Início » Internet » TAM vende passagens mais baratas em site para estrangeiros

TAM vende passagens mais baratas em site para estrangeiros

Companhia aérea alega falha no sistema de comércio eletrônico

Por
6 anos atrás

Uma enorme discrepância no sistema de venda de passagens da TAM foi percebido por internautas que tentavam comprar os bilhetes pelo site da companhia aérea destinado a estrangeiros. Tanto na versão em inglês como na versão em espanhol, os preços oferecidos eram não somente menores, mas muito menores do que aqueles para brasileiros.

Veja só:

Preços para brasileiros e para estrangeiros, em dólar

A mesma passagem de São Paulo a Brasília que custaria 208,15 dólares (aprox. R$ 414) nos sites estrangeiros da TAM custava R$ 1.096,26 para os internautas que acessavam o site destinado ao Brasil, conforme consta na Folha de São Paulo. O mesmo jornal reporta que, em outra simulação, o preço nacional ficou exorbitantes 400% mais caro do que no exterior.

Entretanto, não era possível finalizar as compras porque é necessário ter um cartão de crédito emitido no mesmo país para o qual o site acessado se destina. Mesma lógica utilizada pelo Google para vender o LG Nexus 4 na loja online Google Play exclusivamente para os norte-americanos. O Google notadamente subsidia o aparelho na América; o mesmo não ocorre nos demais países.

Procurada por diversos veículos, a TAM informou que o “erro” no sistema de venda de bilhetes foi corrigido. A companhia também diz o seguinte: “O que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais.

A Secretaria Nacional do Consumidor foi procurada pela Folha e disse que vai investigar o caso.

O jornal O Estado de São Paulo realizou as mesmas simulações no site da concorrente Gol. Por lá, os preços são equivalente em real para brasileiros e em dólar nos sites para estrangeiros.

Mais sobre: , ,