Início » Brasil » Marca “iphone” da Gradiente é apreendida [atualizado]

Marca “iphone” da Gradiente é apreendida [atualizado]

Empresa responsável pela Gradiente tem dívida com o Banco do Brasil.
IGB Eletrônica informa que conseguiu reverter decisão.

Paulo Higa Por

A IGB Eletrônica, empresa por trás da Gradiente, teve sua marca “iphone” apreendida por tempo indeterminado. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou hoje uma decisão resultante de um processo acionado pelo Banco do Brasil, que está cobrando uma dívida da fabricante brasileira de eletrônicos.

gradiente-iphone-inpi

De acordo com o Olhar Digital, o Banco do Brasil está processando a IGB Eletrônica e o presidente da empresa, Eugenio Emilio Staub. A dona da Gradiente estaria devendo ao banco uma quantia de R$ 947 mil. Como a empresa acabou de se recuperar de uma grave crise financeira, que teve início em 2007 e chegou a paralisar as fábricas, uma das maneiras de pagar a dívida seria vender a marca “iphone”.

A marca “iphone” ainda é da Gradiente, mas ela pode mudar de mãos se a empresa não fechar acordo com o Banco do Brasil. Se a dívida não for paga, a marca deverá ir para leilão, e os direitos de uso do nome serão transferidos para o futuro comprador – e muito provavelmente a Apple usaria seus bilhões de dólares para dar os lances e acabar de vez com essa novela.

Mais capítulos estão por vir.

Atualização às 21h44: Segundo o G1, a Gradiente entrou com um recurso na justiça e conseguiu suspender o pedido de apreensão da marca "iphone". De acordo com a matéria, o INPI publicou a decisão com atraso, quando já havia sido revertida pela IGB Eletrônica.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luciano Giarrochi Fernandes
Imagina se a Microsoft leva a marca IPHONE no leilão! E A BRIGA TA ESQUENTANDO!
Thanara Corrêa
Tudo mundo sabia que sem dúvidas a Apple ia ganhar.
Marcio Neves Machado
Naquela época Nokia e Gradiente tinha um acordo de distribuição. Os aparelhos da Nokia chagavam aqui tanto como Nokias, como também Gradientes. Só mudavam o logo estampado e um ou outro detalhe da carcaça.
Vitor
Você poderia, por obséquio, reescrever seu comentário, desta vez de maneira legível? Obrigado pela compreensão.
Vitor
Apple chora agora, porque não fez o dever da casa no passado. E pelo que eu sei quem tem esta mania de arrumar uns trocados assim é a própria APPLE.
Lekynus Sama
Ela lançou o iphone dela obrigada, pois se não ela iria perder o direito sobre a marca, dane-se se não vender, o importante pra ela é ele existir para poder manter com ela o direito da marca
Wanderson Novais
A Gradiente já conseguiu suspender a decisão Judicial. Saiba mais.
Gabriel Barros
Porque a Gradiente não é burra. Ela sabe que grande parte dos brasileiros não têm condições de pagar em um smartphone top de linha no Brasil. Mesmo que o preço não seja ideal (dá para comprar um Xperia U ou RAZR D3 no lugar do Gradiente iphone) é melhor que a Gradiente lançar um aparelho de 2000 reais e ter que concorrer com Galaxy S4, Xperia ZQ, Nexus 4, Optimus G, iPhone 5...
Eros
A Gradiente registrou a marca antes da Apple criar seu produto que leva o mesmo nome. Claro que a Gradiente pode usar isso a seu favor, e lançou um produto inferior para manter a marca e lucrar com o possível acordo. Estamos falando de negócios, e nenhuma empresa ia ser boazinha de simplesmente repassar a marca para outra, até porque, pelo que foi levantado na ápoca, a Gradiente não agiu de má fé quando registrou esse nome. E o Banco do Brasil, sabendo claro, que é muito provável que seja feito um acordo entre as empresas, já jogou essa dívida que eles devem ter considerado como perdida algum dia, pra girar e acontecer logo essa negociação para poder recuperar esse valor também. Não creio que a Samsung e o Google possam entrar nesse leilão. Penso que pegaria mal, e levantaria supostos comentários e mimimis excitados de appletards dizendo que se "não conseguem" fazer um produto bom, vão tentar se apropriar da marca. Todos no final saem ganhando - Apple, Gradiente e Banco do Brasil.
sias
Também não entendi nada do que ele tentou dizer....tá todo perdido.
Max Souza
Cara, um tempo atrás... Gradiente montava os Nokias aqui no Brasil kkk
portela.thiago
Juro que li e li várias vezes o seu comentário e não consegui entender.... ou vc não sabe do caso nem a metade ou viajou legal na maionese...
Bruno Di Castro
O melhor motivo
portela.thiago
E pelo atual comportamento da Samsung, o "iPhone" deles talvez custasse mais caro q o da Apple....
portela.thiago
"latino do mundo da tecnologia"... eu ri alto!
portela.thiago
Esperto é pouco.. hahaha
alexportugalmoraes
assista o vídeo, a própria gradiente não quer enganar ninguém e diz que o Apple é muito melhor.
Luispaula
Desde que eu saiba, Gradiente e Nokia são marcas diferentes.
DeejayBira Michels
A ideia do Internet + Phone foi da Apple. Gradiente conseguiu ate roubar a ideia que já foi falada pela Apple. O pior de tudo é ela ser ironica e falar, mais já o criador da marca Apple que é competente e bem serio (tipo falou da gradiente) ui deu vonta de quebrar a empresa em 4 pedaços.. E o PIOR desde quando esse celular http://wpmedia.cocatech.com.br/wp-content/uploads/2012/12/nokia-7110-220x300.jpg o nome se acha iphone o.O Eu já tive esse celular e não era esse nome porque gradiente iria querer colocar o nome de um iphone num modelo nokia e não em um Gradiente? kkk Confuso nao? A marca cada dia que se passa se queima mais ainda com os propios comentarios..
Pedro Saldanha
Bancos...
William Bannach
Vc tinha razão ^^
Tales Cembraneli Dantas
kkkkkk
sias
E por acaso a intenção da Gradiente era "enganar" alguém, vendendo um aparelho que o comprador pensasse ser o da Apple?
Doug Learner
Gradiente reverte bloqueio da marca ‘iphone’, alvo de disputa com a Apple Banco do Brasil pedia a 'apreensão' da marca para pagar uma dívida. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/04/gradiente-reverte-bloqueio-da-marca-iphone-alvo-de-disputa-com-apple.html
André Eugênio
Acho bastante difícil a venda da marca, principalmente por que a Gradiente ganharia muito mais se vendesse direto pra APPLE. Não tenho dúvidas que esse valor aí não e nada diante da marca que a Gradiente tem nas mãos. PS. O comercial ficou massa. Explicou bem à quem tinha dúvidas do processo, e ainda exaltou o aparelho a apple.
Mike Metralha
A verdade é que a Gradiente (que ninguém leva mais a sério há tempos) só queria levantar uns trocos da Apple. Ou vocês achavam que aquele xing ling engana alguém?
sias
O que pode ser leiloada é a marca, não a Gradiente
sias
Apesar da Apple se comportar como uma várias vezes....
Fabio
Por um novo e poderoso dispositivo Android, chamado "Google iPhone".
Vitor
Imagina que loucura: Samsung x Apple x Google Brasil, todos no leilão. KKKKKKKKKK
Vitor
Imagina que louco! Mas cara, a Gradiente PEDIU o nome antes da Apple lançar o PRIMEIRO iPhone lá fora. Não tinha como saber. Só que pelo lento processo de registros de marcas do Brasil só foi concedido o registro em 2008.
Vitor
Kkkkkkkkkk "The zuera never ends"! Imagina o Google com a marca iphone no Brasil? Ele ia ser top nas baladas :)
goo_dsd
Seria legal a samsung no leilão junto com o google só para zuar a apple.
Alberth Andrade Silva
Estou vendo a Samsung querendo entrar neste leilão só pra sacanear a Apple, pois bilhões a Sammy também tem! rsrs Esperem um leilão durar dias manolhos.
Luandersonn
Por sorte, empresas não são adolescentes de 14 anos, apesar do Google se comportar como uma várias vezes.
Claudio H.
pelo lulz.
Michael F. Assis
Acho que seria interessante se a Samsung ganhasse o leilão desta marca em kkkkkkkkkk, ela iria conseguir que a Apple não vendesse iPhone no brasil, pelo menos não com esse nome né kkk
Stephanie Soares Rocha
Não creio que a Gradiente será leiloada, logo resolvem esse problema com o BB, já que recuperaram-se da crise, segundo eles. E quanto querer a marca "iphone" para seus celulares no Brasil, acho mais que justo ganharem essa de uma vez, já que a patente foi liberada antes da Apple trazer o deles pra cá e tecnicamente, o iPhone não existe no Brasil. Porém, se o pior acontecer e a empresa vir a leilão, tomara que Apple e Google entrem na briga, pois estou louca pra ver mais essa disputa... Só do monte de processos que a Apple tá movendo contra todos que "julga ser ameaça", seria gostoso vê-los perder uma vezinha sequer *-*
Redman Rey
Pela zuera
@brunogdb
Para cutucar a Apple e garantir ótimas gargalhadas.
Lekynus Sama
cutucar a apple oras, a apple é muito arrogante, acha que pode tudo, mesmo sendo um latino do mundo da tecnologia
EDI LOPES
Pelo tanto de processo que a Apple move contra o Android.
Daniel Teixeira Dos Santos
E porque diabos o Google faria isso?
EDI LOPES
ja pensou que louco, o Google usar seus bilhoes de dolares e comprar a marcar Iphone no Brasil srsrsrsr
RamonGonz
mas é danadinho esse banco do brasil hein!!
Helbert Luiz Paulino
Apesar da jogada da Gradiente de querer obter direitos com sua marca... acho mto tosco. Já que o nome era um nome tão respeitado, graças à Apple, por que não fazer um telefone TOP? A impressão que eu tenho é que a marca Gradiente está falsificando algo...
Raphael Rios Chaia
A Gradiente já apresentou embargos hoje mesmo para fechar acordo com o Banco do Brasil. O problema logo logo se resolve :)