Com tanta competição no mercado de smartphones, é difícil um novo sistema operacional sobreviver se não oferecer algo diferente e bons aplicativos. E parece que a Mozilla está trabalhando para que o Firefox OS forme um bom ecossistema antes mesmo de chegar ao público: eles estão oferecendo gratuitamente um aparelho para desenvolvedores que enviarem boas ideias de aplicativos.

A ideia é que você use o aparelho para testar seu aplicativo em condições reais e, de quebra, fortaleça a Firefox Marketplace. Atualmente, é possível desenvolver para a plataforma com a ajuda do Firefox OS Simulator, uma extensão para o Firefox que roda o Firefox OS no desktop. Os aplicativos são desenvolvidos usando HTML, CSS e JavaScript, e a documentação completa está no Mozilla Developer Network.

firefox-os-3

O aparelho oferecido é o Geeksphone Keon, um smartphone básico que começou a ser vendido em abril para desenvolvedores e entusiastas por 91 euros, com processador de 1 GHz da Qualcomm, câmera de 3 megapixels, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão microSD) e tela de 3,5 polegadas com resolução de 320×480 pixels.

Para participar, basta preencher este formulário descrevendo o aplicativo que você deseja desenvolver (ou portar) para o Firefox OS. Se a sua ideia for aprovada, a Mozilla vai enviar um Keon para você. A proposta pode ser enviada até o fim do mês ou quando o estoque de aparelhos acabar. Mais informações estão neste post do blog oficial da Mozilla.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Meneses
Esse firefoxOS parece promissor...
Felipe Autran
Pro usuário seria ótimo se fosse assim, mas duvido muito que não tenha como esconder o código.
Paulo Higa
Não sei como vai funcionar no Firefox OS, mas há várias ferramentas que decompilam *.apk do Android, certo? De qualquer forma, o usuário vai baixar o app diretamente da Firefox Marketplace. Não vai ter um botão "ver código-fonte" como nos navegadores desktop. Não vejo isso como um problema.
Julio Vasel
"Ele responde bem aos comandos" *demora 5 segudos pra conseguir mudar a página do menu* HAHAHAH
Rafael Gimenes Tejeda
Como o nosso amigo disse o próprio OS vai cuidar disso acredito que em como os apps para android que tb da para ser feito com a mesma arquitetura
Claudio H.
Provavelmente o próprio OS se encarrega disso... mas eu não sei ao certo. Só sei que se o código fonte do aplicativo for de fácil acesso por qualquer um vai dar muita polêmica.
gokernel
@Paulo Higa: "Os aplicativos são desenvolvidos usando HTML, CSS e JavaScript, ..." Caramba, e nada de app compilado para esconder a obra/trabalho/código ??? ... vejo como uma furada essa plataforma.