Início » Celular » Venda de celulares da Nokia continua decepcionando

Venda de celulares da Nokia continua decepcionando

Avatar Por

A "plataforma de petróleo em chamas" chamada Nokia (segundo o próprio CEO Stephen Elop), diretamente das terras frias da Finlândia, continua em apuros para distribuir os celulares e smartphones pelo mundo. O mais recente relatório de resultados financeiros mostra que a fabricante voltou a perder em número de vendas de aparelhos, apesar de ter conseguido aumentar as vendas da linha Lumia.

Primeiro, vamos ao volume de telefones que a empresa reportou nesta semana.

nokia_volume

Dá para ver claramente que os smartphones estagnaram entre setembro do ano passado e março deste ano. A categoria de não-smartphones também apresenta uma situação ruim: ela despencou em março. Analistas dizem que este trimestre tradicionalmente não apresenta fortes vendas, já que não tem nenhuma data comemorativa significante. Sem falar que muita gente ainda está se recuperando das compras feitas nas festas de fim de ano.

Veja agora o gráfico de distribuição de celulares pelo mundo (em milhões de unidades).

nokia_distribuicao

Repare que o Symbian praticamente morreu em termos de importância no volume de celulares distribuídos pela Nokia. O feixe azul é quase imperceptível. A linha Asha, que apresentou avanços de setembro de 2012 para dezembro do mesmo ano, começou a encolher. Enquanto isso, a linha Lumia cresceu. Ponto para o Windows Phone e possivelmente ponto para os novos modelos de celulares mais em conta que a Nokia começou a vender desde o fim do ano passado. O Lumia 520, por exemplo, custa 599 reais aqui no país.

Neste momento, as ações da Nokia na bolsa de Nova York caem mais de 10%.