Início » Legislação Mobile Software » Microsoft recebe ordem do Google para remover aplicativo do YouTube da Windows Phone Store

Microsoft recebe ordem do Google para remover aplicativo do YouTube da Windows Phone Store

Google alega que aplicativo feito pela Microsoft bloqueia anúncios do YouTube

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Na semana passada, a Microsoft publicou um novo aplicativo do YouTube para Windows Phone 8, desenvolvido sem a colaboração do Google. A empresa de Mountain View não parece ter gostado muito da ideia: a Microsoft recebeu recentemente uma ordem solicitando a remoção do aplicativo na Windows Phone Store. Além disso, o Google ordenou que a Microsoft desative as cópias já instaladas nos smartphones dos usuários.

Logo que o aplicativo foi liberado, sabíamos que ele daria dor de cabeça, já que um dos recursos era a possibilidade de continuar ouvindo o áudio mesmo com o aplicativo minimizado, algo que vai contra os termos da API do YouTube. Entretanto, segundo o The Verge, que obteve acesso ao documento, o problema é mais embaixo: a Microsoft teria desenvolvido o aplicativo com códigos que bloqueiam a execução de anúncios.

youtube-windowsphone8

A carta do Google diz que o aplicativo da Microsoft bloqueia propagandas e permite downloads de vídeos, o que corta uma fonte de receita dos criadores de conteúdo e “causa danos ao próspero ecossistema do YouTube”. Além do mais, o aplicativo desenvolvido pela Microsoft usa o logotipo e o nome do YouTube, o que não é permitido pelas regras de uso de marca do serviço.

O download de vídeos do YouTube, apesar de ser algo bastante comum, não é suportado oficialmente pelo Google. Extensões para Chrome que contam com essa função normalmente são banidas da Chrome Web Store. Alguns desenvolvedores que fazem extensões com o recurso liberam apenas uma versão “lite” na loja de extensões do Chrome e a completa em outro local, para evitar problemas.

O Google pede explicitamente para a Microsoft “retirar o aplicativo da Windows Phone Store e desativar os downloads já feitos até quarta-feira, 22 de maio de 2013”. No documento, o Google se diz “surpreso e decepcionado” porque a Microsoft lançou um aplicativo que prejudica os ganhos dos criadores de conteúdo e adiciona que “os usuários do Windows Phone 8 já têm acesso a um aplicativo do YouTube totalmente funcional desenvolvido em HTML5, através do navegador”.

Se a Microsoft cumprir a determinação do Google e desativar o aplicativo, a solução será acessar o YouTube através do navegador ou apelar para alternativas, como o Metrotube, que custa R$ 1,99 mas está oferecendo, por tempo limitado, uma versão de testes com todos os recursos e sem prazo de expiração.

Não deixe de conferir os próximos capítulos.

Atualização às 20h57: A Microsoft se pronunciou oficialmente sobre o assunto, dizendo que colocaria os anúncios no aplicativo do YouTube se o Google fornecesse as APIs necessárias. “O Google se recusou a trabalhar conosco para desenvolver um aplicativo à altura das versões para outras plataformas”, acrescenta o comunicado.

  • Luan Borges

    “um aplicativo do Youtube totalmente funcional”? Aquela merda que só é um link pro site mobile? Ah, pelo amor de Deus, Google. Isso tudo é medo?

    • Guilherme Nobre

      Era só um link pro site mobile, a microsoft fez um app de verdade acho que semana passada ou retrasada, e é o MELHOR APP DE YOUTUBE que eu já usei, tenho aqui em casa android, ios e wp, o de wp é definitivamente o mais bonito, mas fluído e com mais funcionalidades! Sou um grande fan do google mas é ridículo isso, ele não quer fazer um app e não quer deixar a microsoft fazer um? Engraçado hoje no Google I/O o Larry Page dando seu discurso e dizendo dessas brigas fúteis entre empresas, que não fazem sentido nenhum, e que deveriam estar todos se ajudando, invés de brigando por patentes, etc… caiu no meu conceito.

      • Guilherme Nobre

        tá certo que infringiu alguns termos do google, mas pq o google não fala pra mudar só isso? eles não querem um app bom de youtube pra wp, mesmo que não infrinja nenhum termo, hoje tbm na google i/o cada anuncio de um app novo ou algo assim tinha duas plataformas: android e ios, falando que receberam o app em breve, mas NENHUM comentário sobre qualquer chance dos apps virem pra windows phone..

        • Guilherme Nobre

          Essas empresas tem que acabar com isso, a google tem que lançar apps pra windows phone, a microsoft tem que lançar o office pra ios e android e a apple seus apps pra android e wp..

        • Lekynus Sama

          ela pediu a remoção pois ia conta os termos do google, basta a MS fazer as alterações necessarios e recolocar, bota os ads, tira a opção de download e muda o nome para algo como LiveTube que ta tudo certo.

          • Guilherme Nobre

            http://www.wpmania.com.br/2012/12/19/google-quebrar-aplicativos-de-terceiros-do-youtube-prejudicando-o-windows-phone/

            “A mais nova é uma nota da Lazyworm desenvolvedor do aplicativo Metrotube dizendo que seu aplicativo ficará oculto, pois a Google fez mudanças no Back-end quebrando todos os aplicativos de terceiros do Youtube.

            Está não é a primeira vez que isso acontece, porém está semanas a Google anunciou que não lançará seus aplicativos para o Windows Phone e Windows 8 e decidiu que vai abandonar o suporte ao protocolo de gestão de informações pessoais Exchange ActiveSync prejudicando os usuários do Windows Phone.”

            A microsoft devia tbm lançar logo o office pra android, fazer um acordo com o google, ela lança o office, a google lança o youtube etc.. deixando de lado a rivalidade para dar atenção aos usuários de android que querem o office e os de wp que querem o youtube

        • Henrique Dourado

          A google deveria fazer assim : faço o aplicativo do YOUTUBE para WP se vc Microsoft fizer o OFFICE para ANDROID , IOS e LINUX !!!

          uma mão lava a outra !!!! nada de querer tudo e não dar nada em troca !!

          acordo justo !!!

          • rafaelbotelho

            Justo? Um conjunto de programas cheio de funcionalidades em troca de um simples aplicativo de visualização de vídeo??? hahahaha

            A verdade é que não tem santinho nesse jogo não, besta é aquele que pensa que a Microsoft, Google, Apple ou qualquer outra empresa pensa no bem estar dos usuários!!! Engraçado é que se fosse o inverso, todo mundo estaria chamando a Microsoft de Diabo encarnado!!!

          • Douglas Chagas

            Mas estão todos crucificando o Google nesse momento, ou vc pensa que não? Eu concordo com você, a Microsoft não fez o aplicativo pensando no bem dos usuários, ela fez porque o WP sofre com uma falta crônica de aplicativos que Android e iOS já tem aos montes…

    • Roberto Paes

      não cara, não é o link, e sim um aplicativo mesmo.

    • mkmt.es

      Não amigo, isso não é medo… é recíproca !

  • Fazer um que presta não quer, né google?
    Incrivel como o App da Microsoft ficou bem melhor que as versões oficiais para iOS e Android.

    • Elton 

      Melhor que o oficial para iOS? Onde isso?

      • Já usou? Eu já, ambos, e te digo, é melhor que o oficial do iOS, mais bonito, mais rápido, mais rebuscado.

        • Lógico, não tem propaganda…

      • Eron Iury

        Eu que tenho um Xperia S fico com inveja do Lumia da minha namorada amigo. Sim,o app é o melhor que eu ja vi. Tenho que admitir.

      • Robson Jobs

        O engraçado que realmente é melhor que a versão para iOS.
        Além de permitir que os vídeos rodem em segundo plano, o app do Windows Phone ainda permite baixar e armazenar vídeos no aparelho. Sem falar na integração total com o hub Vídeos e a possibilidade de escolher a qualidade do streaming 🙂

        • eduardo.farias00

          Eis o problema. Se o Google achasse que isso é certo, começaria a implementar tais funcionalidades já no Android. Mas…

          • rafaelbotelho

            Não é que isso seja errado, o Google não quer perder é dinheiro!!!

      • LuaN

        O pior de tudo é que ficou mesmo

        • Henrique Dourado

          A google deveria fazer assim : faço o aplicativo do YOUTUBE para WP se vc fizer o OFFICE para ANDROID , IOS e LINUX !!!

          uma mão lava a outra !!!! nada de querer tudo e não dar nada em troca !!

    • mkmt.es

      KKK… você deve está de brincadeira !

  • Neto Lima

    Porque a Google não permite que a Microsoft lance um app do YouTube funcionando dentro dos seus termos de uso?

    Acho que a Google perdeu todo o respeito que tinha de alguns tempos atrás, e se transformou numa empresa que prefere maltratar os usuários do Windows Phone para impedir o crescimento da concorrência.

    • Bucabala

      Endosso sua afirmação.
      No meu Lumia 620, posso usar a agenda google juntamente com a do Office, editar ambas.
      Já no meu s3, a agenda do Office pode apenas ser visualizada.
      Se isto não é uma tentativa de barrar, não sei o que é…

      • Gabriel Barros

        O Office não está no seu S3 pq a Microsoft não quer levar o Office para Android e iOS. O Office oficial, sem depender de apps de terceiros, deve ser lançado esse ano para o iOS. Isso pq a Microsoft não quer perder a vantagem do Windows Phone e Windows 8/RT que é a presença do Office.

        • Henrique Dourado

          realemnte este é um ponto a salientar , a não criação do OFFICE para IOS e ANDROID
          e acho que a microsoft não ta querendo !!!
          Bill gates recentemente disse que as pessoas estão desapontadas com os Tablet porque não podem usar o Office da Microsoft ,, mostrando que não pretendem criar o Office para o IOS e o Android já que perderia uma vantagem comercial !!
          falou na cara dura !!! praticamente dizendo que não era criar para IOS e Android

          por um lado acho que a google deveria deixar a microsoft criar um aplicativo proprio do youtube para o WP , mais a microsoft bloquear as propagandas é sacanagem , não é so a google que ganha dinheiro com os videos não , muitas pessoas e empresas dependem destes videos !!

          Microsoft faz este jogo a muito tempo , e não pode reclamar quando recebe o mesmo tratamento !!

          • Douglas Chagas

            Concordo plenamente, enquanto a Microsoft seguir esse jeitão dela os usuários do WP vão continuar sofrendo esse “boicote”

    • eduardo.farias00

      Na verdade os termos de uso estão aí pros desenvolvedores se adequar, caso contrário, acho justo o banimento do app!

    • Em nenhum momento foi dito que a Microsoft não pode lançar um app do YouTube dentro dos termos de uso.

      O pedido de retirada da app foi exatamente por não respeitá-los.

  • Robson Jobs

    Engraçado… O aplicativo padrão que o iOS tinha também permitia a execução de vídeos em segundo plano e não tinha publicidade alguma…
    Será que o Google tem medo do Windows Phone tomar o mercado do Android (o que eu, apesar de possuir um Lumia e ser entusiasta da plataforma, acho muito difícil)?
    A propósito, o aplicativo desenvolvido pela Microsoft ficou muito melhor do que as versões oficiais para outros sistemas.

    • Sim, só que o Google ganhava dinheiro com o aplicativo nativo do YouTube para iOS, já que tinha contrato com a Apple. Isso não acontece no caso do Windows Phone, porque a Microsoft desenvolveu o aplicativo por conta própria, sem nenhuma colaboração do Google.

      O problema é que o Google não desenvolve um aplicativo oficial decente para Windows Phone e, aparentemente, também não quer fechar parceria com a Microsoft.

      • Daniel Teixeira Dos Santos

        E eu acho justo ela não fechar parceria com a maior detentora de patentes troll contra o Android. Sabia que a Microsoft ganha mais dinheiro com os acordos de patentes contra o Android do que ela ganha com o próprio Windows Phone?

  • Higor Viana

    PrimeTube tb

  • Denilson Rocha

    E o grande expoente da liberdade, gratuidade e do open source se revela cada vez mais tirano. É aquela história, né… BE EVIL! Na boa, não vejo a hora do império do “somos grátis, mas você é nosso macacão de fómula 1” desmoronar. Aliás, já não demora tanto: a busca em sí já perde espaço como centro das ações na web, e a busca do Google já não traz aquela maravilha de resultados de antes, soterrada na avalanche de SEO. O Google Chrome cada vez mais se acha dono da sua máquina, até parece as coisas da Adobe, lento, pesado, travoso. O android sofre de crise de ciúmes da samsung. e por aí vai…Windows Phone FTW.

  • Eron Iury

    Replico aqui o que eu disso no vNext e no WPmania:

    Minha gente, acalmem-se. Estava na cara que quando a MS fez esse app para o youtube e pôs a opção de baixar o vídeo e bloquear os ads’s ela sabia que estava infringindo as regras e essa carta é justamente o que ela queria. Bingo!

    Isso foi para provocar o Google e mostrar para eles que o WP tem uma base grande de usuários esperando por apps criados por eles.

    No máximo, o que vai acontecer é a adequação do app. Só isso.

  • Everton Rodrigues

    Amiguinhos, parem de choradeira. O YouTube é do Google e ele faz o que bem entender com ele… Inclusive, muito bacana da Microsoft pegar a marca YouTube e fazer um aplicativo como bem entender, inclusive bloqueando as formas de renda dos próprios DONOS do site.

