Nokia anuncia Lumia 925

Design de metal e câmera aprimorada para tirar fotos com baixa iluminação

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
nokia-lumia-925-abre-2

A Nokia preparou um evento em Londres para anunciar o Lumia 925, novo smartphone com Windows Phone 8 que possui corpo de metal e policarbonato para deixá-lo mais leve e fino, além de uma câmera aprimorada de 8,7 megapixels para capturar “as melhores imagens com baixa iluminação”.

As especificações de hardware não fogem dos outros Windows Phones da Nokia: o Lumia 925 tem processador dual-core Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno (sem entrada para cartão de memória), metade da capacidade do Lumia 920. Há um modelo com 32 GB de espaço, mas será exclusivo para a operadora Vodafone.

Ele traz a nova tela AMOLED de 4,5 polegadas com resolução de 1280×768 pixels que vimos no Lumia 928, o que deve gerar cores mais saturadas e pretos mais profundos. A tela tem hipersensibilidade ao toque, que permite usá-la com luvas, e proteção Gorilla Glass 2.

A finlandesa tem dado bastante atenção para a câmera dos smartphones, inclusive no novo Lumia 925: segundo a Nokia, a câmera com sensor de 8,7 megapixels é formada por um conjunto de seis lentes (bem grandes, por sinal), suporta estabilização de imagem e tem dois LEDs flash. Assim como o Lumia 920, a câmera promete tirar boas fotos com pouca iluminação.

A câmera faz alguns truques: o modo Smart Camera captura 10 fotos de uma vez e oferece algumas opções para editá-las, bem como escolher a melhor delas. No futuro, a Nokia vai liberar uma atualização, a Nokia Lumia Amber, para incluir o recurso em todos os Lumias com Windows Phone 8. Essa atualização também deve habilitar o rádio FM em alguns modelos.

O design de metal resolve um dos poucos pontos criticados no Lumia 920: ele é consideravelmente mais leve (apenas 139 gramas, contra 185 gramas do irmão mais velho) e bem mais fino, com 8,5 mm de espessura, o que deixa o aparelho mais perto do iPhone 5 (7,6 mm) e Galaxy S4 (7,9 mm).

O Nokia Lumia 925 será lançado a partir de junho, na China e no continente europeu, por 469 euros sem taxas e subsídios, nas cores branco, cinza e preto. Capinhas traseiras que adicionam carregamento wireless serão vendidas separadamente, nas cores branco, preto, amarelo e vermelho.

Entramos em contato com a Nokia Brasil, que afirmou ter previsão de lançamento do Lumia 925 para o distante quarto trimestre, ainda sem preço definido. O aparelho já aparece no site brasileiro da Nokia.

É só isso. Nada de aparelho gigante com Windows Phone para competir com o Galaxy Note, nada de smartphone com câmera de 41 megapixels. Para quem quer tirar fotos com tanta resolução num celular, a única opção ainda é o Nokia 808 PureView (leia o review), que roda o velho Symbian. E nada de aplicativo oficial do Instagram, mas o Lumia 925 vai contar com o Oggl, da Hipstamatic, que envia fotos para o Instagram.

Atualizado às 08h44 com a previsão de lançamento no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados