Início » Celular » Samsung Galaxy S4 sobe a barra dos smartphones high-end

Samsung Galaxy S4 sobe a barra dos smartphones high-end

Avatar Por

A família Galaxy é grande e engloba tablets, smartphones, foblets (essa palavra horrível que a gente evita usar para falar de dispositivos que misturam tablet e smartphone) e até câmera. Um dos membros mais novos dela é o Galaxy S4, smartphone topo de linha que foi apresentado no Brasil na semana passada.

Passei os últimos dias usando o Galaxy S4 como smartphone principal e explorando seus recursos para dizer se ele pode ser considerado membro de uma nova geração de smartphones ou se é apenas um Galaxy S III com umas coisinhas a mais.

Design

s416

Em comparação com seus predecessores, o S4 parece mais com o S III, mas dá para notar diferenças mesmo com as dimensões praticamente iguais: ele mede 136,6 x 69,8 x 7,9 mm (contra 136,6 x 70,6 x 8,6 mm do S III) e pesa 130 gramas, apenas 3 gramas a menos que o antecessor. Visualmente, os cantos são menos arredondados e as bordas da tela são mais finas.

Eu sempre defendi a tal traseira de plástico da Samsung. Tenho um Galaxy S II há algum tempo e nunca me incomodou; a meu ver, se for bem trabalhada para não destoar do visual premium do aparelho, não há problemas. Mas, ao ver o S4, há algo na traseira de plástico que não cai bem. Apesar do acabamento espelhado e do logo da Samsung prateado em alto relevo, ela deixa muito a desejar em comparação ao LG Optimus G e sua traseira de vidro, por exemplo. Ainda mais quando lembramos que ele custa mais de 2 mil reais. Merecia um acabamento mais refinado.

A S View, capinha que acompanha o aparelho, é mais que uma proteção. Ela passa a fazer parte do S4, já que é preciso remover a parte traseira para colocá-la. E ela é ainda mais "pobrinha", sem o escrito em relevo e o efeito espelhado. A aba que protege o aparelho é emborrachada com um visor na parte superior que mostra o horário, as notificações e se há alguma chamada sendo recebida. É possível atendê-las sem abrir a aba, mas param aí as interações possíveis. Ao fechar a aba, a tela é bloqueada; ao abri-la, o visor acende para ser desbloqueado.

s409

No fim, a tal S View é mais uma encheção de saco do que algo realmente efetivo. Ainda mais quando lembramos que o vidro do S4 é Gorilla Glass 3, ou seja, bastante resistente a riscos.

Mesmo não sendo um aparelho pequeno, com tela de 5 polegadas, não chega a ser tão enorme a ponto de atrapalhar a pegada, ainda mais para quem tem mãos grandes. O dedão alcança até os ícones dos cantos, então dá para mexer com uma só. A única reclamação é em relação aos botões sensíveis ao toque na parte inferior, de "menu" e "voltar", que ficam numa faixa bem estreita e causam vários toques acidentais em outros ícones na tela. O botão físico, por sua vez, está mais centralizado que no S III.

Tela

A tela do S4 tem tudo do bom e do melhor: Super AMOLED e resolução de 1920×1080 pixels, cores saturadas, preto profundo e muito brilho. Não por acaso, ela arranca suspiros de quem a vê pela primeira (e segunda, terceira...) vez.

Apesar disso, utilizá-lo ao ar livre em dias ensolarados pode ser bem chato. A visibilidade, mesmo com o brilho no talo, não é das melhores, especialmente em cenas escuras. E, como o vidro é brilhante, é fácil ver seu próprio reflexo misturado com os ícones.

Com resolução Full HD, dá para assistir vídeos com uma qualidade incrível para um dispositivo portátil. E, como ele tem 16 GB de memória interna (na teoria; na prática, o espaço total para o usuário é de 9,15 GB, expansível via microSD de até 64 GB), dá para levar algum entretenimento em vídeo que ocupe esse espaço.

Hardware

O smartphone que recebemos é o que tem compatibilidade com 4G, ou seja, é o de processador Snapdragon 600 de quatro núcleos de 1,9 GHz (há outro modelo, sem 4G, com processador octa-core). O sistema operacional que vem instalado é o Android 4.2.2 Jelly Bean e também há 2 GB de RAM.

Como resultado, ele é muito agradável de usar. Extremamente fluido e responsivo, sem dar nenhum trabalho para abrir apps ou navegar entre eles pelo gerenciador de aplicativos. Mesmo as tarefas que fazem com que ele demore um pouco mais, como iniciar a câmera ou tocar um vídeo, não chegam a ser lerdas e demoram menos de dois segundos para serem concluídas.

Como era de se esperar, os testes de benchmark tiveram resultados astronômicos. Com o Quadrant Standard, foram 12.316 pontos; com o AnTuTu, 24.694; e com o Vellamo, 2.099. Em comparação, o Sony Xperia ZQ, que terá um review publicado aqui no Tecnoblog em breve, obteve 7.413 pontos no Quadrant, 20.724 no AnTuTu e 2.186 no Vellamo.

Multimídia

A Samsung incluiu players nativos de vídeo e música no S4, mas se esqueceu de colocar rádio FM. Essa não é uma ideia nova, mas uma tendência que, infelizmente, está crescendo cada vez mais nos smartphones, como se as empresas trocassem o rádio FM por infravermelho.

O player nativo de música tem, no menu Configurações, algumas funções interessantes. Por exemplo, há 15 opções pré-definidas de equalização do SoundAlive, sendo quatro delas disponíveis apenas para fones de ouvido (efeito de amplificador da válvula, 7.1 canais virtual, externalização e reforço de graves), além do equalizador personalizável. É possível aumentar ou diminuir a velocidade da música e definir um nível padrão de volume, para o qual o aparelho ajusta todas as faixas que forem tocadas.

Outra função bacana é a Salão de Música. É um diagrama com 25 quadradinhos, cada um "escondendo" uma música, que fica classificada entre entre Apaixonada, Excitante, Alegre ou Calmo. Dá para dizer que monta playlists de acordo com o humor de quem está ouvindo.

print_sala

O player de vídeo é bem mais simples e praticamente se limita à função de... reproduzir vídeos. Ele reúne todos os vídeos do aparelho automaticamente numa galeria, o que facilita na hora de escolher o que assistir. Para assistir enquanto mexe em outras funções do celular, o player vira uma janelinha flutuando  em primeiro plano - uma mão na roda para quando precisar abrir o email enquanto assiste um seriado, por exemplo, sem ter que pausar e minimizar o aplicativo.

Sobre os formatos aceitos, o S4 rodou sem problemas áudio em MP3, FLAC e AAC. O player de vídeo aceitou MP4, AVI, MKV e WMV, formato para o qual ele converte vídeos transferidos pelo computador.

Sensores

Uma das maiores graças do S4 são seus sensores, que permitem controlá-lo sem o toque. Eu esperava que eles fossem mais precisos, mas, de modo geral, não decepcionam.

Todos os sensores ficam na parte superior, então não espere que eles funcionem se tentar fazer os gestos na parte inferior.

Dois deles reconhecem movimentos da cabeça: o que permite rolar a tela para cima ou para baixo apenas com o movimento dos olhos e o que pausa o vídeo quando o usuário desvia sua atenção, e volta a tocá-lo quando ele volta a olhar para a tela.

Já começo dizendo que, apesar de funcionarem, os dois são uma mentira. Eles não reconhecem o movimento dos olhos, mas da cabeça. O de rolagem é um pouco difícil de dominar, já que, mesmo que a tela seja grande, não é necessário movimentar a cabeça para ler até o fim da página. Portanto, o sensor não se aproveita de um movimento natural.

s423

Além disso, não consegui utilizá-lo em uma situação do dia a dia, apenas na página de teste. Estranho.

O sensor de pausar vídeos, por sua vez, é bastante responsivo e natural, mas pode ser bem inconveniente às vezes. Duas situações nas quais o desabilitei: uma quando quis ver um vídeo com o celular abaixado e a cabeça encostada na parede, com apenas os olhos no aparelho, e outra em que o deixei tocando o vídeo ao meu lado enquanto eu almoçava. Nas duas, ele reconhecia que eu não estava olhando e pausava o tempo todo.

É possível também controlar o smartphone com as mãos sem tocar a tela, apenas aproximando e fazendo os gestos certos na vertical e na horizontal. Dá para controlar a rolagem vertical de páginas da internet e passar por itens na galeria.

Mas, no fim, todos esses sensores parecem ter uma função muito mais cosmética que útil. A impressão que fica é a de que serão ativados para mostrar para alguém e desativados ou ignorados logo em seguida.

O S4 pode ainda medir a temperatura e umidade do ambiente. Creio que isso seja para a própria proteção do aparelho, mas um dos apps nativos, o S Health, utiliza essas medições para dizer se o ambiente está confortável o bastante para praticar atividades físicas.

Interface e aplicativos

O S4 vem com uma porrada de aplicativos que podem ou não ser úteis. São praticamente três telas no menu que já chegam lotadas de coisas dele mesmo, como alguns jogos da Gameloft, Dropbox, Trip Advisor, Flipboard e vários da própria Samsung.

Como a própria empresa fez questão de apresentá-los junto com o S4, é bom falarmos deles na prática. Já comentei sobre o S Health, que tem a intenção de ser um personal trainer que conta seus passos e calorias para te deixar em forma. Há outros:

Story Album: que faz álbuns virtuais de fotos, com legendas e formatos personalizados. Dá para compartilhar em JPG ou PDF e, se tiver mais de 10 páginas, solicitar a compra (!!!).

S Memo: para escrever notas utilizando texto, fotos e rabiscos. É possível exportar em JPG, PDF ou no S Memo, além de adicionar a um compromisso no S Planner.

print_notas

S Planner: calendário que sincroniza com o do Google para as contas que você escolher. Não tem nada de mais, mas o visual é bonito.

print_calendar

S Translator: tradutor que promete ser uma mão na roda para quem viaja para um país de língua desconhecida. Na prática, fica a dúvida se é, de fato, tão eficiente. Testei de português para inglês, e vice-versa, que são as línguas que falo. O resultado, digamos, não foi muito perfeito.

print_tradutor

S Voice: comando de voz. Só reconhece e responde em inglês. É preciso saber exatamente quais comandos são aceitos e quais palavras dizer, porque a inteligência é bem artificial. Mas dá para trocar umas palavras de amor.

print_voice

Além desses apps, outro app legal é o WatchON, que utiliza o infravermelho para transformar o smartphone em controle remoto para TV, DVD, Blu-ray, projetor e outros. Queria ter testado o Group Play, que foi o que mais gostei na apresentação do smartphone, mas é necessário ter amigos com o S4 para utilizar. Esse app permite compartilhar músicas, fotos, documentos e jogar com mais pessoas. O compartilhamento de músicas parece ser bem legal: cada um dos celulares assume um canal.

Câmera

Um dos maiores destaques do S4, se não for o maior, é a câmera. Ela tem 13 megapixels, praticamente igual a uma compacta, e produz fotos muito bonitas com resolução de até 4128x2322 pixels. No tamanho normal, dá para ver alguns ruídos até em cenas com boa iluminação. Por exemplo, as copas de árvores não têm muita definição, mas não chega a ser um grande problema.

Falando primeiro das fotos, quem assistiu ao evento de lançamento viu que há inúmeros modos de fotografia. Lembrando que o S4 é um smartphone pensado para acompanhar a família em todos os momentos, há alguns bem legais para fazer registros de passeios. Outros, parecem apenas uma ideia que não deveria ter passado o brainstorming.

É o caso da captura de imagem que utiliza a câmera frontal e a traseira ao mesmo tempo, perfeita para, por exemplo, fazer com que toda a família saia numa mesma imagem sendo que quem bate a foto aparece em um quadradinho que lembra um selo. Sério que é tão incômodo pedir para alguém bater a foto?

Como deveria ser usada X melhor uso

Como deveria ser usada X melhor uso

Enfim, seguindo em frente para falar dos modos de disparo. São os seguintes:

Automático: modo padrão, escolhe automaticamente as melhores configurações para a cena. Mas, se quiser fazer ajustes manuais, vai ficar querendo; como é de se esperar para uma câmera de smartphone, pode-se arrumar pouca coisa, como os valores de ISO ou exposição.

Embelezar rosto: um Photoshop rápido e automático, que tira imperfeições da pele e dá uma iluminada.

foto_melhorada

Melhor foto: faz uma sequência de oito capturas e salva apenas as que você escolher como melhores. Bom para capturar cenas movimentadas.

Melhor face: mesma coisa do anterior, mas serve para tirar fotos de um grupo. Faz cinco disparos contínuos, para o usuário selecionar as melhores faces e montar uma foto em que todo mundo ficou bonito.

Foto com som: após tirar a foto, permite gravar até 9 segundos de áudio. Curiosamente, o arquivo fica salvo em JPG.

Ação: tira várias fotos de um mesmo objeto em movimento e as combina em uma única.

Foto animada: captura alguns segundos de imagem animada (não em vídeo, em GIF) e permite fazer uma edição rápida: diminuir o tamanho da gravação, deixá-la em loop, selecionar uma região para não mexer... É como o Cinemagraph, mas sem a parte social.

Brilhante (HDR): combina várias fotos com exposições diferentes para criar uma com efeito HDR.

Apagador: faz cinco imagens para remover automaticamente objetos que estejam em movimento; por exemplo, alguém que passou na frente da câmera na hora da foto.

print_apagador

Panorama: modo panorâmico com o trunfo de manter o foco ao longo de toda a imagem e não causar distorções bizarras, como cortar um pedaço da paisagem na hora de encaixar as fotos.

panorama

Esportes: para fotografar movimentos rápidos.

Noturno: em ambientes com baixa luminosidade, faz fotos com mais brilho sem utilizar o flash. Pela câmera frontal, o resultado num quarto fechado durante o dia é incrível; pela traseira, nem tanto. No tamanho original a foto, claro, fica com bastante ruído e falta definição. Mas dá para o gasto.

foto_noturno

Os vídeos têm resolução máxima de 1920x1080 pixels (Full HD) e a captura de áudio é bastante sensível - o que por um lado é ótimo, porque grava vozes com bastante fidelidade, sem a necessidade de falar alto; por outro, nem tanto, porque captura ruídos do ambiente e, dependendo do lugar, fica uma barulheira.

A filmagem também tem suas frescurinhas. Dá para selecionar limite de gravação para MMS (mensagem multimídia; alguém ainda usa isso?), movimento lento (câmera lenta, com quatro velocidades possíveis) e movimento rápido (câmera acelerada, três velocidades). Também é possível fazer fotos durante a filmagem e utilizar o zoom.

A instabilidade comentada no vídeo é muito visível enquanto você grava; assistindo o vídeo depois, fica imperceptível.

Conectividade e acessórios

Nesse quesito, o S4 não ousa além do obrigatório. Ele tem uma P2 para fone de ouvido e uma microUSB, que é a porta que faz a conexão com o computador por um um cabo e carrega a bateria. Também é um infravermelho, item presente na maior parte dos topo de linha da atualidade, para usar o smartphone como controle remoto.

s419

Na caixa, acompanham o cabo, o carregador de bateria e um fone de ouvido que têm controle de volume e um outro botão que pode pausar músicas e atender ligações.

