A Microsoft anunciou hoje que implementou a autenticação em duas etapas nos serviços online para ajudar os usuários a manterem suas contas mais seguras. Com o novo recurso ativado, será necessário digitar um código adicional, além da senha, para entrar numa conta Microsoft, o que garante maior proteção – mesmo alguém descobrir sua senha, não conseguirá acessar seus dados.

No post, a Microsoft lembra que começou a adotar a autenticação em duas etapas há mais de um ano, mas apenas para operações mais sensíveis, como na hora de editar números de cartão de crédito ou acessar os dados de um computador remotamente através do SkyDrive. Nesses casos, a verificação adicional sempre será feita, independente do usuário ter ativado a função ou não.

microsoft-account-autenticacao-dois-fatores

A autenticação em duas etapas ainda não está disponível para todos os usuários e será liberada gradativamente nos próximos dias. Para ativá-la, acesse esta página e siga as instruções. Na próxima vez que você fizer login em um novo dispositivo, a Microsoft perguntará por um código de segurança que será enviado para o seu email ou celular, através de uma mensagem de texto.

Ela funcionará em todos os locais: no Windows 8, em qualquer navegador e também nos aplicativos da Microsoft para Android e iOS. Se o dispositivo que você estiver usando não suportar a autenticação em duas etapas, será possível criar uma senha única, especificamente para o aparelho.

Como não é legal ficar digitando códigos diferentes a cada login, há uma caixinha que diz “I sign in frequently on this device. Don’t ask me for a code” (algo como “Eu faço login frequentemente neste dispositivo. Não me pergunte por um código”). Marque-a, e a Microsoft não pedirá mais o código de segurança no dispositivo que você estiver usando. Entretanto, se você não usá-lo para entrar na sua conta durante 60 dias, o código será solicitado novamente.

microsoft-account-frequente

Vale lembrar que a autenticação em duas etapas é uma boa medida de segurança, mas pode virar dor de cabeça se você não for organizado – se o seu endereço de email ou número de celular mudar, você precisa atualizá-los assim que possível para continuar recebendo o código de segurança, ou não conseguirá mais fazer login.

A Microsoft deixa claro que, se você tiver apenas a senha em mãos e perder o acesso ao email e celular, precisará esperar 30 dias para recuperar o acesso a sua conta, como medida de segurança. Se você é muito azarado, ou seja, esqueceu a senha e também não possui mais acesso ao email ou celular, o jeito é sentar, chorar e criar outra conta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maurício Júnior

Amigo, vc pode habilitar um aplicativo que gera um token de segurança... (Authenticator App)

rogerioceniwright
Essa verificação é uma mer**. Eu estava nos EUA, usando um computador do hotel que custava 1 dólar o minuto. Eu precisei entrar em meu email para imprimir minha passagem aérea, e adivinhem!! A merd** do hotmail precisava enviar um código para meu número de celular brasileiro!!! COMO??????? Minha solição? Criei um GMAIL na hora, pedi para meu agente de viagem reenviar a passagem para meu GMAIL e pronto!! HOTMAIL NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ibraim
Tecnoblog, ao contrário de Google e Facebook, que enviam instantaneamente o SMS (salvo raras exceções), a Microsoft está demorando demais, até pra enviar o código por e-mail, no mínimo 5 minutos. SMS então, está impossível, simplesmente não chega! Nota 0 para a Microsoft. Precisa melhorar muito.
Leonardo Caldas
Numa situação parecida com essa que você descreveu, tudo que eu tive que fazer foi pressionar por 2 segundos a palavra (no caso, a senha) na tela do SMS, copiá-la para a área de transferência, e depois repetir o processo inverso no browser. Você chegou a tentar fazer isso?
Blinho de Blinho
Muito legalzinho e já usei algumas vezes, mas tem problema, na minha opinião, esta babaquice: Já digitei diversas vezes para me mandar uma senha via e-mail e nada de receber, para 1 hora depois receber 10 de uma vez só. Já pedi via SMS duas vezes e sabe quantas recebi? Nenhuma. Uma bosta de serviço
João Almeida
Gosto da verificação em duas etapas. Uso na minha conta Google, Facebook, e agora na Microsoft Account.
Luandersonn
1. Seu computador provavelmente tem senha. Vão precisar entrar no seu usuário. 2. Você pode usar as outras opção de recuperação e excluir seu computador confiável roubado.
Vinícius
ia falar isso! .-.
Luiz Alberto
Fez isso num Dumbphone né? Multitarefa zero.
YanGM
E se roubam a mochila do sujeito com o notebook dentro?
Luiz Alberto
Vou ativar assim que estiver disponível. Já uso esse tipo de autenticação na Conta Google e Dropbox. Pretendo indicar pra alguns contatos meus do Outlook, que de vez em quando recebo spam. :P Pra quem tem WP, a Microsoft já disponibilizou o App Autenticador http://www.windowsphone.com/s?appid=e7994dbc-2336-4950-91ba-ca22d653759b Ele serve para outros sites que usem o mesmo tipo de Autenticação em dois passos, como o Google.
Raphael Rios Chaia
Exato :) Só que aqui não apareceu a opção para ativar o recurso ainda.
Robert Lourenzo
Windows Phone já tem app para gerar os códigos há mais de uma semana :)
Lekynus Sama
Há umas 2 semanas fui entrar no Hotmail pelo meu celular, coisa que raramente faço e ele me pediu para digitar um código desses, detestei a experiencia, já que é enviado via SMS e no meu caso eu tinha de fechar o opera anotar o codigo num papel ou memorizar, re-abrir o opera, entrar navamente no hotmail, clicar em "Eu já tenho um código" para então conseguir ver meus emails.
Luandersonn
Se você é muito azarado, ou seja, esqueceu a senha e também não possui mais acesso ao email ou celular, o jeito é sentar, chorar e criar outra conta. Se você usa Windows Vista ou superior, adicione a opção "Computador Confiável". Torna sua conta mais segura e mais fácil de recuperar sua conta.