O Wii U segue dando dor de cabeça para a Nintendo. 2012 terminou com o total de vendas do console bem menor do que era esperado. E, no primeiro semestre de 2013, não foi vendido nem perto do suficiente para completar 5,5 milhões de unidades.

Esse era o tanto de vendas que a Nintendo esperava atingir até o fim do ano fiscal, que foi em 31 de março. Mas a estimativa já havia diminuído para 4 milhões. E o total de vendas, que foi de 3,45 milhões, ficou longe até dessa outra quantidade.

O resultado foi um prejuízo de 36,4 bilhões de ienes (366 milhões de dólares) para a empresa. Apesar disso, o lucro líquido foi de 7 bilhões de ienes graças à queda da moeda. O 3DS também contribuiu para esses valores: mesmo sendo o console mais vendido no Japão, o total ficou aquém dos 15 milhões esperados e estacionou em 13,95 milhões de vendas.

É o segundo ano consecutivo em que a Nintendo fecha no vermelho: em 2012, foram 43,2 bilhões de ienes. A aposta era de que o Wii U impedisse que 2012 terminasse com prejuízo.

wiiu

A culpa das vendas baixas do console, segundo a Nintendo, é do atraso no lançamento dos principais títulos esperados para o Wii U, o que causou desinteresse por ele. Como as vendas de software (ou seja, jogos) chegaram a 13,42 milhões, entende-se que cada jogador tem menos de 4 jogos.

Para tentar reanimar um console que não morreu nem teve todo o seu potencial explorado e fechar o ano fiscal de 2013 com resultados melhores, a Nintendo tem uma carta na manga. É a de sempre: relançar jogos com personagens clássicos para o Wii U.

Não é novidade para ninguém que a Nintendo raramente se arrisca demais em games. O diretor de marketing de produto, Bill Trinen, disse ao GameSpot que a empresa faz isso porque é melhor concentrar esforços em desenvolver uma nova jogabilidade do que criar novos personagens. Além disso, o jogador já está familiarizado com Mario, Luigi, Link e tantos outros há muito tempo e, assim, o jogo se torna interessante para mais pessoas.

É uma estratégia que costuma dar certo, e as apostas da Nintendo são altas: ela espera fechar esse ano fiscal com lucro líquido de 55 bilhões de ienes. Mas será suficiente para salvar o Wii U, ainda mais no mesmo ano de lançamento do PlayStation 4 e do novo Xbox?

