Na semana passada, o Facebook apresentou o que estava tramando para plataformas móveis: trata-se do Home, que nada mais é do que uma nova tela inicial para Android que substitui toda a interface padrão por outra completamente conectada com a rede social. O lançamento oficial está previsto apenas para a próxima sexta-feira, mas os instaladores já vazaram. Testei a novidade no Nexus 4. Confira a seguir as minhas primeiras impressões.

Para desbloquear o aparelho, você precisa tocar e arrastar sua própria foto. Sentido, cadê?
Para desbloquear o aparelho, você precisa tocar e arrastar sua própria foto. Sentido, cadê?

A ideia do Facebook Home é aproveitar o seu smartphone para deixar você diretamente conectado com seus amigos. A solução substitui sua tela de bloqueio e, por lá mesmo, é possível navegar por posts de amigos com uma imagem em destaque. Na tela, é possível curtir as postagens e interagir por meio de comentários, sem nem precisar desbloquear o smartphone.

São três atalhos na tela de bloqueio: menu de aplicativos, câmera (que não funcionou aqui) e último aplicativo aberto. O menu de aplicativos é bem similar ao que já encontramos em launchers concorrentes. A organização é feita por páginas, onde você poderá personalizar os ícones nas posições que desejar. Em uma dessas páginas, é possível acessar um menu com todos os aplicativos instalados no celular. Para adicioná-los nas suas páginas pessoais, basta segurar o ícone e levá-lo até a posição desejada.

fb_home_drawer_settings

Se você bloqueia seu smartphone com senha, irá se decepcionar com a bagunça para usar seu telefone: o menu de aplicativos abre normalmente sem te pedir a senha. Assim que você executar qualquer aplicativo, o celular solicitará a senha. Até aí não há problemas, mas enquanto você não abrir qualquer aplicativo e entrar com sua senha, não terá acesso a sua central de notificações. Para ver as novidades que aconteceram enquanto você não mexeu no celular, terá que fazer um grande malabarismo até conseguir abrir a barra de notificações. E ao contrário do que foi apresentado, as notificações na própria tela de bloqueio não funcionaram de forma alguma.

Outra novidade é o Messenger, que agora integra o chat do Facebook com as mensagens SMS. Aliás, eu e algumas pessoas já tinham essa opção há mais tempo, e, pra ser sincero, essa integração é muito confusa e a primeira coisa que fiz foi desativá-la. É justo falar que a interface não é das mais belas e pouco responsiva, algo inaceitável para SMS, que é um recurso tão fundamental como telefone e que requer altíssima disponibilidade.

Eu instalei o Facebook Home, testei e já removi. A não ser que você realmente queira se manter superconectado com seus amigos, não há motivos para usar esse launcher, que é extremamente pesado, pouco funcional e muito invasivo: você irá se surpreender ao ligar seu smartphone com fotos, postagens e compartilhamentos de conteúdo que dificilmente irão interferir na sua vida e atrapalharão todas as atividades comuns do seu telefone. O Facebook é legal, mas dentro do limite do seu aplicativo. Vale lembrar que essa versão não é oficial, e que o aplicativo receberá diversas atualizações. Com o tempo, as coisas devem mudar.

Veja a coluna da Bia Kunze:Facebook Home: antídoto contra a FaceEstafa?

Quero instalar no meu telefone! Como faço?

São três instaladores que você deverá baixar e instalar manualmente no seu smartphone: o aplicativo do Facebook, o Facebook Messenger e o Facebook Home. É necessário remover e limpar todos os dados dos aplicativos da rede social previamente instalados – se o seu telefone trouxer o aplicativo pré-instalado de fábrica como arquivo de sistema, deverá fazer isso por meio de root.

Basta abrir os APKs e instalar cada um dos três aplicativos. Faça o procedimento por sua conta e risco: lembre-se que essa é uma versão vazada e não oficial. Vale lembrar que ele não deverá ser compatível com qualquer telefone, uma vez que só os instaladores pesam cerca de 30 MB.

No anúncio, o Facebook informou que o aplicativo seria compatível com o HTC One, HTC One X, Galaxy S III, Galaxy S4 e Galaxy Note II – nessa lista, existem apenas smartphones high-end. De qualquer forma, o aplicativo foi instalado com sucesso em aparelhos não listados, como o Nexus 4 e o Galaxy Nexus.

Receba mais sobre Facebook Home na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados