Início » Computador » Seagate entra no mercado de SSDs para usuários domésticos

Seagate entra no mercado de SSDs para usuários domésticos

600 SSD é o primeiro da Seagate para o consumidor final

Paulo Higa Por

A Seagate é bastante conhecida por fabricar discos rígidos e outras soluções de armazenamento, mas até agora não havia entrado no recente mercado de SSDs para usuários domésticos. Isto mudou nesta semana: a empresa anunciou o Seagate 600 SSD, uma unidade de alto desempenho voltada especialmente para notebooks.

O Seagate 600 SSD estará disponível em modelos com 120 GB, 240 GB e 480 GB de armazenamento, com 7 mm ou 5 mm de espessura, este último voltado para notebooks mais finos. Todos são compatíveis com a interface SATA III de 6 Gb/s. De acordo com a Seagate, os drives atingem taxas de transferência de pelo menos 500 MB/s de leitura e 400 MB/s de gravação, com exceção do modelo de 120 GB, que alcança 300 MB/s de escrita.

seagate-600-ssd

A garantia funciona de uma forma bem peculiar: o 600 SSD tem três anos de garantia ou 72 TB de gravação de dados, o que for atingido primeiro (no modelo de 120 GB, o valor cai para 36,5 TB). Isso faz sentido quando consideramos a vida útil das memórias flash NAND, baseada em ciclos de escrita, mas ainda é estranho – outros fabricantes costumam limitar a garantia apenas pelo tempo, não pela quantidade de dados gravados.

Várias publicações receberam o Seagate 600 SSD. O AnandTech gostou do desempenho, mas cita o consumo de energia e a falta de criptografia por hardware como pontos negativos. O Tom’s Hardware também fez ressalvas quanto ao consumo energético e criticou a garantia limitada, mas diz que ele pode ser uma boa opção, desde que a Seagate venda pelo “preço certo”. A empresa ainda não divulgou os preços dos novos drives.

A página do Seagate 600 SSD está traduzida para o português e a assessoria nos confirmou que a empresa tem planos para trazê-lo ao Brasil. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Além do 600 SSD, a Seagate também anunciou o 600 Pro SSD, mais caro e voltado para usos profissionais, como aplicações em servidores na nuvem. Para os mais ricos, há também o SSD 1200, que usa interface SAS de 12 Gb/s e conta com uma garantia muito maior, de 5 anos ou até 14.600 TB de dados gravados no modelo com 800 GB de capacidade.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre SSDs

Com informações: X-bit labs.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jaws1974
WD para Servidor? Meu DEUS, quero você longe de meu Servidor... Samsung? O famoso "batedor de lata"? Se for Samsung Pro Series SSD, ai a coisa fica diferente. Sandisk SSD = Lixo.
Thiago Sabaia
Sempre usei essa marca e nunca tive problemas, olha que trabalho com servidores para hospedagem de sites.
portela.thiago
Com esse tamanho reduzido então, trazer de fora do Brasil é o que há... mas tem q ser logo antes que a política de impostos deles mude, como vem sendo noticiado.
Odilon Junior
Uso a linha barracuda da Seagate desde 2004 com meu primeiro HD de 80gb, depois para 500gb e depois 1TB. Nunca tive problema nesses quase 10 anos de uso com os HD's, só não me animo muito com o anuncio do SSD porque estou no Brasil e sei que o preço aqui vai chegar o olho da cara. Se eu conseguir alguém para importa 2 para fazer um Raid 0 é compra certa.
EFG
Western Digital... tu tá de brincadeira, né? Nunca mais compro essa marca diabo. Perder 4TB de dados pelo simples fato que o HD resolve pifar do nada e sequer dá um único aviso é sacanagem... Seagate é outra bomba, mas quando vai pifar, o SMART funciona e dá tempo de fazer backups. Samsung ainda não me deixou na mão, mas é MUITO barulhento.
Fernando Ferreira
Bom hd Samsung = HD Seagate então não conta http://tecnoblog.net/62881/seagate-compra-divisao-hd-samsung/ Western já tive problemas relatados por amigos, mas como era uso pessoal não coloco minha mão no fogo. Sandisk não tive contato direto ainda. As vezes vc não deu sorte com um fornecedor/revendedor. Questionei justamente porque vejo qualidade no produto deles, mas como vc mesmo ressaltou "essa é minha história"
mlhz
preciso comprar 2 deles. um para o note e outro para o desktop...preciso também que eles custem mais barato para poder realizar a compra. rsrsr
Iuri Amaral
Fernando, Recomendo atualmente Western Digital para servidores e PCs empresarias, e para pessoais Western Digital, Samsung, Sandisk. Lembrando que não sou dono da verdade mas a minha historia com Seagate foi traumatizante.
Gilvani Lima
Droga, entrei aqui só para saber o preço!
Fernando Ferreira
Iuri Amaral quais marcas você considera boa então ? Pois todos os hds da seagate que tive nunca deram problema e todos que conheço nunca se queixaram da marca e trabalho com TI tbm, mais precisamente com banco de dados.
Thiago Guedes
O Preço no Brasil é o que mais faz medo.
Iuri Amaral
Seagate? Pulo! Lixo de marca, imagina o que vão ser os SSDs!. Falo isso pro experiencia propria, ha 8 anos trabalhando com TI já perdi mais de 12 HDs da Seagate inclusive 2 top de linha deles em servidores DELL.
@AntonioVeras
Aguardando o ML.
Guilherme Reis
Já tem preço?