Com informações: Engadget, The Verge, GamesRadar

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Junior
A Nintendo tem 10,5 bilhões de dólares no banco. A Nintendo pode perder 250 milhões de dólares por ano, que mesmo assim só irá à "falência" em 2052. Pra ela falir precisa que uns 50 consoles novos deem errado. XD
dailson
gostaria de deixar aqui minha opinião sobre a nintendo , bom eu acho que a nintendo esta ficando para traz por que quer !!. os titulos esclusivos da nintendo são os melhores , não ha sony ou muito menos microsoft que consiga criar jogos esclusivos tão bem elaborados como a nintendo . eu pessoamento tenho um ps4 , e na verdade não muda muito de um ps3 , ainda estou no aguardo de algum titulo que me impressione . eu acho que a nintendo esta pecando é no console ! e isso vem desde da época do nintendo 64 , poxa o super nintendo foi o melhor videogames do mundo até a soni lançar o playstation , o nintendo 64 tinha que ter sido em cd acho que seria mais competitivo, a nintendo insiste em ficar inventando modinha pra console , por exemplo o wii ,, nem sei quantos controles é preciso ter para jogar totos os jogos , pois deve ser horrivel jogar um futebol naquele controle ridiculo , e agora lançou i wii u com aquele controle gigante ... kkkk acho que se tivesse feito um console simples , com poder grafico competitivo aos outros consoles , controles normais , como o do ps4 e do xbox one o console seria bem mais barato e muita gente iria comprar só pra jogar os esclusivos, e sem contar que só aquele gametab deve custa cerca de 40 % do valor do kit do console . eu pessoalmente quero jogar os jogos do wii u , mais ai me lembro daquele monte de fonte ,cabos e sensores ... acabo desistindo de comprar .
Leandro
A sorte do Playstation foi o grande sucesso do PS1 que mesmo sendo mais fraco que o N64 fez um absurdo sucesso pois maioria das empresas terceirizadas abandonaram a Nintendo naquele período(1998) e migraram para a Sony por causa da mídia física que era o CD, que inclusive facilitou o sucesso da Sony no brasil graças a pirataria, afinal eram mais fácil e barato piratear um cd do que piratear um cartucho. Um cd de play 1 custava cinco reais enquanto um cartucho de nintendo 64 custava setenta reais em uma época que salário mínimo era mal mal duzentos reais. Desde então maioria prefere trabalha com a Sony. A culpa em si foi da política ruim da Nintendo e isso trás consequências até hoje. O mesmo ocorreu com o Playstation 2. Era mais fraco que o Dramcast da Sega e o Game Cube da Nintendo, mais fraco que o Xbox também, mesmo assim vendeu muito mais por causa da mídia física DVD, enquanto a nintendo usava mini dvd e a sega uma mídia própria, o que dificultou pirataria e desbloqueio dos consoles concorrentes da sega e nintendo além de afastar as thirdies...
leandrolink
Dá um controle na mão de um desses pra passar uma fase do Mario ou jogar um game de luta. Não sai nada! Meu cunhado (jogador de x-box e play) se matou pra matar o primeiro chefe de Pikmin 3! ><'
leandrolink
É, inovação é lançar outro call of duty, battlefield e FIFA. Tá sabendo legal, campeão!
Pedro Aguiar
o fanatismo realmente cega as pessoas... o wii u foi lançado dia 18 de novembro de 2012, ô jegue! é lógico q tem mais vendas... enquanto os outros tem apenas algumas semanas de vida e o ps4 nem se quer foi lançado no japão ainda e as vendas já passaram o xbox... sem contar o preço baixo de um "mini game" hehehe... wii u nem se quer é considerado um nextgen... aprendam isso faboys! (japão <difere> mundo) http://outerspace.terra.com.br/index.php?dir=noticias&arquivo=viewer&cod_noticia=31232&noticia=em_um_dia_ps4_supera_vendas_totais_do_wii_u_no_reino_unido
Luiz Guilherme Rodrigues
Anderson Kaizer Serio mesmo amigo, não estou querendo ser fanboy, mas olha o nivel dos jogos do wii u. Olha as notas no review, é um vídeo game muito bom, mas a nintendo pecou em marketing...
Samuel Delgado Pinheiro
Marco Antônio pura verdade! Meu irmão tem um xbox 360 e foram pouquíssimos jogos que me diverti...
@
A nintendo tem que entender que nenhuma empresa de games se sustenta com algumas franquias(zelda,mario,pikimin,etc) são ótimos games mas os tempos são outros, o wii surpreendeu com a jogabilidade embora graficamente fosse muito fraco, o wiiU também tem seu potencial gráfico bem inferior ao one e o ps4 e a nintedo apostou no controle do wiiU que nem fez com o wii, mas parece que a fórmula não dura pra sempre....Medo de apostar em novas franquias é medo de inovar e neste mercado quem tem medo de inovar está fadado ao esquecimento,infelizmente a nintendo está assim...esquecida.
Luís Afonso Garcia
não due pra entender...
Luís Afonso Garcia
a Nintendo já opera a DOIS anos sem lucro, pra fazer o WiiU decolar, vem esses babacas da Microsoft e Sony, falam um monte de merda, levam 20 dias pra vender 2 milhões de unidades, uns chegaram a dizer que NÃO TERIAM PREJUÍZO ALGUM com seus consoles... produtoras que anunciam engines metamórficas (sim das rochas mesmo), coligadas a fabricantes de placas de vídeo, que com uma simples API de vão revolucionar os gráficos dos jogos que forem capazes de rodar seu cógido ÉPICO e se você, babaca, não tiver determinada placa, foda-se! piada... eu cansei... sério memo... vamo rindo e jogando Mario :)
Fábio Santiago
adoro ver os profetas que dizem que a Nintendo vai falir, leio essas piadas desde 1996 kkkkk, a matéria é tendenciosa no anuncio, porque ela não fala do fato do Wii U ter vendido mais no Estados Unidos do que o PS4, ninguém parece estar noticiando a derrota da Sony que ficou em terceiro lugar nas vendas da nova geração nos EUA
0andregames
jogador hardcore é quem tem (ou já teve) um neo geo AES, ou quem pelo menos sonhou em ter mas nao teve por falta de verba. console fabricado para quem realmente é aficcionado por video-game. E PONTO FINAL. agora um bando de moleque criado a leite com pera e ovomaltino, que começou a jogar video-game no PS1 ou no PS2 e vem falar que é "hardcore" porque joga FPS? tenha paciencia. vai jogar ninja gaiden do nintendinho e joga no lixo aquele lixo de ninja gaiden sigma. essa molecada de hoje precisa de tudo mastigado e ainda se mata pra conseguir passar de fase. sim, passar de fase, ou nao gostou do termo?
Anderson Kaizer
a nintendo acertou em cheio com wii,um console familia onde todos se divertiam e etc a formula foi até copiada mas nao superada ,entao porque wii u? nao precisava ser desse maneira, espero que um dia o wii volte com potencia igual ao futuro mas diversao igual sua era foi
Marco Antônio
Ser Hardcore é só sair dando "pipoco" em geral,sem nenhum real objetivo no game hoje em dia kkkkkk ..... Acho paia isso!
Exibir mais comentários