Início » Aplicativos e Software » Ubuntu 13.04 Raring Ringtail está disponível para download

Ubuntu 13.04 Raring Ringtail está disponível para download

Nova versão do Ubuntu traz melhorias de desempenho

Paulo Higa Por

Como previsto, a Canonical liberou hoje a nova versão do Ubuntu. Além de trazer softwares atualizados, o Raring Ringtail possui melhorias de desempenho, fator muito importante para a chegada da distribuição aos dispositivos móveis. O Ubuntu 13.04 também marca a diminuição do tempo de suporte: as atualizações de segurança, que eram liberadas por 18 meses após o lançamento para versões não-LTS, agora serão distribuídas durante nove meses.

ubuntu-13-04

No anúncio, a Canonical afirma que o desempenho em dispositivos com hardware mais simples, como smartphones e tablets, foi o “principal foco” para este lançamento. O Ubuntu 13.04 possui “tempos de resposta significativamente menores e um consumo de memória reduzido que beneficia todos os usuários”.

O Ubuntu 13.04 traz kernel Linux 3.8.8, LibreOffice 4.0 e Unity 7, já com as otimizações. Nos repositórios está disponível para testes o MIR, novo servidor gráfico da Canonical que substituirá o X e permitirá que o Ubuntu funcione em diferentes dispositivos com o mesmo código. Também há um SDK para que os desenvolvedores possam criar os primeiros aplicativos nativos para os futuros smartphones e tablets com o sistema.

O pessoal do OMG! Ubuntu! gravou um pequeno vídeo mostrando as novidades do Ubuntu 13.04:

Para atualizar o Ubuntu para a versão 13.04, basta teclar Alt+F2, executar “update-manager” e seguir as instruções. As imagens de instalação podem ser baixadas nesta página. O instalador para Windows, que baixa o Ubuntu e o instala numa partição virtual, não será liberado nesta versão – se você não quer particionar seu HD, a recomendação é usar o Ubuntu a partir de um pendrive.

O Ubuntu 13.10, que deverá ser liberado no final de outubro, já tem nome: Saucy Salamander, algo como “Salamandra Atrevida”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
nerds atualizando, heyho
fiokoo
Como se mudasse muito vir instalado ou eu baixar depois... O mint facilita a vida pelo menos
strikeavatar
O Ubuntu 13.04 realmente esta super rápido \o/
Bruno Rodrigues
aqui da 12.10 actualizado para a 13.04 esta bem mais rápido,não acho Ubuntu Lento,acho que é o PC de quem diz que é lento que é lento hehe
Lekynus Sama
um codec é uma propriedade intelectual e como tal tem um dono, vc não pode sair usando sem autorização, por isso as distros não vem com certos codecs e ferramentas já instalados, tendo que o usuario instalar posteriormente por si mesmo, oque o mint faz, como o amigo ai de cima já falou não é certo.
Lekynus Sama
o note tem 2GB de ram, ta tranquio, só queria saber por desencargo.
?o??
Lekynus, se eu fosse você não instalaria o Ubuntu em um computador com 512 MB, eu ja tentei fazer isso e o sistema fica totalmente lendo. Só para você ter uma ideia, mesmo utilizando a versão mais light o Lubuntu o sistema ainda fica lento.
Felipe Autran
Acho que esse é o grande acerto. Ter toda a compatibilidade do Ubuntu, mas melhorar nos pontos onde pode. Não sabia que pra reproduzir DVD tinha as mesmas restrições.
ricardo
Ok, mas quem não gostou tem uma infinidade de outras distros para escolher. Eu acho o Ubuntu excelente para atrair novos usuários, o que é mais importante que somente servir ao deleite dos linuxers mais aficionados.
ricardo
Correção: Alguma "coisa" está errada.
ricardo
Não é possível que esteja lento nessa configuração. Alguma está errada.
Alexander Piazzi
O Ubuntu não traz codecs e plugins por padrão por uma unica razão: restrições e o Mint não passa de uma refisefuqui do Ubuntu nada mais que isso. O que o Mint faz é violação da GPL. Debian, OpenSuSe, Fedora as verdadeiras distribuições não trazem codecs e plugins instalados.
fabforoni
Aqui também obtive uma boa melhora no desempenho geral do Unity. Estou gostando bastante.
Felipe Autran
Concordo. Fiz um backup e vou ficar usando essa nova versão por um tempo. Quando sair o novo Linux Mint eu decido se mudo pra ele ou continuo no Ubuntu. A Canonical tá tomando umas decisões muito estranhas ultimamente e nem sempre é pra facilitar a vida do usuário acostumado ao Windows, como muita gente falou. Se fosse assim faria como o Linux Mint e viria já com todos os codecs e plugins ativados, propaganda da Amazon no meio do sistema operacional não ajuda. Não acho nada prático ter que fazer gambiarra pra poder assistir a um DVD no notebook, no Linux Mint não tem isso.
Vinnicius Araújo
Tenho um i3 com 3GB de RAM com placa de vídeo Intel HD 3000 e o Ubuntu está muito rápido mesmo!
Exibir mais comentários