Curiosamente, todos os acessórios são brancos, mesmo se o comprador optar pelo smartphone na cor preta - perdão, Black Mint. A outra se chama White Frost.

Bateria

s411

A bateria do S4 tem 2.600 mAh e a colocamos à prova com o teste de bateria padrão do Tecnoblog. Nos dois tipos de teste, que simulam o aparelho em situações de uso moderado e uso intenso, ele começou com 100% da carga.

Ele terminou com 75% no primeiro teste e 54% no segundo - mais da metade da carga total. Ou seja, aguenta bem o tranco de um usuário que utilize diversas funções e dependa do celular o dia todo. Isso combina com a campanha publicitária do S4, que o coloca o tempo todo como um aparelho que acompanha a família em viagens, ocasiões especiais e no dia a dia.

Pontos negativos:

  • Preço abusivamente alto;
  • Recursos legais, mas de utilidade duvidosa.

Pontos positivos:

  • Câmera muito boa;
  • Longa duração da bateria;
  • Muito rápido;
  • Suporte a 4G brasileiro.

Conclusão

O Galaxy S4 veio para subir a barra dos smartphones high-end. Com processador quad-core, conectividade 4G, 2 GB de RAM, uma série de sensores que permitem controle por movimento e uma bateria poderosa, não há como negar: é um smartphone difícil de ser superado.

Ele espanta pela velocidade de resposta aos comandos, vem cheio de recursos diferentes, o design é bonito, a câmera é um show à parte, a tela hipnotiza. Tudo isso vem com um preço que, convenhamos, é ridiculamente alto: 2.499 reais (com 4G) e 2.399 (com 3G). Digno de objeto de desejo, e é difícil não desejar um depois de brincar um pouco com ele.

É difícil falar se é uma compra que vale a pena ou não. Talvez seja dinheiro demais para investir em um celular, mas o preço dos aparelhos topo de linha, atualmente, está nesse valor. E, como estamos falando de um aparelho que definitivamente é um topo de linha (talvez o topo do topo), o preço se justifica nesse contexto.

No entanto, apesar da configuração bruta, é difícil combater a sensação de que boa parte das novidades que o tornam tão especial estão mais para frescura do que algo que irá, de fato, fazer uma grande diferença na sua vida. Apagar pedestres da foto, sério? É tão difícil tirar uma outra foto ou pedir para as pessoas esperarem dois segundos enquanto você fotografa?

Enfim, o S4 tem o objetivo de ser um companheiro da família, o "registrador" de todos os momentos, seja pelas mãos dos pais ou dos filhos. Mas há momentos que não precisam ser registrados ou compartilhados com todo mundo.

Especificações técnicas

  • Bateria: 2.600 mAh.
  • Câmera: 2 megapixels (frontal) e 13 megapixels (traseira).
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11 a/ac/b/g/n, GPS, Bluetooth 4.0, NFC e USB 2.0.
  • Dimensões: 136,6 x 69,8 x 7,9 mm.
  • Kit contém: Samsung Galaxy S4, fone de ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB, manuais de instrução.
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 64 GB.
  • Memória interna: 16 GB.
  • Memória RAM: 2 GB.
  • Peso: 130 gramas.
  • Plataforma: Android 4.2.2 (Jelly Bean).
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 600 quad-core de 1,9 GHz.
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, barômetro, temperatura, umidade.
  • Tela: Super AMOLED de 5 polegadas com resolução de 1920x1080 pixels e proteção Gorilla Glass 3.
Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rick P
Melhorzinho com "Z" seu ignorante !
Neemias Netto
A bateria é muito fraca e o botão da frente está defeituoso . Fica fazendo suas funções sem eu precisar apertar ... isso é mt chato , as vezes estou em algum aplicativo e do nada ele sai sem que eu tenha tocado no botão !
rarafy
Vendo um Samsung Galaxy S4 I9500 Branco novo na caixa R$1000,00 Ligado apenas 1 vez para testar.
thedigu
Parei de ler quando vi isso "mas se esqueceu de colocar rádio FM". Estava todo entusiasmado em trocar meu SII velho de guerra por um S4, mas só de não ter rádio FM (meu companheiro de todas as tardes) já broxei total!
Kaio Marcelo
É um celular excepcional!!muito bom,rápido,camera e filmagem excelentes!! quanto a bateria,só é fazer as modificações certas pra economizar bateria e já era!!o melhor celular da família galaxy ,já lançado em todos tempos.
Deíde Crochês
Isso mesmo amor..
Hans Hans
O MEU S4 PORCARIA,!! VERDADE. DIZERAM QUE SUA VELOCIDADE SERIA MUITO BOA DEVIDO SEU PROCESSADOR SER UMA BALA, MAIS O MEU É LERDO, LENTO E AS VEZES TRAVA MUITO. A BATERIA NAO DURA UMA DIA. DEMORA RESPONDER A TOQUE, E AINDA ESTA COM A TELA TRINCADA, QUE SERIA A PROVA DE QUEDAS,. RSRSR
Hans Hans
a bateria do meu s4 porcaria, nao dura um dia, é lerdo, lento, e esquenta muito na mao. e tem mais a tela quebrada que diziam ser a prova de quedas. to com vontande de comprar iphone 5s. deve ser melhorsinho.
marioasj34
agora que peguei um celular mais invocado! um xperia Z1 que mastiga este S4 em tudo!mas até a semana passada meu guerreiro motorola V3 tava dando conta de falar fazer ligaçoes mandar sms e ouvir mp3 era só para isso que uso o cel mesmo!
Rafael Antonio da Silva
Meu S4 não atura meio dia no uso maximo...
Olívia Maria Ferreira
É dual chip?
cestrasulas
Qual a versão desse analisado, pois o meu não veio com a capinha??!
Jader Almeida
RECOMENDO MESMO , realmente é um excelente aparelho enquanto vendemos 10 iphones por dia , vendemos 25 galaxy s4 por dia. Vale a pena gente podem comprar aqui com segurança http://www.dexshop.com.br
Hemerson Silva
É china!
Jonathas Wilker Soares De Abreu Tostes
Caiu do meu bolso e quebrou somente a tela de lcd vazando o liquido interno, o vidro gorila glass não sofreu nenhum arranhão, na autorizada informaram que trocam apenas o conjunto inteiro não somente o lcd, resultado da brincadeira R$1.200.00 para concertar O.o
Heloisa Fialho
Great review! It's a great phone...pics r amazing. Thanks
Valcir Junior
vou compra o meu mas so qero ver se e bom
Gabriela Brandolise
Eu comprei um a 2 meses, antes da atualização pra Jelly Bean 4.2.2 o meu compartilhamento de músicas por S Beam funcionava, agora não mais :S Já restaurei e nada! Alguém sabe me informar o pq?
Elbe Miranda
Comprei um ontem, só esperando chegar para testar todas as funcionalidades!
pehter
Melhor smartphone de 2014 http://igg.me/at/ubuntuedge/x/4104953 - além de ser também um computador e será exclusivo!
Gabriel Silva
PRECISO DE AJUDA, A DOIS DIAS COMPREI UM GALAXY S4 NA FAST (LOJA FÍSICA) QUANDO ENTREI NA CÂMERA DO APARELHO FUI EM MODOS E PERCEBI QUE ESTAVAM FALTANDO ALGUNS MODOS COMO Foto animada, Ação, Brilhante (HDR) E Apagador .EU NAO SEI OQ EU FAÇO JA PROCUREI NA NET E NADA , PEÇO QUE ME AJUDEM SE PUDEREM SO COMPREI O APARELHO POR CAUSA DESSE EFEITO HELP
Tina Teixeira
Show!! Sonho de consumo!
Rodrigo Ferreira
Boa noite pessoal, Irei viajar e gostaria de saber se devo comprar o galaxy s4 ou o nexus 4? Porem so posso comprar o nexus 4 la fora e o galaxy s4 no brasil pois so tenho 800 reais e encontrei o nexus 4 por 650(la fora). e tambem gostaria de saber se o nexus nao esta muito defasado em relacao ao galaxy s4?Acho o nexus muito bonito e atende a todas minhas necessidades
naldo.jd
Na boa, R$2,5 mil num smartphone é muita coisa. Deveríamos como consumidores, boicotar esses lançamentos com preços abusivos. Mesmo sendo um baita aparelho como esse. Cadê a legislação sobre isenção de impostos para os smartphones?
Thiago Kozusko
FILIPE- Fale sobre esse assunto de Hardware com os Fanboys da Samsung. Software é o mais importante hoje e na MINHA opinião o WP é o melhor.
Felipe Mário
Creio que você seja nova aqui na internet.
Felipe Mário
Eu iria comprar mas a linha Nexus me chamou a atenção.
Maurício Rodrigues
Por esse preço eu comprei uma smart TV LG 3D de 42 polegadas linda, acabamento em prata e continuo falando muito bem com meu SII kkkkk
Oldon Machado
Peguei um S4 quarta-feira passada em substituição ao S2 que tinha. Neste caso, e isso não chega a ser uma surpresa, é mais ou menos como sair de um Toyota Corola pra um Porsche Cayenne. Mas o mais interessante é que a minha primeira opção era pegar o Xperia ZQ, que é um puta aparelho também. Mas quando você vê o Galaxy S4 lado a lado com seus concorrentes diretos (Xperia ZQ, Rarz Maxx HD, iPhone 5, Lumia 920...), realmente dá pra entender o por quê de a Samsung ser a líder mundial absoluta desse mercado. O bicho tá bem acima dos outros sem fazer muita força. E mais: essas funcionalidades "mudernas", como rolar a página com o movimentos dos olhos e passar fotos / ler e-emails com gestos, apesar de parecerem bobeirinhas pra quem não viu de perto, é muito, muito legal. Mesmo.
Cristina Nascimento
Obrigada pela reposta, Giovana, vou ler sim. Qnto aos retardados de plantão, #nemli! Podem apredejar pq só lerei o review mesmo.
tiagohenrique.1234
Amei o review, bem explicado... Um dos senão o melhor review brasileiro dele. E só pra constar também, vc é linda!
Claudio H.
Sério... você parou de ler uma matéria em um blog de tecnologia na internet porque usaram a palavra "porrada"? Então eu te recomendo desligar seu modem nesse instante, porque 99% dos outros sites espalhados pela internet vão ter palavras piores que essa.
Aparecido Barbosa
Poxa, 2500 dilmas em um smartphone, é muita grana, ainda mais com o "risco Brasil"de vc perder seu gadget para um fdp...mais por outro lado, esse é exatamente o mesmo valor que era vendido um Nokia N95, em 2007 (paguei 1600 em meu N73 nessa eépoca), ou seja, o valor se comparado com a época , ainda está bom, pois em 2007, o kg do tomate custava menos de R $1,50..já hoje em dia..... já pensou se a inflação dos smartphones seguisse a do tomate? Kkkkkk
Renan Ortega
Andei pesquisando e parece que a camera dele é bem melhor do que a do HTC One, se tivesse um acabamento melhor ia ser perfeito. Mas não deixa de ser um ótimo aparelho.
Thalles Mancha
No S2 Lite que eu tinha funcionava assim: apertar 2 vezes o botão de atender voltava música, 3 ia pra frente (ou o inverso, não lembro bem). Talvez seja esse o "segredo".
Wanderson Novais
Muito bem Giovana ótima resposta, cara leitora Cristina antes de ofender ou opinar em alguns blogs ou Sites, é muito importante saber escrever, lendo os comentários vir vários erros de Português, então, antes de sair tentando constranger os jornalista por conta de palavra ou frases que acha gírias de malandro ou coisa do tipo, olhe primeiro para sua escrita. Essa é minha opinião e tenho o direito de Expor.
Alexandre Souza Vasconcelos
po, parece ser um celular muito FOD_, mas precisa ser esse preço mesmo? 1. o problema é que mesmo reclamando do preço o povo compra, ou seja, o povo não faz a pressão no mercado para abaixar, todos reclamam, mas deixar de comprar e forçar o mercado a baixar o preço ninguém quer. 2. blz, imagina que eu junto essa grana vou na loja e compro, com o nosso pais legal, duas coisas, ou eu vou usar dentro de casa e/ou escondido, rapidinho para ninguém ver, ou eu perder para os "espertos" que vivem soltos por ai. Cara se isso acontece, é sério, eu choro no meio da rua, 2 pau e meio indo embora na mão de um vagabundo. aff, não, prefiro comprar lá fora (q tb não é tão barato, mas não chega perto do roubo que é aqui) ou esperar para ver se um dia abaixa o preço. mas, parece ser um celular FOD_ pra CARAL_ _.
Kessler
http://lh6.ggpht.com/-16pu310XeQg/UISTrc6QYPI/AAAAAAAABZk/x5kGbp_ChmQ/TOMA-AQUI-SEU-DIPLOMA-DE-RETARDADO.gif
Giovana Penatti
Danilo, como outro leitor comentou nesse post mesmo, eu "ditei" para o aparelho, não digitei a frase.
Giovana Penatti
Oi Cristina, desculpe se a escolha de palavras te ofendeu, não foi minha intenção. Se puder ignorar isso, ler o review até o fim e dar sua opinião, ficaria muito feliz :)
sias
Tenho um S3 e testei agora a pouco esta questão dos comandos...não funcionou a passagem de músicas, só comandou o volume. O SVoice funcionou como tu disse.
sias
Meu N73, que foi meu segundo GSM (o primeiro foi um 6111) está hoje com meu pai. O Fone dos Lumia, pelo menos do L900, é bem inferior aos antigos Nokia.
portela.thiago
Parabéns pelo review! Como disse no review do Xperia ZQ q o Paulo fez, não pago mais do q R$1500,00 por um telefone. Mas são bem conclusivas suas impressões sobre o hardware e os programas.
portela.thiago
mimimimimimimimimimimimimimimimimimi
Cristina Nascimento
"O S4 vem com uma porrada..." Nuss, parei de ler por aí. Minha opinião, não querendo parecer chata (mas acho q ao ver de mtos já sendo) e sei q não é nenhum palavrão nem nada, mas deveria deixar certas palavras mto populares (pra n dizer palavras torpes, de malandro) pra alguns comentaristas. Aliás é mto raro eu ver comentarista usar de certas palavras de baixo calão para se expressar aqui. Existem diferenças entre palavras irônicas e tipo piadinhas e esse tipo de expressão. Esse me parece um blog sério e seus jornalistas deveriam se portar como tais. Sei a hora e lugar de usar certas palavras e pelo q eu me lembre esse n é lugar pra usar esse tipo de coisa, pior ainda o responsável pela reportagem. Mais uma vez, se estou sendo mto chata, me perdoem mas é minha opinião e tenho direito de expor a mesma. Tenham um bom dia.
