com a rede social. O lançamento oficial está previsto apenas para a próxima sexta-feira, mas os instaladores já vazaram. Testei a novidade no Nexus 4. Confira a seguir as minhas primeiras impressões.

Para desbloquear o aparelho, você precisa tocar e arrastar sua própria foto. Sentido, cadê?

Para desbloquear o aparelho, você precisa tocar e arrastar sua própria foto. Sentido, cadê?

A ideia do Facebook Home é aproveitar o seu smartphone para deixar você diretamente conectado com seus amigos. A solução substitui sua tela de bloqueio e, por lá mesmo, é possível navegar por posts de amigos com uma imagem em destaque. Na tela, é possível curtir as postagens e interagir por meio de comentários, sem nem precisar desbloquear o smartphone.

São três atalhos na tela de bloqueio: menu de aplicativos, câmera (que não funcionou aqui) e último aplicativo aberto. O menu de aplicativos é bem similar ao que já encontramos em launchers concorrentes. A organização é feita por páginas, onde você poderá personalizar os ícones nas posições que desejar. Em uma dessas páginas, é possível acessar um menu com todos os aplicativos instalados no celular. Para adicioná-los nas suas páginas pessoais, basta segurar o ícone e levá-lo até a posição desejada.

fb_home_drawer_settings

Se você bloqueia seu smartphone com senha, irá se decepcionar com a bagunça para usar seu telefone: o menu de aplicativos abre normalmente sem te pedir a senha. Assim que você executar qualquer aplicativo, o celular solicitará a senha. Até aí não há problemas, mas enquanto você não abrir qualquer aplicativo e entrar com sua senha, não terá acesso a sua central de notificações. Para ver as novidades que aconteceram enquanto você não mexeu no celular, terá que fazer um grande malabarismo até conseguir abrir a barra de notificações. E ao contrário do que foi apresentado, as notificações na própria tela de bloqueio não funcionaram de forma alguma.

Outra novidade é o Messenger, que agora integra o chat do Facebook com as mensagens SMS. Aliás, eu e algumas pessoas já tinham essa opção há mais tempo, e, pra ser sincero, essa integração é muito confusa e a primeira coisa que fiz foi desativá-la. É justo falar que a interface não é das mais belas e pouco responsiva, algo inaceitável para SMS, que é um recurso tão fundamental como telefone e que requer altíssima disponibilidade.

Eu instalei o Facebook Home, testei e já removi. A não ser que você realmente queira se manter superconectado com seus amigos, não há motivos para usar esse launcher, que é extremamente pesado, pouco funcional e muito invasivo: você irá se surpreender ao ligar seu smartphone com fotos, postagens e compartilhamentos de conteúdo que dificilmente irão interferir na sua vida e atrapalharão todas as atividades comuns do seu telefone. O Facebook é legal, mas dentro do limite do seu aplicativo. Vale lembrar que essa versão não é oficial, e que o aplicativo receberá diversas atualizações. Com o tempo, as coisas devem mudar.

Veja a coluna da Bia Kunze:Facebook Home: antídoto contra a FaceEstafa?

Quero instalar no meu telefone! Como faço?

São três instaladores que você deverá baixar e instalar manualmente no seu smartphone: o aplicativo do Facebook, o Facebook Messenger e o Facebook Home. É necessário remover e limpar todos os dados dos aplicativos da rede social previamente instalados – se o seu telefone trouxer o aplicativo pré-instalado de fábrica como arquivo de sistema, deverá fazer isso por meio de root.

Basta abrir os APKs e instalar cada um dos três aplicativos. Faça o procedimento por sua conta e risco: lembre-se que essa é uma versão vazada e não oficial. Vale lembrar que ele não deverá ser compatível com qualquer telefone, uma vez que só os instaladores pesam cerca de 30 MB.

No anúncio, o Facebook informou que o aplicativo seria compatível com o HTC One, HTC One X, Galaxy S III, Galaxy S4 e Galaxy Note II – nessa lista, existem apenas smartphones high-end. De qualquer forma, o aplicativo foi instalado com sucesso em aparelhos não listados, como o Nexus 4 e o Galaxy Nexus.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marciano Terra
NÃO INSTALO NENHUM FACEBOOK NO MEU CELULAR. TO FORA! É UM SACO FICAR RECEBENDO NOTIFICAÇÃO A TODO MOMENTO SOBRE FULANO QUE CAGOU, FULANO QUE PEIDOU, FULANO QUE ABRIU A PORTA, FULANO QUE FECHOU A PORTA, FULANO QUE TE DEU ACENO... VAI PRA PT Q PR....KKK TENHO MAIS O QUE FAZER. ALIÁIS JÁ TO DE SACO CHEIO DE TUDO QUANTO É FACEBOOK, MAS POR ENQUANTO VOU USANDO. MAS SE JÁ É UM SACO ISSO É... SÓ TEM NEGUINHO FALANDO EM DEUS 24 HORAS POR DIA, POSTANDO CHORADEIRA, FOTOS DE TUDO QUE FAZ ATÉ QUANDO VAI NA PADARIA....NINGUÉM MERECE KKK.
Ricardo Azevedo
Exatamente o que imaginei. Como todo o Facebook, extremamente invasivo.
Marcela Carolina
www.facebook
Marcela Carolina
facebook
Ivan Margarido
O meu também. Alguém sabe como solucionar?
felipericardo
Aqui também ta rolando isso, usando Galaxy Nexus.
Thanara Corrêa
Tadinho do sistema fluido de seu nexus, facebook não é digno de estragá-lo com uma home tosca.
Felipe Santarelli
Login error. An error ocurred. Please try logging in again.
Caio Alberto
Vou testar no Razr I
@leossoliveira
Isso não me parece nem um pouco útil comparado a integração do Facebook com o Windows Phone que é nativa, não precisa instalar nem launcher nem gambiarra nenhuma em cima do sistema.
Burnerman_X
Samsung também colabora pra isso...
Burnerman_X
App totalmente novo do Facebook pra Android e ainda depende de BOTÃO DE MENU? Boa Facebook.
viniciusghietti
Legal! Mas deve pegar uma bateria bem legal
YanGM
Guidelines do Android falam pra não usar botão menu de hardware? Bullshit, vamos continuar a usar para toda a eternidade.