Início » Celular » Mozilla oferece smartphones com Firefox OS para desenvolvedores com boas ideias

Mozilla oferece smartphones com Firefox OS para desenvolvedores com boas ideias

Paulo Higa Por

Com tanta competição no mercado de smartphones, é difícil um novo sistema operacional sobreviver se não oferecer algo diferente e bons aplicativos. E parece que a Mozilla está trabalhando para que o Firefox OS forme um bom ecossistema antes mesmo de chegar ao público: eles estão oferecendo gratuitamente um aparelho para desenvolvedores que enviarem boas ideias de aplicativos.

A ideia é que você use o aparelho para testar seu aplicativo em condições reais e, de quebra, fortaleça a Firefox Marketplace. Atualmente, é possível desenvolver para a plataforma com a ajuda do Firefox OS Simulator, uma extensão para o Firefox que roda o Firefox OS no desktop. Os aplicativos são desenvolvidos usando HTML, CSS e JavaScript, e a documentação completa está no Mozilla Developer Network.

firefox-os-3

O aparelho oferecido é o Geeksphone Keon, um smartphone básico que começou a ser vendido em abril para desenvolvedores e entusiastas por 91 euros, com processador de 1 GHz da Qualcomm, câmera de 3 megapixels, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão microSD) e tela de 3,5 polegadas com resolução de 320x480 pixels.

Para participar, basta preencher este formulário descrevendo o aplicativo que você deseja desenvolver (ou portar) para o Firefox OS. Se a sua ideia for aprovada, a Mozilla vai enviar um Keon para você. A proposta pode ser enviada até o fim do mês ou quando o estoque de aparelhos acabar. Mais informações estão neste post do blog oficial da Mozilla.

Mais sobre: ,