Bruno Guerreiro
Ah sim! E é igualmente óbvio que ela não escreveu, e sim "ditou" para o aparelho. Assim sendo, a função continua enquadrada na categoria "porcaria", por não identificar a tal vírgula.
Felipe Lima
Giovana, é casada? Tá namorando?
Edu.LERF
Provavelmente o S4 possui essa interação do fone com o Player, Pq essas funções descritas pelo Thiago Torres de tocar a música anterior ou a próxima segurando um dos botões de volume, bem como pausar e continuar a música com o botão de atender estão presentes no S3, então acredito que esteja no S4 também! Uma outra interação interessante é que segurando o botão de atender no fone, o aparelho abre o S VOICE, permitindo assim realizar comandos por voz (como ligações) sem retirar o aparelho da mochila, por exemplo.
rainorsergio
Ótimo review, ótimo celular. Passei um ano usando o Galaxy Note e gosto dos aparelhos da Samsung, mas agora troquei por um Sony Xperia ZQ e estou achando o acabamento do ZQ melhor.
Paulo Stahnke
Não vou gastar 2400 ou 2500 num aparelho para depois acontecer o que ocorreu essa semana. Depois de um ano e meio meu SII queimou a placa e querem no conserto mais do que paguei por ele na vivo. 880,00 reais por uma placa é um roubo.
Danilo A.
Quanto ao S Translator, a tradução foi errada porque a digitação foi errada. O certo seria "Olá, como vai?", ao dizer "Olá como vai", sem pontuação nenhuma, o sentido da frase muda completamente.
Hilal Naser
O Galaxy S4 não tem processador octa-core, ele tem 2 processadores quad-core... Um para tarefas simples e outro para app's/jogos pesados...
marlusher
Parabéns pela matéria. Review pra lá de completo.
marlusher
Falou e disse Carlos. E só pra constar, uma grande parte das "features" do S4 virão para o S3. Eu também possuo o Galaxy SIII e estou muito satisfeito com ele.
Alessandro Johnny
Olha esse versus bacana que o pocketnow fez comparando as duas versões: http://pocketnow.com/2013/04/30/galaxy-s-4-octa-vs-galaxy-s-4-quad-video
Aparecido Barbosa
E o desempenho? será que muda muito do modelo 3G(octacore) vs o modelo 4G(quadricore)?
Aparecido Barbosa
Tenho comigo até hoje,os fones dos meus N78(que espero que sirva nos Lumia atuais)e tbm tenho meu N73 Music Edition aparelho e fone(meu 1º GSM em 2007,não o vendo nem dou),esse que considero o melhor fone de ouvidos que já usei,vindo de um celular/smartphone,junto com o fone do S.E W810 que tbm era ótimo.... Quanto ao review,está excelente,e só me convence ainda mais de que devo juntar grana,para comprar um Lumia 820,pois Androi por hora,só no tablet mesmo
Rafaelluiz
Qual modelo de cartão ele usa, micro SIM, nano SIM ou o modelo "normal"?
Alessandro Johnny
O review mais bonito de todos. :)
Kessler
Não tem muito o que reclamarem, o calendário é igualzinho ao do iOS.
Wanderson Novais
Não entendi Kessler.
Kessler
É óbvio que a tradução ficou uma porcaria, está faltando uma vírgula que muda todo o sentido da frase.
Wanderson Novais
Olá Giovanna Fiquei muito feliz com essa sua Matéria, mais pesquisando um pouco mais sobre o assunto, encontrei algumas reclamações sobre essa Tecnologia, caso queira saber quais basta ler aqui. http://www.tecnovais.com.br/2013/05/5-problemas-que-os-primeiros.html
Allan Luiz
Não quero iniciar uma discussão boba envolvendo Apple fanboys vs Samsung fanboys (eu o/). Mas verdade seja dita, se até hoje estão cobrando 2600 pelo iPhone 5 (já obsoleto), qual o motivo da reclamação pelo simples fato da Samsung estar cobrando 2499 no lançamento do S4? Diferente da Apple, não dou 3 meses para Samsung baixar esse valor, agora o iPhone não baixa de preço nem com reza braba. É o custo Brasil. Se tem quem compre por 2300, 2400, 2500, 3000, por que eu iria vender por 1.999? PS: Excelente review! Parabéns ao Tecnoblog e em especial a nossa querida Giovana.
Elton
igualzinho, mas numa versão bem feia, isso porque já não acho os do iOS os muito bonitos, apenas ok. App de anotação é melhor usar um evernote e calendáiro o com a interface padrão do android é melhor, apesar do widget do S Planer ser beem melhor que o da agenda Google.
Raphael Rios Chaia
Sei que vai soar mais do mesmo mas só eu que lembrei do iOS vendo as fotos do app de anotações e do calendário? É praticamente a mesma paleta de cores.
sias
Lembra como era o fone que acompanhava o N95...o 5800...o N8? Deste tipo que falo. Muito práticos de usar e no caso do N95 (e do 5800 também) era possível usar qualquer fone junto ao controle original.
Thiago Torres
Você quis dizer em relação a segurar o botão Volume + para passar a música e o Volume - para reiniciar/tocar música anterior e o botão de atender ligação pausando/continuando a música?
FiLiPE'
Compra o Z, http://www.bitmart.com.br/ecommerce_site/produto_31478_4413_Smartphone-Sony-Xperia-Z-16gb-a-Prova-de-Agua-4g-Lte-Brasil-C6603-Preto
FiLiPE'
E o software? ao meu ver quem inovar com software, sensores e essas coisas vão sair na frente, motivo: ninguém quer saber de hardware mais,
@AntonioVeras
"Mas, no fim, todos esses sensores parecem ter uma função muito mais cosmética que útil. A impressão que fica é a de que serão ativados para mostrar para alguém e desativados ou ignorados logo em seguida." Me lembrou o Beryl. :D
sias
Que vem na caixa é óbvio. O que quis dizer é que o produto (fone) não acompanha o aparelho em tecnologia. Como disse, antes a Nokia fornecia fones com controle do player completo, e o fone separava no controle. Agora é só pra atender chamadas, assim como no S3 e S4. Um aparelho destes merecia um fone com qualidade e mais recursos.
sias
Totalmente inútil...
Matheus S. Bueno
Claudio, leia esse artigo: ( http://tecnoblog.net/130052/4g-por-um-triz/ ) se é que já não leu. Acredito que não é uma boa hora de se investir tanto money em algo (a tecnologia a lá brasil) duvidoso. O aparelho é FODA, mas a tecnologia 4G brasileira... Considere, se a troca for algo urgentíssimo, smartphones mais em conta como o Razr HD ou o Lumia 820.
Claudio H.
To na dúvida entre ele e o Xperia ZQ, problema é que dizem que o ZQ tem uma tela com cores muito "lavadas" e inferiores a outros smartphones no mercado. Mas em compensação o preço do S4 é impraticável.
Carlos Alves
Certamente o da direita é o com efeitos mas ainda prefiro a esquerda ao natural, bem mais bonito. :-)
Matheus S. Bueno
Que comentário mais inúti Fan boy!!!
Américo
... "Na caixa, acompanham o cabo, o carregador de bateria e um fone de ouvido que têm controle de volume e um outro botão que pode pausar músicas e atender ligações."...
Matheus S. Bueno
Com relação ao preço meu ponto de vista bate com esse artigo muito bom: ( http://gizmodo.uol.com.br/precos-de-smartphones-high-end-no-brasil/) Quanto ao review, gostei bastante. Achei um dos melhores. Muito embora questões levantadas como recursos duvidosos ou de uso questionável, em minha opinião não são duvidosos, afinal, elas vem para somar, ou até mesmo como um "start" inicial para que as idéias sejam aprimoradas por outros ou até mesmo pela Samsung. É também uma forma de mostrar que existe pontos a inovar. Cada usuário saberá o melhor uso que irá fazer dos recursos, bem como também o não uso pode matar uma ideia e levar a outro ponto para ser criado um novo recurso. Quanto ao celular, bom, existem duas coisas que me assustam compra-lo. Primeiro o preço e segundo é uma consequência do primeiro: R$2.499,00 por um smartphone com 4G, porém, e o debate em cima do 4G e suas palhaçadas no Brasil? E se implantarem a frequência 700Mhz? E a bomba que fica em suas mãos? Até logo.
sias
E o fone de ouvido continua sem acompanhar o aparelho....Diga-se de passagem até a Nokia, que tinha ótimos fones, com controles completos, relaxou...
emaildeguga
Nossa, até nos softwares a Samsung erra no design, nem copiando eles conseguem ser competentes!
Lucas Lima
Olha lá o álbum da Taylor... REEEEED
Rodrigo Almeida
Belo review!
Alysson Dinis
Excelente tira dúvidas.
Felipe Rodrigues
Evidente que é o lado direito. Repare que o lado direito está mais claro e a pela mais tratada em relação a da esquerda
TaylerPadilha
Giovana SUA LINDA!!!! Valeu pelo review, ótimo!
Amauri Messa
muito bom review,então mesmo pelo valor que alto e que dificilmente vai diminuir,vc indicaria o s4 ou s3 que tambem o valor não é tão abaixo do que o sucessor!
Lucas Herrera
Eu mexi ontem numa loja da Samsung em campinas, a velocidade é incrível, quando a gente acha que os celulares não podem ficar mais rápidos eles ficam. A tela é muito bonita também, mas eu não sou especialista em telas então não sei dizer o que ela tem de tão melhor que outras. Mas enfim, eu não pagaria o preço que estão pedindo, talvez eu o compre daqui a várias gerações de smartphones quando ele estiver num valor que caiba no meu bolso.
Thiago Marins
Adorei o review e só me fez ter certeza que ele é sim umótimo smartphone mas não vale a pena nesse preço, tem muita frescura e inovação, mas tem muito concorrente abaixo dele que faz coisas parecidas.
Jorge Henrique
Eu ainda prefiro o Nokia Lumia 920, mas certamente ele é um ótimo aparelho, no mundo Android perde só pro HTC One mesmo.
Marcelo Douglas
Nada que justifique o preço.
odiegoneves
ótimo revew.
Paulo Raphael
Então qual o lado da foto que usou o "embelezar rosto" ? e faltou dizer que não da pra usar a traseira do aparelho como espelho pois engorda
Guilherme
Adoro suas matérias Giovana <3
Carlos Filho
Ótima review. Demonstra claramente que não preciso trocar o S3 no S4. O questionamento básico do recurso x utilidade é sempre o fator decisivo pra se comprar um gadget - ou tudo. Pois bem, estou satisfeito com o S3, ele faz quase tudo isso, e o que não faz, não me falta. Cai como uma luva pra tal tela retina dos iGadgets e tantas outras baboseiras que empurram pros consumidores se sentirem satisfeitos. Li o texto e me perguntei: o que raios vou fazer com isso tudo? Nada, além de mostrar pra alguém e esquecer o assunto logo em seguida.