Início » Jogos » Por que você comprou o seu PSP?

Por que você comprou o seu PSP?

Avatar Por

O Playstation Portable (a despeito de todas as pisadas de bola da Sony com o console, e acredite, houve um bocado!) é uma máquina fenomenal. Os jogos se aproximam bastante da experiência que você teria num PS2 – que é justamente a premissa do portátil – e o PSP ainda quebra um galho como máquina multimídia.

Tudo bem que alguns smartphones atuais fazem os esforços de convergência do PSP parecerem inadequados (ou até meio retrógrados), mas temos que lembrar que o portátil foi lançado em 2005 e permanece praticamente o mesmo apesar dos vários upgrades feitos pela Sony. Enquanto isso, o mercado de celulares se recicla completamente todo ano – é uma comparação injusta.

Além disso o PSP é consideravelmente mais barato que um smartphone, e não requer plano de voz ou dados – é uma alternativa bastante interessante pra alguém que quer um aparelho multimídia mas não tá disposto a fazer o investimento num celular de última geração, nem na conta telefônica mensal – que, pra um celular dessa categoria, não é nada barata.

Vim da cena Palm quando comprei meu PSP, e meu interesse no aparelho era um só: eu queria fazer o downgrade pra rodar emuladores – algo que o Palm prometia (não-oficialmente, claro), e que realizava, mas de forma que deixava muito a desejar. O hardware não era muito preparado praquele tipo de função; os jogos rodavam mas serviam mais pra mostrar pros amigos dizendo “olha, que legal, Super Mario World na palma da minha mão!” do que realmente jogar.

Já o hardware do PSP era consideravelmente superior, o que prometia performance melhor nos games não-oficiais. E na época a cultura homebrew começava a dar seus primeiros passos em direção à emulação no console. Quando vi os primeiros screenshots das interfaces gráficas dos emuladores de Atari 2600 e Super Nintendo, meus olhos brilharam.

Aconteceu que pouco tempo depois disso um amigo meu quis se desfazer de seu PSP, e eu não pensei duas vezes – comprei o console do cara, que àquela altura já era de terceira mão.

E toca a caçar no google informações de como executar o tal do downgrade, que eu já conhecia de forma teórica mas agora havia deixado de ser uma idéia abstrata.

Lá estava o PSP na minha frente, plugado à minha porta USB, com o aplicativo necessário pro procedimento rodando na tela do PC.  Dois ou três tutoriais ilustrados abertos no meu navegador, um amigo conhecedor da área a posto no MSN pra acompanhar a operação em tempo real e, se eu fosse mais religioso, talvez houvesse até uma bíblia nas proximidades.

Como alguns de vocês devem saber, naquela época o processo do downgrade implicava um risco real de dano ao aparelho. Um passo errado e o PSP poderia “bricar”, um aportuguesamento da palavra “brick” (em tupiniquim, “tijolo”). Ou seja, no infortúnio de um descuido, seu console viraria um inútil peso de papel.

Daí a apreensão de ir à frente com o  procedimento. Felizmente não tive nenhum problema e minutos mais tarde eu era o feliz proprietário de um PSP downgradeado. Saí baixando emuladores de todos os joguinhos antigos que eu curtia o o resto foi só alegria.

Até hoje a única função que dou pro meu PSP é rodar joguinhos antigos. Comprei alguns jogos próprios do console, e até algumas séries em UMD num esforço mal orientado em estabelecer uma pequena coleção dos disquinhos. Mas o que eu realmente curto no aparelho é jogar aqueles games antigos clássicos, indo de River Raid até Warcraft 2 (sim, meu PSP roda Warcraft 2, e de forma incrivelmente competente).

Já você, me responda – o que tu viu no PSP? Você comprou pra jogar games exclusivos do console, pra ter um gadget multi-uso, pra hackear e usar como plataforma múltipla, ou simplesmente pelo desejo de um gadget novinho?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Clayton Coutinho _ SC
Dawe blzz Não comprei o PSP mas gostei do artigo, comprei sim um DSi para o meu filho, acho mais interesssante no momento se não for para fazer o dowgrade, pq proprio DSi já um dowgrade pelo número de jogos da nintendo antigos mario e por ai vai . Mas vale a possibilidade de usar o portatil nos melhores momentos da sua vida, aquele que vc esta sozinho hahahahahahahaha. Grande abraço. ]
d_ab
Comprei o psp primeiramente por ser um portátil pra ser jogado teoricamente em qualquer lugar (viagens, trabalho, faculdade...) Depois de já ter ele em mãos que fui pensar em ver vídeos com preguiça de passar para um dvd por exemplo e emular consoles antigos, e realmente serve mto bem a esse propósito. Curto o fato de ter gráficos bem bons para um portátil e um ou outro jogo interessante (não vou ser babaca e tentar assumir que só tem jogão e muitos), então resumindo, meu Psp me serve em emuladores, portabilidade e seus bons jogos e vídeos. Não curto usar como tocador de mp3.
Yourick
Primeiramente tinha comprado o meu PSP em meados de 2006 unica e exclusivamente para jogar, mas na época eu terminava o colégio e trabalhava feito um doido, então a unica utilidade dele era levar minhas apostilas e meus ebooks para lá e para cá. Hoje também jogo muito pouco com ele, mas assisto séries em quanto vou para trabalhar, leio HQ's, ebooks e apostilas, hoje já formado como terapeuta corporal, ainda o uso junto de um par de caixas de som a pilha para colocar um som para meus clientes durante o atendimento =] Como video-game ele tem sido mais utilizado pela minha namorada do que por mim...
João Morgado
Li o seu artigo e identifiquei-me completamente com ele. tenho uma psp à uma semana e tb já está pronta para games antigos. Gosto particularmente do emulador (nativo) de psx! --> Full Speed =)
R2D2
O meu comprei em 2007 e uso ele exclusivamente como navi GPS no carro
Darox
Não vi nada no PSP e nunca comprei um.
Pedro Vanzella
Eu comprei o meu porque era bonito. Veio com o Firmware 1.0 ainda, nunca fiz downgrade dele, só instalei os firmwares custom depois. Tenho vários originais, mas jogo PSX nele mesmo.
Guilherme Oliveira
Comprei pra ter FIFA na mão a qualquer hora hehehe O God of War dele é muito bom,mas os emuladores e as funções multi-midia também me atraíram bastante...
leandro
discordo tplayer. o psp tem jogos otimos que sao dele e só dele. eu comprei pelo lance multimidia da coisa, mas principalmente pra jogar os jogos de psp msm, quasenao uso ele pra emular - só emulo jogos de ps1 que eu nao zerei pq o meu foi pro saco hehe. tem FF Crisis Core e FF Dissidia q sao otimos! e no momento to jogando Gurumin , Brave Story e Final Fantasy 2. alem de me divertir um bocado no wipeout pulse e no samurai warriors. outro jogo foda pra psp é Jeanne D'Arc!
Zanes
Ultimamente tenho usado mais para assistir séries e ler quadrinhos com o xReader (que é o homebrew mais competente que eu já testei para isso) Quanto a jogos, eu procuro não emular, apenass jogar os exclusivos ou ports. É óbvio que quem sai ganhando nisso é quem não se incomoda com jogos em japonês, já que vários sequer saem de lá como Gundam vs Gundam Next+.
Marcio Melo
Eu já pensei em pegar um destes para mim, mas to quase ficando com um Nintendo DS. Tem joguinhos mais divertidos do que o PSP, e esse downgrade me assusta, sou um cara azarado, com certeza iria 'brickar' em minha mão hehehehe
tplayer
Eu simplesmente desisti de comprar ao dar uma olhada com mais atenção na biblioteca do portátil. Ele não tem jogos desenvolvido para ele, só ports e modificações de jogos do PS1 e PS2.
Igor, o último carioca nerd
Comprei meu PSP pra entretenimento em viagens (que são constantes) e utilizo com os jogos do console mesmo que são bem legais. Não tenho outro console já que não sou gamer, mas o PSP me diverte quando preciso. Outra função que eu não tinha planejado é ver minhas séries nele. Como moro longe de tudo encaro viagens de 2h pra ir e voltar do trabalho todo dia fica difícil sobrar tempo pra muita coisa. O PSP ajuda a colocar meu entretenimento em dia (e o smartphone a fazer dessas horas um tempo produtivo). Acho um aparelho fantástico que deveria receber mais atenção da Sony, assim como a Nintendo faz com o DS. Tá na hora dele ganhar uma tela touch pra auxiliar a navegação e um browser decente.
Nagash
Puts.. PSP xDDD ... comprei o meu no início do ano.. PSP Slim 2001.. veio com cfw M33 (substituído pelo cfw do GEN alguns meses atrás)... comprei pensando em rodar alguns jogos dele e emuladores de SNES e CPS2 ... só de pensar em jogar Final Fantasy VI e Chrono Trigger alí em qqr lugar já valeu a compra... fiquei mais satisfeito quando comprei meu PSP do que quando comprei meu Xbox 360.