Início » Games » Microsoft demonstra IllumiRoom em imperdível vídeo de 5 minutos

Microsoft demonstra IllumiRoom em imperdível vídeo de 5 minutos

Tecnologia transforma toda a sua sala de estar em uma TV

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Antecipando sua apresentação de amanhã na CHI 2013, conferência sobre interação homem-máquina que será realizada em Paris, a Microsoft disponibilizou um vídeo de 5 minutos com a conhecida tecnologia de realidade virtual IllumiRoom. O vídeo é um deleite para os olhos, em todos os sentidos.

Imersão em jogos não é uma busca recente. A Nintendo já perdeu toneladas de dinheiro com o Virtual Boy, a Sony tentou implantar óculos 3D para os jogos do PlayStation 3, sem muito sucesso, e o Oculus Rift tem estrelado em todo noticiario de tecnologia, porém esbarra em duas sérias limitações comuns a este tipo de gadget: isolamento total do ambiente e, bem, você fica parecendo um alien com aquele trambolho na cabeça. Com o IllumiRoom a solução é bem mais elegante.

Através de um dispositivo que combina um projetor e um scanner 3D bem parecido com os sensores do Kinect e que pode ser colocado na mesa de centro da sala, o Illumiroom projeta para além da tela da TV imagens que harmonizam com o jogo. Não se trata apenas de projeção, mas de uma varredura completa do ambiente e interação gráfica com os elementos nele presentes (estante, quadros, decoração). É como se sua sala de estar se tornasse a visão periférica do que você está vendo na tela da TV. De bônus, qualquer pessoa pode participar da experiência visual, sem precisar de nenhum acessório.

Por enquanto, IllumiRoom continua sendo tratado como conceito para “um console de próxima geração”, nas palavras da Microsoft, mas especula-se que será lançado com o sucessor do Xbox 360, que será revelado oficialmente no dia 21 de maio.

Com informações: VG247.