Jelly-Bean

Depois de vermos o sistema operacional “vazado” num Galaxy S4 e num Nexus 4, o Google anunciou oficialmente a nova versão do Android, a 4.3 Jelly Bean.

Sundar Pichai, chefe do Android desde março, revelou alguns números sobre o Android. Até o fim de 2013, é esperado que a venda de tablets tenha superado a de computadores pessoais. Por isso, o Google tem investido nesse tipo de aparelho: em 2012 10 milhões de tablets foram vendidos. Em 2013, 70 milhões. A metade deles roda Android. A Google Play tem, atualmente, um milhão de apps e gera 2,5 vezes mais lucro por usuário que há um ano.

A maioria das características foram anunciadas como novidades do Nexus 7, porque ele é o primeiro tablet que já sai de fábrica com o Android 4.3

Falando do sistema, o Android 4.3 permite a criação de perfis diferentes e o controle do que cada um deles tem acesso. É possível, por exemplo, restringir áreas de aplicativos as quais cada usuário poderá ver, como as fases de um jogo que seu filho poderá explorar ou nas quais poderá gastar dinheiro para destravar.

O sistema também ganha suporte a OpenGL ES 3.0, o que é especialmente interessante para desenvolvedores de games; ele permite mais realismo nos gráficos, especialmente em reflexos, iluminação e texturas em resolução nativa de 1080p.

O Google Play tem algumas novidades. A busca ficou mais refinada, com a função de procurar especificamente apps para tablets. Outra novidade é o app Google Play Games. Parece familiar? É porque já havia sido mostrado no Google I/O. Além de reunir todos os games que o usuário tem instalados, funciona como um hub em que também dá para ver como seus amigos estão se saindo, inclusive com um leaderboard para ver quem tem mandado melhor.

Para dar um touché no Kindle, o app Texbooks permite fazer buscas, anotações, e retomar a leitura futuramente, além de sincronizar com a versão web e tornar possível ler tanto no tablet como no computador.Também é possível alugar livros por seis meses – bem útil para universitários, que normalmente precisam desembolsar uma bela grana em publicações.

As novidades anunciadas foram bem pontuais, sem nenhuma mudança dramática na última versão, como já havia sido comentado quando o sistema operacional foi visto no Nexus 4. Foi anunciado que ainda hoje aparelhos da linha Nexus receberão a atualização.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados