Mozilla oferece smartphones com Firefox OS para desenvolvedores com boas ideias

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 hora
firefox-os-3

Com tanta competição no mercado de smartphones, é difícil um novo sistema operacional sobreviver se não oferecer algo diferente e bons aplicativos. E parece que a Mozilla está trabalhando para que o Firefox OS forme um bom ecossistema antes mesmo de chegar ao público: eles estão oferecendo gratuitamente um aparelho para desenvolvedores que enviarem boas ideias de aplicativos.

A ideia é que você use o aparelho para testar seu aplicativo em condições reais e, de quebra, fortaleça a Firefox Marketplace. Atualmente, é possível desenvolver para a plataforma com a ajuda do Firefox OS Simulator, uma extensão para o Firefox que roda o Firefox OS no desktop. Os aplicativos são desenvolvidos usando HTML, CSS e JavaScript, e a documentação completa está no Mozilla Developer Network.

O aparelho oferecido é o Geeksphone Keon, um smartphone básico que começou a ser vendido em abril para desenvolvedores e entusiastas por 91 euros, com processador de 1 GHz da Qualcomm, câmera de 3 megapixels, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão microSD) e tela de 3,5 polegadas com resolução de 320×480 pixels.

Para participar, basta preencher este formulário descrevendo o aplicativo que você deseja desenvolver (ou portar) para o Firefox OS. Se a sua ideia for aprovada, a Mozilla vai enviar um Keon para você. A proposta pode ser enviada até o fim do mês ou quando o estoque de aparelhos acabar. Mais informações estão neste post do blog oficial da Mozilla.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados