Início » Internet » TAM vende passagens mais baratas em site para estrangeiros

TAM vende passagens mais baratas em site para estrangeiros

Companhia aérea alega falha no sistema de comércio eletrônico

Avatar Por

Uma enorme discrepância no sistema de venda de passagens da TAM foi percebido por internautas que tentavam comprar os bilhetes pelo site da companhia aérea destinado a estrangeiros. Tanto na versão em inglês como na versão em espanhol, os preços oferecidos eram não somente menores, mas muito menores do que aqueles para brasileiros.

Veja só:

Preços para brasileiros e para estrangeiros, em dólar

A mesma passagem de São Paulo a Brasília que custaria 208,15 dólares (aprox. R$ 414) nos sites estrangeiros da TAM custava R$ 1.096,26 para os internautas que acessavam o site destinado ao Brasil, conforme consta na Folha de São Paulo. O mesmo jornal reporta que, em outra simulação, o preço nacional ficou exorbitantes 400% mais caro do que no exterior.

Entretanto, não era possível finalizar as compras porque é necessário ter um cartão de crédito emitido no mesmo país para o qual o site acessado se destina. Mesma lógica utilizada pelo Google para vender o LG Nexus 4 na loja online Google Play exclusivamente para os norte-americanos. O Google notadamente subsidia o aparelho na América; o mesmo não ocorre nos demais países.

Procurada por diversos veículos, a TAM informou que o “erro” no sistema de venda de bilhetes foi corrigido. A companhia também diz o seguinte: “O que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais.

A Secretaria Nacional do Consumidor foi procurada pela Folha e disse que vai investigar o caso.

O jornal O Estado de São Paulo realizou as mesmas simulações no site da concorrente Gol. Por lá, os preços são equivalente em real para brasileiros e em dólar nos sites para estrangeiros.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Don Ramón
Anatel = Agência Nacional de Transportes com Elicópiteros....rsrsrsrs
Don Ramón
Erro no sistema, sei... único "erro" foi a empresa ser flagrada fazendo brasileirice para com os brasileiros.
Hugo Murale Garcia
Saudade do botão "joinha"...
Paulo Cerqueira
+1 to that!
Paulo Cerqueira
Ou use o paypal pra pagar sem chegar lá. iuehuiehiuehuiehiuhe
Edilson Rocha
Até parece que uma empresa desse porte vai cometer um erro desse tipo. É o lucro Brasil falando alto...
portela.thiago
e a TAM ainda fala na cara de pau, claro que nas entrelinhas, que o valor é esse pq aqui o povo paga. “O que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais." O povo é trouxa mesmo...
Carlos Eduardo Barbosa Braga
Bom, então vou contar a pior sacanagem que já vi no site da TAM, e já mostrei para amigos para provar. A primeira vez que você entra no site da TAM, ela mostra um preço de passagem baixo e grava seu IP. Então você vai navegar em outros para procurar e sai do site da TAM, quando volta só tem passagem mais cara, você pensa: - Poxa, acabou a mais barata... Pior é que não, se você entrar ao mesmo tempo de um micro em outro IP, vai ver que ainda tem o preço anterior, mas para você que já tinha entrado não aparece mais. O trecho acima é verídico e eu já provei para vários amigos, abaixo é teoria. Minha opinião e pura teoria da conspiração: Eles perceberam que se você acessa o site, sai e volta é porque não encontrou nada melhor, então normalmente mesmo que esteja um pouco mais caro você ainda assim compra. E mais uma vez as empresas nos passam a perna, lamentável.
Fabio Dobner
Se o brasileiro paga 3500 num iphone pq nao pagaria mais caro em uma passagem de avião? Eu apoio a TAM, tem que cobrar mais caro dos brasileiros msmo
Gaius Baltar
Isso ocorre com alguma frequência, infelizmente. Certa vez vi em Praga um anúncio de um voo Praga-Natal (TAP Portugal), com escala em Lisboa, mais barato que um Lisboa-Natal!
Marcvs Antonivs
Safadinha...
EFG
Perdendo emprego e provavelmente vida também. =x
Eros
Exatamente! :)
Eros
Desculpe, errei a agência. O correto é ANAC mesmo! Obrigado.
Eros
Desculpe, errei a agência. O correto é ANAC mesmo! Obrigado.
Exibir mais comentários