Início » Celular » Nokia anuncia Lumia 925

Nokia anuncia Lumia 925

Design de metal e câmera aprimorada para tirar fotos com baixa iluminação

Paulo Higa Por

nokia-lumia-925-abre-2

A Nokia preparou um evento em Londres para anunciar o Lumia 925, novo smartphone com Windows Phone 8 que possui corpo de metal e policarbonato para deixá-lo mais leve e fino, além de uma câmera aprimorada de 8,7 megapixels para capturar "as melhores imagens com baixa iluminação".

As especificações de hardware não fogem dos outros Windows Phones da Nokia: o Lumia 925 tem processador dual-core Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno (sem entrada para cartão de memória), metade da capacidade do Lumia 920. Há um modelo com 32 GB de espaço, mas será exclusivo para a operadora Vodafone.

Ele traz a nova tela AMOLED de 4,5 polegadas com resolução de 1280x768 pixels que vimos no Lumia 928, o que deve gerar cores mais saturadas e pretos mais profundos. A tela tem hipersensibilidade ao toque, que permite usá-la com luvas, e proteção Gorilla Glass 2.

A finlandesa tem dado bastante atenção para a câmera dos smartphones, inclusive no novo Lumia 925: segundo a Nokia, a câmera com sensor de 8,7 megapixels é formada por um conjunto de seis lentes (bem grandes, por sinal), suporta estabilização de imagem e tem dois LEDs flash. Assim como o Lumia 920, a câmera promete tirar boas fotos com pouca iluminação.

A câmera faz alguns truques: o modo Smart Camera captura 10 fotos de uma vez e oferece algumas opções para editá-las, bem como escolher a melhor delas. No futuro, a Nokia vai liberar uma atualização, a Nokia Lumia Amber, para incluir o recurso em todos os Lumias com Windows Phone 8. Essa atualização também deve habilitar o rádio FM em alguns modelos.

O design de metal resolve um dos poucos pontos criticados no Lumia 920: ele é consideravelmente mais leve (apenas 139 gramas, contra 185 gramas do irmão mais velho) e bem mais fino, com 8,5 mm de espessura, o que deixa o aparelho mais perto do iPhone 5 (7,6 mm) e Galaxy S4 (7,9 mm).

O Nokia Lumia 925 será lançado a partir de junho, na China e no continente europeu, por 469 euros sem taxas e subsídios, nas cores branco, cinza e preto. Capinhas traseiras que adicionam carregamento wireless serão vendidas separadamente, nas cores branco, preto, amarelo e vermelho.

Entramos em contato com a Nokia Brasil, que afirmou ter previsão de lançamento do Lumia 925 para o distante quarto trimestre, ainda sem preço definido. O aparelho já aparece no site brasileiro da Nokia.

É só isso. Nada de aparelho gigante com Windows Phone para competir com o Galaxy Note, nada de smartphone com câmera de 41 megapixels. Para quem quer tirar fotos com tanta resolução num celular, a única opção ainda é o Nokia 808 PureView (leia o review), que roda o velho Symbian. E nada de aplicativo oficial do Instagram, mas o Lumia 925 vai contar com o Oggl, da Hipstamatic, que envia fotos para o Instagram.

Atualizado às 08h44 com a previsão de lançamento no Brasil.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nando Guns
FM transmitter é hardware, n software meu caro
Fernando Mancio
Boa noite, tenho um Nokia lumia 925 e não consigo abrir os jogos via Facebook ele pede para atualizar o adobe flash player, no entanto quanto tento aparece mensagem dizendo que que o adobe flash player não é compatível para o windows phone qual aplicativo posso usar para que abra os jogos?????
Thanara Corrêa
Lindo.
YanGM
Então você está comparando esse sr. Windows Phone com um 820?
Leonardo Ferraz
Nossa que máximo, e ainda tem gente que troca uma tecnologia dessa por um Android que trava pra caramba, cheio de vírus e propagandas!
Souza
Meu próximo Lumia...
YanGM
Performance é para os fracos.
Nicholas Oliveira Silva
Z + Z + Z = gastar mais bateria e aumentar o custo do aparelho. :)
Jorge Henrique
Pega o 820 então, simples. São várias opções já pra isso.
@mos_axz
Gamer querer " a melhor placa" realmente é imbecil. Um PC gamer de verdade procura o melhor custo benefício.
Gabriel
O que é um detalhe para muitos, pode ser um problema grave para outros. Algumas pessoas deixaram de comprar o Nexus 4 pelo mesmo motivo. Além disso, fica a indignação por eles melhorarem em vários aspectos o Lumia 920 e regredirem em um detalhe bobo que pode gerar problemas.
André Bocão
Concordo com o @kadugaspar, aí é você que está usando o espaço desnecessariamente! 12GB só de podcast? Podcast você ouve e apaga, ou guarda um ou outro que gosta mais. Se quiser baixa depois de novo ué! Eles tão sempre online, não precisa guardar tudo no celular. Mas aí cada um cada um né, o celular é seu, você usa como quer. Só acho que você esta reclamando a toa.
Kessler
A sorte da humanidade é que a mentalidade retardada "gamer" não é maioria nem entre os usuários de PC, que dirá nos smartphones.
@mos_axz
Costumo ouvir podcasts varias vezes. Talvez eu seja louco, mas me diverte...
@kadugaspar
Cara, desculpa perguntar, mas porque você mantém armazenados os episódios dos podcasts no seu aparelho? Você os ouve mais de uma vez? Eu pelo menos baixo, ouço e apago '-'
@kadugaspar
Lindo como todo Lumia posicionado no topo
@AntonioVeras
Sem slot para microSD não rola mano.
YanGM
Bom, a Nokia não é brasileira... e eu consigo usar o Google Play Music no 3G da TIM.
@mos_axz
A nuvem é uma boa ideia na Wi-Fi cara. Não sei como é o resto do país, mas aqui em Sergipe, depender de 3g pra fazer qualquer coisa é uma péssima ideia.
@mos_axz
Cara, é só 16GB. E estamos falando de um aparelho High End. O tipo de usuário que não consegue ocupar 16GB de espaço não precisa de mais que um 520 (eu mesmo uso um Lumia 800 e ele me serve bem na maioria das situações)

Meu Lumia 800 (que é Mid da geração anterior) tem 16 e tenho que deixar muita coisa fora dele. Pra mim 24GB é o suficiente, então um aparelho de 16 com um microSD de 16 já seria suficiente pra mim.

Só calcule o seguinte: 8GB de Nerdcast, 4GB de 99vidas e mais 500 músicas à 128kbps e já não cabe mais nada. E não quero um iPod ou um Zune por um motivo simples: É mais uma tralha pra carregar. O ponto alto do smartphone é não precisar carregar um iPod, um PDA e um celular.

Se fosse como no WP 7.5, eu não diria nada, afinal pro MicroSd funcionar é uma gambiarra incrível. Já no 8 não colocar expansível é sacanagem. Essa foi uma das mais importantes melhorias, na minha opinião, do WP 8. E considerando que outros aparelhos da Nokia (Lumia 620) tem, é sim estragar o aparelho topo de linha não ter algo tão importante para um Heavy User como espaço de armazenamento expansível.
YanGM
Um 3GS com iOS atualizado é pior que um Galaxy Y, isso eu te garanto.
Sua comparação não faz sentido, do que adianta um sistema X consumir Y menos recursos em um celular com Z hardware se um celular com Z+Z+Z com um sistema que consome Y a mais que o primeiro terá, no final das contas, um desempenho superior?
O Windows Phone 8 já resolveu o problema com os núcleos, por quê insistir em hardware ultrapassado?
E falta de memória não é problema grande se você não for fã de manter milhares de Apps instalados. A nuvem está ai, implorando para ser usada.
lucasv_vieira
"Estragou" o aparelho? Não força a barra! Mesmo que você coloque 500 músicas a 320kps não enche a memória do aparelho. Se seu foco é memória de armazenamento compre um iPod Classic ou então um HD externo! ;)
lucasv_vieira
Todo novo aparelho a Nokia apresenta 20 motivos bons ou novidades pra encher os olhos de qualquer comprador, mas sempre tem um "zé-mimimi" que vai lá, pega o único "porém" do aparelho e usa como pilar pra tecer críticas , falar que só por aquele motivo não compraria ou prever o futuro da companhia no mercado.
@mos_axz
Porque se o PC Gamer for nessa onda que você tá falando, vai comprar um computador caro e tão bom quanto os demais.

E isso não se repete nos smartphones porque o OS influencia mais. Compare um 3gs com um Galaxy qualquer de 833MHz e entenderá.

Acho o processamento do 925 bom pro que o WP consome. Em compensação sem expansão de micro sd estragou o aparelho completamente.
YanGM
Vou comprar esse PC mais caro que tem menos hardware porque ele é mais bonito.
SAID NO GAMER EVER.
Por quê raios isso não se repetira com smartphones? "Olha só o S4, tem 8 núcleos, deve rodar jogo de prei 2 até!"
arlyssb
Se for olhar pela sua lógica, nem a Nokia, Samsung, Apple, HTC precisariam mais fazer eventos de lançamento, porque TUDO é vazado antes.

Quanto ao seu anseio por um "quad-core", você tá querendo hardware só por querer, né? Sem nenhum motivo lógico... rs
Thiago Torres
Decepção... Fazer um evento para lançar um aparelho que todos já tinham conhecimento...

Nunca tive um Nokia e, para sair de meu Galaxy SII, quero um aparelho onde eu veja que poderei ficar uns 2 anos com possibilidade de atualização e, a meu ver, tem que ser um quad core, 2GB de memória e 32GB de memória interna (com entrada para SD) no mínimo.

O jeito é continuar esperando...
TaylerPadilha
Lumia 820 pra ti, chora.
Lucas Berquó
Muito bonito esse aparelho!
Rodolpho Freire
http://www.theverge.com/2013/5/14/4327026/nokia-lumia-windows-phone-update-fm-radio-july

All devices, except for the Lumia 620 that lacks an FM radio, will be updated to turn on an FM radio feature that has lay dormant in the handsets. Microsoft originally introduced Windows Phone 8 without the FM radio support.

Acredito que seja principalmente FM Radio, atenderia mais pessoas
Leandro Nascimento
Isso aí Nokia!!! Me senti até orgulhoso em ver o vídeo...
portela.thiago
16gb??? 16gb???? 16gb??????

AAAAAAAAAAAHHHHHHHHH.... se mata Nokia, não estraga o aparelho!!!! Quero voltar a comprar Nokia, mas com esse espaço interno e sem expansão para SD, não dá mesmo!
lucasv_vieira
Mas também tem canais falando "FM Radio" , assim como "FM transmitter" , o jeito é esperar pra ver o que vai ser :p
lucasv_vieira
Tecnoblog, a atualização Lumia Amber na verdade vai habilitar transmissão FM, pelo que tenho lido por aí.
TaylerPadilha
Achei bonito o aparelho.
@leossoliveira
Pra ser mais que perfeito só faltou o Flash Xenon. Ai provavelmente não existiria noite nas fotos do Lumia 925 kkkk.