Início » Aplicativos e Software » Rumor do dia: Windows 8.1 tem botão Iniciar e opção para pular interface Metro na inicialização

Rumor do dia: Windows 8.1 tem botão Iniciar e opção para pular interface Metro na inicialização

Paulo Higa Por

O Windows 8.1, também conhecido como Windows Blue, deverá trazer duas mudanças para satisfazer os usuários acostumados com as versões anteriores do Windows. De acordo com o The Verge, o novo Windows possui uma opção para pular a interface Metro durante a inicialização, permitindo o boot diretamente para a área de trabalho. Além disso, a Microsoft poderá colocar o botão Iniciar de volta.

O boot direto para a área de trabalho seria opcional e estaria desativado por padrão, segundo as fontes do The Verge. Entretanto, mesmo se o usuário optar por pular o Metro, os elementos da nova interface continuariam presentes. Assim, você continuará tendo acesso à barra de botões lateral e à tela inicial com os blocos dinâmicos.

windows-blue-cores

De acordo com a respeitada Mary Jo Foley, a Microsoft de fato está planejando colocar a opção para pular a tela inicial. Mas não é só isso: a empresa também estaria considerando a volta do botão Iniciar. Só que isso não deve ser motivo de comemoração para os insatisfeitos com a interface Metro – a volta do botão Iniciar não significa que o velho menu Iniciar também estará presente no Windows 8.1; ele deve servir apenas como um atalho para a tela inicial.

Essas informações se referem ao estágio atual de desenvolvimento do Windows 8.1. Até o lançamento, de acordo com a fonte de Mary Jo Foley, “tudo pode mudar” – mas é bom saber que a Microsoft pelo menos está considerando essas modificações.

Confesso que, apesar de usar o Windows 8 há meses, praticamente não uso a interface Metro, a não ser para iniciar programas (e acredito que muitos estão na mesma situação). A opção para pular a tela inicial, apesar de não ser uma revolução, deve... economizar um clique ou pressionamento de tecla. E o botão Iniciar deve deixar os usuários antigos menos perdidos na nova interface.

A versão final do Windows 8.1, se os rumores estiverem certos, aparecerá apenas no terceiro trimestre do ano. Ela poderá ser distribuída gratuitamente para os atuais usuários do Windows 8, ou então vendida a um preço bem baixo para incentivar a atualização.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jailson Osório
claro que não meu caro, estas actualização só servem para o windows 8, mas para actualizar atravez do app store deve instalar antes uma actuaçização, no windows update (para as versóes mais antigas)
Jose Romario Romario
gostaria de saber se essa atualização sevepara windows7
Matheus Bomfim
eu nem sinto falta do botão iniciar mas tem gente que é muito exigente com coisas que são até mais legais e mais rápidas e eu sempre inicio rapidamente meu pc oque é uma característica do windows 8 e apenas clico no ícone da área de trabalho não faz nenhuma diferença porém gosto muito do windows 8 e não pretendo mudar para uma versão de teste pois meu windows 8 é o pro !
Felipe Carvalho Dal Píccolo
Discordo do seu argumento. METRO é o futuro. Fica pra trás quem quiser apenas.
reinaldo.nunes2
Só o teu computador é bixado e faz isso. Uso o windows 8 há tempo, conheço outras pessoas que não tem o mesmo conhecimento que eu (usuários menos experientes) e até agora nenhuma reclamação sobre travamento e algo assim. Reveja as configurações do teu computador. ;) #fikadica
reinaldo.nunes2
Discordo completamente. Isso é papo de pessoas acomodadas. Com ou sem o botão iniciar, é questão de adaptação e interação. "Ai meu deus, não tem o botão. não sei mexer.." Tentou pelo menos? 2 horinhas (aa é muito tempo ¬¬) fuçando de cabo a rabo no sistema aprende a usar. Computador é muito mais do que joguinhos e internet, é questão também de aprender a usar e entender como funciona.
reinaldo.nunes2
Só para lembrar, quem lançou a "modinha" do botão Iniciar? A Microsoft (se acham que não, pesquisem!), então pq ela não pode retirar também? Trabalhei 2 anos e meio com o Kubuntu, que nada mais era do que uma aparência MUITO similar ao Windows. Reconheço também que o Windows teve uns sistemas muito podre, como o Vista. Mas vale lembrar que, Windows só tem a reputação que tem hoje não pq já vem instalado no computador. Tem essa reputação pq é fácil de ser usado, e é funcional. Quem só reclama, não perca tempo: FAÇA um sistema melhor, ou então, migre pra outro. Ninguém obriga a ficar usando o Windows contra a própria vontade.
reinaldo.nunes2
Você continua comprando um produto se ele é muito ruim? Ou você parte para alternativos? Se o Windows é tão ruim assim, pq ainda é maioria absoluta? então acredito que o problema não é ser "ruim", e sim, usuários cheios de frescura que só sabem reclamar e apontar defeitos. Se é tão ruim, usem outros. Há tantos no mercado: Mac, Chrome OS (que eu não gostei mesmo), Ubuntu, Mandriva, Red Hat, KDE, etc.. Além disso, a interface Metro é útil, direta e simples. Vc não querer usar só mostra que não é capaz de se adaptar à coisas novas e prefere o "velho" e "acomodado".
Guilherme Feitosa
O windows 8 é mais fácil de usar com telas touchscreen... no entanto é complicado para quem tem monitores grandes e sem touch, as coisas ficam demasiadamente grandes, uso mais a interface metro, realmente a experiência é estranha quando não se tem touch, os menus de configurações da nova interface são mais organizados, sempre achei o windows 7 bem desorganizado e floodado, no win8 só sinto falta de um explorer com a interface metro, tem alguns nas lojas, mas os bons são pagos, é uma coisa básica que deveria vir de graça! ^^
Gabriel Santos
o povo compara o windows com o windows vista. O vista era lento e bonito. O windows 8 é rápido e foge ao padrão esse imposto pela propria microsoft. Particularmente acho o melhor windows ja lançado em termos técnicos e beleza as pessoas não usam o iniciar 100% desde o windows xp.
Gabriel Santos
quando se fala em interface tudo tem base no windows ou no mac. O ubuntu até que tá tentando com o unity
Burnerman_X
Se inspirar no Gnome Shell? O Gnome Shell foi outro a por o modo clássico como opcional recentemente...
André Noia
Eu comprei o 8 e pedi o dinheiro de volta. Não vi nada de novo em relação ao 7. Apenas uma interface de tablet e celular pipocando na minha tela de desktop.
@mos_axz
Amigo, você tentou se adaptar? Porque eu lembro que na primeira semana de uso eu pensava exatamente como você, depois foi que fui começar a entender o funcionamento do sistema e se não fosse a queda brutal de FPS que minha placa tinha na época, estava usando-o no momento. E quanto a ter muita gente que não gosta, isso é algo comum na mudança dos windows. Lembro que muita gente odiou o estilo colorido do XP (eu, por exemplo), assim como até hoje conheço pessoas que odeiam do fundo do coração o Aero (diferente de mim que considero uma das coisas mais legais que a MS já fez). O problema todo é tentar se adaptar à uma interface sem querer gostar dela desde o começo, que foi meu caso no começo do Win 8 (e é meu caso até hoje com a porcaria do Mac OS). A verdade é que já é algo conhecido sobre o cérebro humano que as pessoas sempre gostam mais do que lhe é familiar em comparação ao novo. http://www.academiamedica.com.br/neurociencia-e-a-arte-de-superar-mudancas/
Kessler
Eu não falei em Linux, falei de KDE. O seu problema não é pesquisa, é leitura.
Disneyg
Não sabia que o Linus Torvalds tinha criado um Sistema Operacional e copiado a microsoft, achei que era um kernel, e que as pessoas faziam o OS que elas bem quisessem, podendo ser totalmente igual, ou totalmente diferente. Conectiva era uma empresa brasileira. Que utilizou o Kernel Linux. Além do mais, se ficar falando quem copiou quem, vamos ter que dar crédito para a Xerox, já que se não fosse ela, não teríamos o cursor, e continuaríamos no prompt de comando.
Disneyg
Você tem razão, o linux pertence a apenas uma empresa, que anualmente lança milhares de opções. Pesquisa um pouco mais ok? Seria mais ou menos falar que tudo que a China vende é produto falsificado (sendo que as maiores empresas produzem produtos lá)
Disneyg
Vamos lá amigo. Primeiro leia essa reportagem: http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/04/11/windows-8-leva-a-culpa-por-queda-brutal-nas-vendas-de-pcs/ Pelo que eu me lembro, o programa que eu estou utilizando possui 5 milhões de downloads, sendo que esse nem é o mais popular. Existem outros 3 programas populares: Pokki, Star8 (eu acho que é um dos melhores), StartMenu8 Além de que eu conheço muitas pessoas que baixaram e odiaram.
Disneyg
Interessante, que eu estou rebatendo o comentário do Rafael, que utilizou o argumento: "Que erro? O Windows 8 fez o Mac OS vender mais ou o Linux ser mais utilizado?" Que respondeu o comentário: "Por um momento achei que fossem reverter o erro da interface Metro do Windows 8. " Eu não estou discutindo as vendas, nem quanto a micro$oft faturou, mas que número de vendas não significa que as pessoas aprovaram.
Disneyg
Não entendi, se analisar os meus comentários, verá a bandeira do Windows 8. Isso significa que eu utilizo esse sistema. Eu tentei, mas não da. Primeiro que 90% dos programas que eu uso, a interface trás para área de trabalho (coloquei o chrome nela porque seria estranho ficar mudando).
@mos_axz
Amigo, você não é a maioria do mundo, teve muita gente como eu que comprou o 8 e voltou pro 7, mas aposto que um número maior foi dos que se adaptaram (na verdade, se não fosse um problema com a placa de video, eu teria me adaptado em mais 3 dias... )
Pedro Ruiz
Você tem tanta razão quanto alguém que reclama do Ubuntu sem nunca ter usado, ou alguém que fala bem de um Mac sem ao menos ter um.
Alex Ribeiro
Instalando um simples programa para emular o botão iniciar no Windows 8 fez com que pessoas que estavam simplesmente odiando o W8 passassem a ama-lo incondicionalmente. O W8 sem o botão iniciar é muito pouco intuitivo.
Thássius Veloso
Então, eu tenho Windows 8. Não acredito que a experiência seja "péssima". Queria saber quais são os problemas com o Skype, já que existem dois aplicativos – aquele com visual Metro e o outro com visual tradicional (Desktop).
Denis Belo
" Agora pergunto eu: por que a M$ vai investir em manter uma interface que NÃO funciona em aparelhos móveis se cada vez mais são eles que estão dominando as vendas?" Simples, você não instala o mesmo Windows 8 do desktop no tablet, são versões diferentes e podem ter funções diferentes. Veja bem, eu tenho usado bastante o Windows 8 e não tenho muito do que reclamar em relação ao menu iniciar, pro meu uso, funciona bem, mas tem quem não se habitua ou que não QUER se habituar, pra essa galera, poderia ter uma opção de usar o iniciar clássico...
portela.thiago
Todo esse alarde acontece pq a mudança que a microsoft fez mexeu com a rotina do usuário, tirou aquela velha "cara" que vc via todo dia quando ligava seu pc, cara que vc já estava acostumado e já sabia exatamente onde iria clicar para iniciar seus programas. A interface Metro não é ruim, mas está muito longe de ser perfeita. As configurações mais simples ficaram melhores de se visualizar (redes disponíveis, dispositivos conectados, etc), mas o acesso ao painel de controle (por exemplo), que é algo simples no Win7, não é nada intuitivo no Win8. A Microsoft está tentando se adaptar às tendências tecnológicas, é cada dia mais nítido que no futuro mais softwares possuirão forte dependência de telas touchscreen e mais notebooks apresentarão essa tela. Como ponto de partida, diria q a MS fez certo, só deveria cobrar (bem) menos pelo seu SO.
Andre Badiani
só quem tem win 8 sabe como é péssima a experiencia como usuário. Alguém já tentou usar o Skype? é muito ruim, fora que os programas não atualizam direito, eu acho que a microsoft não se preocupou com o usuário, na hora de fazer um bom programa, penso que ele deveria dar a opção do usuário escolher a interface metro ou a interface desktop (com o menu iniciar).
Rodolpho Freire
Aposto que o botão iniciar irá para tela inicial do Metro AShAUHSUAHsAU
Rafael
Win + D. Have a nice life.
Vitor Salvatore
Thás acontece que quando você liga ele, a "WinKey" não te leva no Desktop, só depois de você clicar nela uma vez pelo menos, dai ela funciona normalmente. Ela tem que ser aberta primeiramente no Click mesmo. depois a WinKey funciona normal, se reiniciar, vai no click e depois funciona a WinKey e assim, desde final de 2011.. (Windows 8 Developer Preview) usei todas as versões como principal aqui. E as pessoas falaram que o alarme era novidade do Windows Blue, mas esquecem que tinha alarme no Windows 8 Developer Preview, alias vários apps magníficos!
Humberto Muniz
Sera que esse pessoal da Microsoft conhece a palavra "USABILIDADE"?
Kessler
Tenho que rir. A Microsoft sendo acusada de copiar o KDE, que sempre foi uma cópia descarada de Windows. Até o Aero eles tentaram copiar, mas ficou uma merda fenomenal graças aos drivers toscos de vídeos do Linux.
Elzo Brito
Na boa, já tentei por diversas vezes, mas não consigo entender essa dificuldade que as pessoas tem em usar o windows 8.
Vinicius Kinas
Concordo que eles têm algumas opções de rede pra rever, mas travar quando coloca cabo de rede eu nunca vi.
Ricardo Garcia
Quero o menu iniciar, mas não o menu Iniciar do XP, mas o Menu iniciar do Seven que era mais funcional
Rodrigo Fante
Se vende mais quer dizer que o restante do mundo discorda de você, bom ou ruim é relativo neste caso. As vendas apenas dizem que a maioria se adaptou bem a mudança e aceitou.
Vinicio André Schauble Liuti
cara. voce tem que ver isso ai, nem no win7 tem essa de ficar travando feio louco. ta tudo atualizado?
Disneyg
É, deve ter sido criado na terra mesmo... Porque na face da Terra, até o Vista é melhor kkkkkk
Disneyg
Ser mais usado não significa ser bom. Eu acho ridículo o que eles fizeram, eu nem uso a interface lixo nova deles. Eu instalei o classic shell e nem vejo aquele treco (já que esse programa pula direto)
trovalds
Coro dos "reclamões", você sempre vê por aí (ou por aqui)... Agora pergunto eu: por que a M$ vai investir em manter uma interface que NÃO funciona em aparelhos móveis se cada vez mais são eles que estão dominando as vendas? Duvida? Então pesquise um pouco e veja quantos portais noticiam a queda das vendas de desks e notes em favor dos tablets. E a própria M$ amargou a experiência de tentar levar a interface, digamos, "clássica" ao mundo móvel. Vide os SOs pré Windows Phone 7. Algum deles sequer tem market share? A solução pra quem não gosta é simples: 2 ou 3 cliques (ou 1, sei lá) e chega ao desktop clássico no Windows 8. OU volta pro Windows 7. E se fosse só o Windows que sofresse esse mal... vamos colocar no "bolo": GNOME 3, Unity...
THIAGO LUIZZ
A Microsoft podia Rever também a questão do sistema de Rede do windows 8 que ficou travando de mais. Se você tira o cabo de rede o windows trava, se você coloca o cabo ele trava e isso é em todos os windows 8 instalado que eu percebi também serve para redes sem fio. Quando conecta demora muito para você poder configurar um ip por ex o sistema fica travado até reconhecer a rede ou então entender que esta desconfigurada.
João Almeida
Amo a tela Iniciar, amo o Windows 8. Para mim, foi o melhor sistema Windows já criado. Uso constantemente a tela Iniciar. Mas tem aquelas pessoas que não gostam dela ou que não "sabem usar", então acho que seria uma boa jogada a Microsoft trazer o botão Iniciar de volta. Atrairia aquelas pessoas que querem o Windows 8, mas não gostam da tela Iniciar. Iria crescer o Windows. E olha, sonhei com a notícia de que o botão Iniciar de volta no Windows 8 e era tudo opcional. Que se torne verdade.
João Almeida
Gosto da tela Iniciar. E uso num de 21 polegadas com 4 linhas horizontais (padão) na Tela Iniciar. Não vejo problemas.
João Almeida
Querido sua imagem deve está tentando dizer que foi plágio. Mas a ÚNICA coisa que a Microsoft faria era copiar o Linux. Por favor, vocês do Linux querem ser tudo. E eu acho que já vi a barra superior do Linux em algum lugar, há si,m, no Mac OS! Por favor...
Thássius Veloso
Tens razão, Alexandre. Eu costumava usar o Windows 8 em um computador com monitor de 24 polegadas. Tudo ficava exageradamente enorme. Parece que não houve um trabalho para adaptar os conteúdos ao tamanho da tela, respeitando a chamada legibilidade.
Thássius Veloso
Aí eu pergunto: é tão trabalhoso assim pressionar a WinKey uma vez para chegar à Área de Trabalho?
fac_713198649
O bom do Windows 8 é isso, vc tem um PC com os melhores softwares do mercado, e pode até rodar em um tablet.
fac_713198649
Boa!!! Na verdade, o uso do Windows aumentou no mês de março, em detrimento do Linux e Mac.
Rafael
A opção já existe. Você pode colocar o atalho para a área de trabalho na pasta iniciar do Windows e assim ele abre direto no desktop.
Rafael
Que erro? O Windows 8 fez o Mac OS vender mais ou o Linux ser mais utilizado?
Bruno Rodrigues
Windows 8 to fora quero um PC e não um Tablet
fac_713198649
Trazer o botão de volta, vai estragar tudo. Windows 8 é o melhor SO já criado na face da terra.
TatoGomes
A única coisa que não gostei no Windows 8 foi isso de necessariamente passar pelo menu Iniciar ao invés de ir direto para a Área de Trabalho. Acho uma boa melhoria. No mais, uso bem pouco o Metro. Basicamente para e-mail e Netflix. O resto, uso casualmente. Mesmo o browser "tela cheia" não me atrai.
Vinícius
Existem alguns apps que eu gosto bastante, que de fato uso, que são os de email, calendário, internet explorer e twitter, às vezes uso o de música, o evernote... Mas qualquer melhoria é bem-vinda :D
Alexandre Ribeiro
Eu simplesmente não consigo usar a interface Metro. Pra quem tem monitor grande como eu, 27" é um desperdício enorme de espaço, é irritante ficar andando com o mouse de um lado para o outro, o menu não é intuitivo, e as tarefas mais simples se tornam complicadas. O Windows 8 é um desastre ainda maior que o Vista, a única coisa que salva é que dá pra banir completamente essa monstruosidade, e usar como se fosse o 7, só que mais rápido...
Vinnicius Araújo
Por um momento achei que fossem reverter o erro da interface Metro do Windows 8. Para os usuários que se contentam com o Windows, a Microsoft deveria oferecer a possibilidade de usar uma interface realmente de desktop ou melhorar o trabalho feito. Temos, por exemplo, o GNOME Shell no Linux, que é uma interface otimizada para dispositivos sensíveis ao toque realmente bonita e amigável para desktops, notebooks, etc. e não tosca como a do Windows 8. A Microsoft poderia se inspirar no GNOME Shell e trazer um Windows 8.1 bonito e amigavel para todos os dispositivos, que nem fizeram em 2008 "chupando" a interface do Conectiva 10 KDE 3.4, lançado em 2004. http://giofilth.files.wordpress.com/2010/12/conectiva10_vs_windows7.png