Como enviar mensagens em texto é muito mainstream, um estudante de Ciência da Computação da Universidade de Oxford criou uma extensão para o Chrome que permite “esconder” mensagens em imagens para dividir segredos com os seus amigos. Ela se chama Secretbook e é um projeto de pesquisa dele.

A técnica utilizada não é nova: se chama esteganografia e, ao contrário da criptografia, que apenas esconde o significado da mensagem, ela esconde a existência de uma mensagem numa foto. Como essa extensão não faz alteração nos pixels, dá para comparar com a escrita com tinta invisível que todo mundo fez na escola.

secretbook

Para utilizar o Secretbook, é necessário que tanto o emissor quanto o receptor o tenham instalado. As mensagens podem ter, normalmente, cerca de 136 caracteres (quase um tweet) e, ao escrevê-las, é obrigatório utilizar uma senha que o seu amigo também precisa saber para ler.

No site para baixar a extensão, é sugerido seu uso para “prevenir que suas mensagens sejam lidas pelo Facebook, governo ou amigos curiosos”. Ao clicar para fazer a instalação, ele pede para acessar todos os seus dados em websites, guias e atividade de navegação, o que dá a má impressão de não ser tão sigiloso quanto promete.

Mesmo assim, mais de 7 mil pessoas já baixaram o Secretbook, segundo seu criador – o que não é praticamente nada, se considerarmos que o Facebook tem 1 bilhão de usuários. Mas, para quem quiser relembrar os bilhetinhos do colégio escondidos da professora, fica a dica!

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta