Muita gente tem preconceito com ele, eu sei, mas o Viber é um aplicativo muito legal. Ele permite que você realize chamadas de voz e troque mensagens de texto através do seu smartphone pela internet de graça e a qualidade da chamada normalmente é boa até mesmo via 3G. Agora, o serviço deixou de ser restrito apenas para smartphones e traz novos aplicativos para Windows e OS X.

Uma das grandes novidades que o aplicativo trouxe para o desktop é o suporte a chamadas de vídeo em alta definição. Por enquanto, funcionam apenas em chamadas entre computadores, mas não duvido que em breve os aplicativos móveis também recebam esse novo recurso.

Entretanto, é perfeitamente possível realizar chamadas de voz no computador, tanto para outros computadores como para dispositivos móveis com o Viber instalado.

viber-desktop-osx

A integração entre o computador e o smartphone é muito interessante. Ele também utiliza seu número de celular para autenticar, e seus contatos e chats criados a partir da instalação ficam sincronizados em ambos os dispositivos. Mas as chamadas não tocam em nos dois: se houver atividade no computador, tocará nele. Caso contrário, no smartphone.

O recurso mais atraente é o de transferir chamadas. É perfeitamente possível atender uma chamada no computador e depois transferi-la para o celular, ou vice versa, sem maiores complicações.

No entanto, não pense que o Viber deverá substituir o Skype e outros serviços similares. Começando pelo fato de que ele não realiza chamadas para telefones, ou seja, a comunicação é restrita a usuários Viber. Além disso, faltam alguns recursos, como o de chamada em grupo ou compartilhamento de arquivos – no Viber, só é possível enviar imagens.

Viber para Android atualizado

O aplicativo para Android ganhou um visual completamente novo e redesenhado. Seguindo as diretrizes de design, a interface Holo agora é encontrada no Viber. A tela de atendimento de chamadas está mais próxima do que é encontrado no Android puro, assim como os botões e padrões de navegação.

viber-android-novo

O Viber é gratuito e está disponível para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e até mesmo plataformas como Symbian e Bada (!!). Para desktop, os aplicativos estão disponíveis para Windows e OS X.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados