Como baixar e instalar jogos no Xbox One

Antes de jogar; saiba como baixar e instalar jogos no Xbox One, devido ao tamanho dos jogos essa operação é necessária

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Xbox One (Imagem: Louis-Philippe Poitras/Unsplash)
Xbox One S e controle (Imagem: Louis-Philippe Poitras/Unsplash)

Conseguiu seu Xbox One, agora é só jogar? Bom, ainda é necessária mais uma etapa antes da jogatina. Veja abaixo como baixar e instalar jogos no Xbox One, sejam mídias físicas ou digitais compradas pela Microsoft Store.

Como instalar jogos no Xbox One

Discos físicos

Caso tenha comprado o game em mídia física (disco), inicialmente, nenhum download precisa ser feito, mas o jogo deverá ser instalado no HD interno do console, ou dispositivo externo de armazenamento, comprado separadamente.

Para Instalar por mídia física, deve-se inserir o disco do jogo, o console faz uma verificação para saber se já está instalado. Se não estiver, será exibida uma mensagem de solicitação para instalar.

Algumas vezes, também poderá receber uma solicitação para baixar uma atualização do jogo para poder jogá-lo, após a instalação. Esse método não é possível na versão Xbox One S All-Digital, pelo fato de não ter drive para discos no console.

Compra digital

Para as versões digitais, você deve comprar usando seu cartão de crédito na Microsoft Store ou fazer o download se for assinante do Xbox Game Pass e esteja disponível sem cobrança.

Quando você faz download de um jogo da Microsoft Store ou do Xbox Game Pass, ele é instalado automaticamente. Durante o download e instalação do jogo, o status fica sendo exibido na seção “Meus jogos e apps” → “Gerenciar” → “Fila”.

Caso queira instalar o jogo depois, siga: 

  1. “Meus jogos e aplicativos”; 
  2. “Biblioteca completa”;
  3. “Todos os jogos de propriedade”; 
  4. Selecione o título do jogo e pressione “Pronto para instalar”.

     

Baixando jogos da Microsoft Store (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Baixando jogos da Microsoft Store (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Como reinstalar jogos no Xbox One

Por motivo de erro com corrupção dos arquivos no HD ou para liberar espaço para novos jogos,  precisamos abrir espaço na memória. Podemos voltar a instalar futuramente, já que o jogo é de nossa propriedade, salvo se o download foi feito pelo Xbox Game Pass.

Para apagar e refazer a instalação é necessário seguir alguns passos:

  1. Pressione o botão Xbox para abrir o painel e, em seguida, selecione “Meus jogos e aplicativos” → “Ver todos” → “Jogos”;
  2. Realce o jogo que deseja desinstalar, pressione o botão “Menu” do controle, selecione “Desinstalar” e siga as instruções;
  3. Em seguida, você poderá reinstalar o jogo inserindo o disco ou baixando-o novamente na Microsoft Store ou Xbox Game Pass, se ainda estiver disponível, ou acessando “Meus jogos e apps” → “Biblioteca completa”.

     

Reinstalando jogos Xbox One (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Reinstalando jogos Xbox One (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Dúvidas comuns

Vou perder meus dados salvos do jogo?

Os consoles Xbox salvam seus dados dos jogos na nuvem, portanto, se você jogou enquanto estava online, poderá sincronizar seu jogo com a nuvem após instalá-lo novamente.

Posso jogar outro game enquanto faço instalação?

Sim. Sempre pode reproduzir jogos digitais quando está instalando um jogo a partir da Microsoft Store, do Xbox Game Pass ou do disco. Mas, não é possível reproduzir jogos de um disco se você estiver instalando a partir do disco.

Dá pra instalar estando offline?

Somente instalação de mídia física, mas sim, é possível instalar um jogo em disco enquanto você está offline.

Por que instalar se tenho o disco?

As unidades de disco ópticas não conseguem ler dados com a rapidez necessária nos jogos atuais; por isso, é necessário instalá-lo por meio de um disco no console Xbox One.

Com essas informações, já dá pra afirmar que sabe como baixar e instalar jogos no Xbox One. Bons jogos!

Com informações: Xbox

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados