Asha 501 é o novo smartphone básico de US$ 99 da Nokia

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
nokia-asha-501

A Nokia anunciou hoje de madrugada, na Índia, o primeiro integrante da nova geração de smartphones de baixo custo da empresa. O Nokia Asha 501 será vendido pelo interessante preço de 99 dólares e roda uma nova plataforma da finlandesa: em vez do tradicional S40 para aparelhos baratos, temos um sistema operacional da Smarterphone, companhia que a Nokia comprou em 2012.

Muitos não classificam os Asha como smartphones, mas é esse termo que a Nokia usa para definir o Asha 501. A interface é controlada por gestos, como o MeeGo, e há duas telas principais: uma com a lista de aplicativos e outra com o Fastlane, uma espécie de central de notificações que mostra contatos e alertas de redes sociais e aplicativos, com as 50 atividades mais recentes.

Além de aplicativos Java, ele é capaz de rodar web apps, que podem ser desenvolvidos usando um novo SDK. A loja terá títulos gratuitos e pagos, e os desenvolvedores poderão incluir compras in-app. Vários aplicativos estão disponíveis ou serão lançados para a nova plataforma Asha, incluindo WhatsApp, Twitter, Facebook, Foursquare e Nimbuzz, além de jogos da EA e Gameloft.

O Nokia Asha 501 tem tela capacitiva de 3 polegadas (320×240 pixels) resistente a riscos e um único botão físico na frente, o “voltar”. Com bordas arredondadas e múltiplas cores, ele se parece com o Nokia Lumia 620 (leia o review), mas é bem leve (98 gramas) e compacto, apesar de ser gordinho: são 12,1 mm de espessura. Na traseira, há uma câmera de 3,2 megapixels. A Nokia inclui um cartão de memória de 4 GB na caixa.

O aparelho chega às lojas a partir de junho. No Brasil, ele será vendido a partir do terceiro trimestre, ainda sem preço definido, na versão dual SIM. Infelizmente, assim como está acontecendo com os smartphones Lumia, o Asha 501 chega apenas nas cores preto e branco – em outros mercados haverá vermelho, amarelo, verde e azul. A bateria, segundo a Nokia, dura nada menos que até 26 dias em standby na versão com suporte a dois chips.

Vale lembrar que, como o Asha 501 não tem conexão 3G (apenas GSM e Wi-Fi), ele não será beneficiado pela Lei do Bem, que zera alguns impostos de smartphones.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados