google-maps-novo

O Google Maps ganhou hoje suas maiores mudanças em oito anos de existência. A nova geração do serviço de mapas do Google, que será liberada inicialmente para alguns usuários mediante convite, faz recomendações de estabelecimentos, tem uma interface totalmente renovada, traz melhorias no algoritmo de rotas e integra algumas funcionalidades do esquecido Google Earth.

Não há mais uma barra lateral ocupando espaço na nova interface. O mapa agora fica em tela cheia, com alguns elementos sobrepostos, como o campo de busca. Os tons de cores no Google Maps mudaram e estão bem parecidos com os adotados nos mapas da Apple. E o mapa está mais interativo: clique num ponto e uma caixa mostrará mais informações, como locais relacionados e os melhores trajetos para chegar até lá.

Segundo o Google, quanto mais você usar o novo Maps, fazendo buscas, marcando lugares importantes e escrevendo resenhas de restaurantes e outros estabelecimentos, mais personalizado ele ficará. À medida que você usá-lo, o Maps fará recomendações de locais com base nos seus gostos pessoais e também nas avaliações deixadas pelo seu círculo de amigos no Google+.

O novo sistema de rotas mostra trajetos com diferentes meios de transporte no mesmo mapa para você comparar e escolher a melhor alternativa. Ele exibe a rota por carro (com informações sobre congestionamentos), transporte público, bicicleta e avião. Nesse último caso, o Google Maps pode exibir dados úteis, como o tempo de voo entre uma cidade e outra, bem como o preço da passagem.

google-maps-rotas

google-maps-rotas-2

Ainda não está claro se a rota por voos do novo Google Maps vai funcionar completamente no Brasil. A rota por transporte público já funciona em vários lugares do país: em São Paulo, por exemplo, o Google Maps mostra informações dos ônibus da SPTrans e EMTU, além de trens do Metrô e CPTM.

O aplicativo do Google Maps para Android receberá uma atualização em breve com as novas funcionalidades. O Google também anunciou que lançará uma versão para iPad, entre junho e setembro. Para comentar sobre o aplicativo para iOS, lançado para iPhone em dezembro, o Google disse que “as pessoas falaram que ele é rápido, simples, bonito… e não podemos deixar de dizer, mais preciso”, numa clara indireta ao problemático Apple Maps. Ai!

Visualização em 3D do Google Earth está disponível no novo Google Maps e pode ser usada sem plugins

Visualização em 3D do Google Earth está disponível no novo Google Maps e pode ser usada sem plugins

Para testar o novo Google Maps, peça um convite acessando este link. Os convites serão distribuídos a partir de amanhã e chegarão por email. Cheque sua caixa de entrada!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Leonardo
Ficou horrível! Quiseram encher de funções o aplicativo e tiraram os detalhes que facilitavam a busca e a verificação do trajeto. Andou para trás a Google.
paulo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
paulo
Me admiro o google aprovar uma merda dessa. O Mapa está ridiculo. Não chega aos pés do antigo. O antigo éra delicioso de se navegar. O atual é horrível. Que decepção.
arvasconcellos
estou muuuuuuito insatisfeito
arvasconcellos
ta um lixo total quando vc arrasta o bonequinho para o street view o mapa dá uma rodada. aí, vc, obvio, perde o senso de direção. o bonequinho na desce extamente onde vc coloca. o antigo sistema de direcionamento com botoes nao existe, te obrigando a arrastar e a cereja do bolo: nao tem mais a opçao de ver (claramente) o mapa base, só uma miniatura mal feita..... resultado. vc está no street view, na rua errada, nao sabe pra que lado tá olhando e nao tem um mapa base para se orientar.. burrice tem limite, menos no google como faço pra voltar pro antigo?
emersonrizzatti
Aqui na minha cidade o Google Maps tá apresentando várias falhas! Muitas ruas estão identificadas em locais errados e várias vezes. Veja no exemplo abaixo, que algumas ruas estão "aparecendo" em vários locais da cidade! https://drive.google.com/file/d/0Bwe0LkMAFWWebXlndVEyeFRWQ1U/edit?usp=sharing
Gabriel de Oliveira
eu achava o antigo google maps bem mais melhor que esse dai
Bruno de França
Esperando à 1 Mês chegada do e-mail para Eu ter acesso à esse Novo google maps.. :\\
Fábio Aguiar
Eu já testei e sinceramente não gostei muito. No tour que a Google indica é impressionante, mas tentei usar em ruas do Brasil e não tem a mesma qualidade que a do tour que o Google indica. Não está fácil mudar de tipo de veículo para percurso. Acredito que haverão algumas mudanças ainda. Demorou cerca de uma semana para receber o acesso.
Eal Noia
verdade, porem não diria pior. e sim mais expecifico conseguindo comprir melhor sua função de publicidade direcionada
Thanara Corrêa
Prático como sempre.
portela.thiago
pensei na mesma coisa...
Matheus Santos
Meu medo é exatamente o que o Fabio citou acima, se encher de Adwords, já era o Google Maps... Espero que estejamos errados e que a Google não estrague o site.
Tiago Gabriel
Percurso com bicicleta, gostei... :-)
Fabio Spiandorelo
"Segundo o Google, quanto mais você usar o novo Maps, fazendo buscas, marcando lugares importantes e escrevendo resenhas de restaurantes e outros estabelecimentos, mais personalizado ele ficará." Vejo adwords, adwords pulando em tudo o que clico! e quanto mais eu usar, pior vai ficar. Veremos.
Exibir mais comentários