A Microsoft anunciou hoje que implementou a autenticação em duas etapas nos serviços online para ajudar os usuários a manterem suas contas mais seguras. Com o novo recurso ativado, será necessário digitar um código adicional, além da senha, para entrar numa conta Microsoft, o que garante maior proteção – mesmo alguém descobrir sua senha, não conseguirá acessar seus dados.

No post, a Microsoft lembra que começou a adotar a autenticação em duas etapas há mais de um ano, mas apenas para operações mais sensíveis, como na hora de editar números de cartão de crédito ou acessar os dados de um computador remotamente através do SkyDrive. Nesses casos, a verificação adicional sempre será feita, independente do usuário ter ativado a função ou não.

microsoft-account-autenticacao-dois-fatores

A autenticação em duas etapas ainda não está disponível para todos os usuários e será liberada gradativamente nos próximos dias. Para ativá-la, acesse esta página e siga as instruções. Na próxima vez que você fizer login em um novo dispositivo, a Microsoft perguntará por um código de segurança que será enviado para o seu email ou celular, através de uma mensagem de texto.

Ela funcionará em todos os locais: no Windows 8, em qualquer navegador e também nos aplicativos da Microsoft para Android e iOS. Se o dispositivo que você estiver usando não suportar a autenticação em duas etapas, será possível criar uma senha única, especificamente para o aparelho.

Como não é legal ficar digitando códigos diferentes a cada login, há uma caixinha que diz “I sign in frequently on this device. Don’t ask me for a code” (algo como “Eu faço login frequentemente neste dispositivo. Não me pergunte por um código”). Marque-a, e a Microsoft não pedirá mais o código de segurança no dispositivo que você estiver usando. Entretanto, se você não usá-lo para entrar na sua conta durante 60 dias, o código será solicitado novamente.

microsoft-account-frequente

Vale lembrar que a autenticação em duas etapas é uma boa medida de segurança, mas pode virar dor de cabeça se você não for organizado – se o seu endereço de email ou número de celular mudar, você precisa atualizá-los assim que possível para continuar recebendo o código de segurança, ou não conseguirá mais fazer login.

A Microsoft deixa claro que, se você tiver apenas a senha em mãos e perder o acesso ao email e celular, precisará esperar 30 dias para recuperar o acesso a sua conta, como medida de segurança. Se você é muito azarado, ou seja, esqueceu a senha e também não possui mais acesso ao email ou celular, o jeito é sentar, chorar e criar outra conta.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados