Xperia ZQ, o topo de linha da Sony

Smartphone tem processador quad-core, câmera de 13 MP e tela de 5 polegadas.
Sony Xperia ZQ é compatível com o 4G brasileiro.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas
sony-xperia-zq-em-maos

A Sony convidou a mídia para apresentar o Xperia ZQ, novo smartphone topo de linha para o mercado brasileiro. Com hardware parrudo, o aparelho entrou em pré-venda no começo de abril por R$ 2.049, com a dura missão de concorrer com gigantes como o LG Optimus G e o Samsung Galaxy S4. Tivemos a oportunidade de brincar com o lançamento da Sony por alguns minutos e aqui estão as primeiras impressões.

Em termos de hardware, o Xperia ZQ gera grandes expectativas. Ele tem processador quad-core Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, com slot para cartão microSD. A câmera tira fotos de 13 megapixels, e a promessa é que ela se dê bem em ambientes com baixa iluminação. A tela de 5 polegadas tem resolução de 1080×1920 pixels, o que resulta em uma altíssima definição de 441 ppi.

sony-xperia-zq-em-maos-lateral

Durante o pouco tempo em que testei o aparelho, pude notar pequenos engasgos nas animações ao navegar em algumas telas, mas esses probleminhas foram bem raros e não afetaram a experiência. Com tanta RAM disponível, alternar entre vários aplicativos é uma tarefa trivial. Jogos rodam muito bem, obrigado: Dungeon Hunter 4, por exemplo, possui gráficos bonitos e detalhados, mas a GPU Adreno 320 parece dar conta do recado com um pé nas costas.

A interface Experience Flow da Sony tem bastante personalidade e lembra pouco o Android concebido pelo Google; além disso, alguns aplicativos nativos, como o player de música e a galeria de fotos, foram substituídos por soluções próprias da fabricante japonesa. Entretanto, isto não é um ponto negativo: os aplicativos possuem belas interfaces e trazem recursos novos em relação aos originais, mas sem exagerar.

sony-xperia-zq-em-maos-traseira

O design agrada bastante. A tela de 5 polegadas ocupa quase toda a parte frontal (75%, segundo a Sony), deixando o Xperia ZQ bem compacto. A textura na traseira, o diferenciado LED de notificação na parte inferior e os detalhes em metal na carcaça passam boa impressão e valorizam o aparelho, fazendo ele realmente parecer que é um topo de linha.

Ainda há muito o que testar: precisamos dar uma olhada melhor no sistema, analisar a qualidade da câmera e ver como ele se comporta no uso diário, inclusive no consumo de bateria. Estamos com um Xperia ZQ novinho em folha, então espere pelo review completo no Tecnoblog nas próximas semanas!

Joe Takata, gerente de produtos da Sony Mobile Brasil
Joe Takata, gerente de produtos da Sony Mobile Brasil

Em tempo: alguns leitores nos alertaram sobre um rumor que marcava a chegada do Xperia Z ao Brasil para maio. Conversamos com Joe Takata, gerente de produtos da Sony Mobile Brasil, que negou a informação; oficialmente, apenas o ZQ será lançado no país.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados