Como rodar o GTA V em um PC fraco

Configurações adicionais; saiba como rodar o GTA V em um PC fraco, quais mudanças são necessárias para rodar bem o game

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Como rodar o GTA V em um PC fraco (Imagem: Epic Games/Divulgação)
Como rodar o GTA V em um PC fraco (Imagem: Epic Games/Divulgação)

O GTA V é um dos jogos com a maior longevidade do mercado, com diversos mods, formas de jogar e suporte online bem diversificado. Veja abaixo, como rodar o GTA V em um PC fraco e não deixe de se divertir pelo seu equipamento mais humilde. O jogo é de mundo aberto e com bons gráficos, por isso, é bom equalizar a potência do game, em gráficos e informações para não sobrecarregar a placa de vídeo e processador.

1. Configurações mínimas GTA V no PC

As dicas são muito bem vindas, mas antes é necessário que seu equipamento passe pelas configurações mínimas para rodar. Caso contrário, não terá configuração que faça o GTA V funcionar em seu PC.

ConfiguraçãoMínima Recomendada
ProcessadorIntel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz (4 CPUs) / AMD Phenom 9850 Quad-Core Processor (4 CPUs) @ 2.5GHzIntel Core i5 3470 @ 3.2GHz (4 CPUs) / AMD X8 FX-8350 @ 4GHz (8 CPUs)
RAM4 GB8 GB
SistemaWindows 10 64 Bit, Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit Service Pack 1, Windows Vista 64 Bit Service Pack 2*Windows 10 64 Bit, Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit Service Pack 1
Placa de vídeoNVIDIA 9800 GT 1GB / AMD HD 4870 1GB (DX 10, 10.1, 11)NVIDIA GTX 660 2GB / AMD HD 7870 2GB
Placa de somDirectX 10 (Compatível)DirectX 10 (Compatível)
Espaço72 GB72 GB
Vídeo RAM dedicada1 GB2 GB

Se o equipamento estiver dentro das configurações mínimas, o jogo irá funcionar minimamente, mas não de forma eficiente, inclusive problemas são encontrados na configuração “recomendada”. Para melhor funcionamento em PC modesto, vamos dar algumas dicas que devem ser feitas nas configurações do jogo.

2. Resolução de vídeo e tela em GTA V

A resolução 720p é o suficiente para o monitor renderizar e fornecer os melhores gráficos possíveis, como no YouTube. A resolução recomendada é de 1280×720, dessa forma não incomodamos muito a GPU, que irá trabalhar os gráficos com folga.

3. Vsync

Essa configuração serve para travar a taxa de quadros em um número determinado ou deixar livre a oscilação. São 3 opções: ON (trava a taxa de quadros em 60 FPS), OFF (libera oscilação da taxa), Half (fixa a taxa de quadros em 30 fps). Para os PCs mais fracos, o indicado é deixar no Half, dando uma margem para a memória de vídeo.

Como rodar o GTA V em um PC fraco (Imagem: Diego Melo/Reprodução) )
Todas as otimizações de vídeo se encontram nas configurações (Imagem: Diego Melo/Reprodução) 

4. Qualidade de textura

O mais indicado para PCs a partir das configurações recomendadas é manter a opção no “Normal”. Pode-se reduzir a configuração até melhorar a taxa de quadros. Quanto maior for a qualidade das texturas de superfícies e sombras, mais é acionada a placa de vídeo, se for muito fraca, o jogo deixa de rodar suave. 

5. Qualidade das sombras (Shadow Quality)

A configuração funciona para as sombras, tornando-as mais realistas e de alta qualidade. Isso pode afetar ligeiramente a taxa de quadros, dependendo do tempo e clima do jogo. O ideal para PC fraco é deixar no “Low” ou baixa qualidade.

Como rodar o GTA V em um PC fraco (Imagem: Diego Melo/Reprodução)
Texturas e sombras exigem do PC (Imagem: Diego Melo/Reprodução)

6. FXAA e MSAA para rodar GTA V em PC fraco

A FXAA serve para melhorar as bordas “pixeladas” e fazer objetos parecerem mais suaves, nos PCs mais modestos, o melhor é desligar, esse luxo deixará o jogo lento. O MSAA faz a mesma coisa que a anterior, porém usa mais memória de vídeo para isso. Desligue-o também! 

7. Post FX

Funciona para o Motion Blur e Bloom, mas tem um grande impacto na taxa de quadros, deixe-o desligado para melhorar a performance do jogo no seu computador.

8. Filtro anisotrópico e Oclusão de ambiente

Ambos desligados. O Filtro anisotrópico aumenta a nitidez das texturas para torná-las mais detalhadas e realistas. Possui quatro opções (x2, x4, x8 x16). Utilizar o mínimo pode ser o suficiente, caso contrário desligue.

A oclusão de ambiente funciona para objetos em movimento, mas em vez de ser pré-processado, é processado em tempo real e tem um impacto alto nos PCs fracos, o melhor é desligar.

Como rodar o GTA V em um PC fraco (Imagem: Diego Melo/Reprodução)
Configurações adicionais em gráficos avançados (Imagem: Diego Melo/Reprodução)

Essas configurações já vão reduzir bastante o trabalho da máquina, tornando possível rodar o GTA V em um PC fraco, existem outras configurações adicionais que podem ser desligadas para testar sua eficácia. Boa sorte.

Com informação: Gamepur, System Requirements Lab.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GTA V na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados