Início » Software » Rumor do dia: Windows 8.1 tem botão Iniciar e opção para pular interface Metro na inicialização

Rumor do dia: Windows 8.1 tem botão Iniciar e opção para pular interface Metro na inicialização

Por
5 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Windows 8.1, também conhecido como Windows Blue, deverá trazer duas mudanças para satisfazer os usuários acostumados com as versões anteriores do Windows. De acordo com o The Verge, o novo Windows possui uma opção para pular a interface Metro durante a inicialização, permitindo o boot diretamente para a área de trabalho. Além disso, a Microsoft poderá colocar o botão Iniciar de volta.

O boot direto para a área de trabalho seria opcional e estaria desativado por padrão, segundo as fontes do The Verge. Entretanto, mesmo se o usuário optar por pular o Metro, os elementos da nova interface continuariam presentes. Assim, você continuará tendo acesso à barra de botões lateral e à tela inicial com os blocos dinâmicos.

windows-blue-cores

De acordo com a respeitada Mary Jo Foley, a Microsoft de fato está planejando colocar a opção para pular a tela inicial. Mas não é só isso: a empresa também estaria considerando a volta do botão Iniciar. Só que isso não deve ser motivo de comemoração para os insatisfeitos com a interface Metro – a volta do botão Iniciar não significa que o velho menu Iniciar também estará presente no Windows 8.1; ele deve servir apenas como um atalho para a tela inicial.

Essas informações se referem ao estágio atual de desenvolvimento do Windows 8.1. Até o lançamento, de acordo com a fonte de Mary Jo Foley, “tudo pode mudar” – mas é bom saber que a Microsoft pelo menos está considerando essas modificações.

Confesso que, apesar de usar o Windows 8 há meses, praticamente não uso a interface Metro, a não ser para iniciar programas (e acredito que muitos estão na mesma situação). A opção para pular a tela inicial, apesar de não ser uma revolução, deve… economizar um clique ou pressionamento de tecla. E o botão Iniciar deve deixar os usuários antigos menos perdidos na nova interface.

A versão final do Windows 8.1, se os rumores estiverem certos, aparecerá apenas no terceiro trimestre do ano. Ela poderá ser distribuída gratuitamente para os atuais usuários do Windows 8, ou então vendida a um preço bem baixo para incentivar a atualização.