    • Jorge Henrique

      Ele tem o monopólio de Streaming de vídeo, ele não pode fazer o que quiser. Tem que respeitar o direito econômico e o direito do consumidor. Inclusive a Livre concorrência é um dos princípios basilares no Brasil e no mundo.

      Concorrência é bom até pra você que tem Android, aliais o carro chefe dele é a Samsung, o que seria dela sem as outras empresas? Isso mesmo… Nada.

      • Lekynus Sama

        e a microsoft criar um app do youtube vai ajudar em que na concorrencia?

        • Daniel Teixeira Dos Santos

          Haha, excelente comentário!

      • Existe livre concorrência no setor de streaming de vídeo. Temos outros sites bons como Vimeo ou DailyMotion.

        Se o YouTube se tornou dominante, é graças à competência deles (aliás, anterior à compra pelo Google).

      • Ramon Melo

        Se você substituir “streaming de vídeo” por “suíte de edição de documentos”, a situação se inverte. No entanto, eu não vejo a Microsoft muito interessada em romper este “monopólio”.

  • Robert Lourenzo

    Desde que sai do android e migrei para o Windows Phone venho notado as investidas da Gigante de buscas para impedir o Inevitável baque do Sistema da Microsoft em cima do Android.
    A prova de tudo isso fica por conta das especificações da Linha Lumia que sem exigir muito de um Hardware poderoso consegue executar as mesmas coisas que a concorrência muitas vezes se arrasta para fazer. Isse esforço todo da google só resultou em uma única coisa no meu caso. Migração de serviços! Tenho dado preferencia aos serviços da Microsoft. Sim o Bing é meio frustrante no inicio mais hoje pela integração com o Windows Phone e Windows 8 e me acostumei e percebi seu valor. O Gmail. Bom sua interface é muito jovem perto do outlook.com. Google Drive é piada perto do Skydrive. Google Doc,pior não existe. Office 365 custa 18 reais mas é a melhor opção em questão de office. E agora temos o serviço de musicas do google, mais será que ele consegue ser tão bom quando o Xbox Music? Minhas Musicas no PC, no Xbox 360, no Windows Phone… Sera que esse serviço da google consegue ser melhor? Google maps pode ter mapas atualizados, visão da rua e tals. mais nada é melhor que o Nokia Drive que funciona 100% OFF. Google Maps leva vantagem sim na opção para pedestre! Isso eu não nego.

    Em fim bani a Google e toda sua postura de pequena empresa, já que a Microsoft Não baniu seus apps e nem limitou acesso de seu apps em outras plataformas. Isso porque isso é coisa de empresa que sabe seu valor.

  • Jorge Henrique

    A Microsoft tenta negociar um aplicativo com o Google desde 2010! E quem tem Windows Phone desde o lançamento sabe, até o Metrotube sofreu perseguido pelo Google. Ele fez de tudo para cortar o acesso do Youtube para os usuários.

    A Microsoft tentou e APIs que foram liberadas para Apple nunca foram liberadas para o Windows Phone. O Google tem que ser processador, isso é um desrespeito com o consumidor e com o mercado que dele se espera a concorrência.

    A Microsoft sabia de tudo isso e fez o aplicativo para provocar e conseguiu e digo mais essa é uma briga que vai longe e a Microsoft vai jogar na justiça todas práticas abusivas que o Google está fazendo para o Windows Phone.

    Youtube do WP está MUITO, mas MUITO melhor que no iOS e no Android. Vlw Microsoft eheheh

    • E a Microsoft levando multa por colocar o Media Player no Windows, hilário, hahaha

    • Lekynus Sama

      pode falar oque quiser cara, mas a MS foi contra as o regulamento além de usar a marca Youtube de maneira imprópria. Além disso não é obrigação da Google criar apps para todas as plataformas, e se a MS estava disposta a fazer um app do youtube, que criasse um que fosse de acordo com o regulamento.

      • Jorge Henrique

        É obrigação sim liberar API, já que libera para Apple e que ela possui monopólio de streaming de vídeo.

        A Microsoft já deu a resposta no The Verge tem lá; ” Mande a API que a gente coloca tranquilamente as propagandas, agora libere a API do Youtube”

        Tá na hora né?

        • Não acredito que o Google não libere API para desenvolvedores. Até que a Microsoft (conhecida por práticas abusivas e anti-concorrência) prove o que está dizendo, estou tomando apenas como alegação dela.

          • Lekynus Sama

            sim ela libera API, o API exclusivo que a Apple tem, é pq ela tem um, ou tinha pois venceu esses dias, um contrato com a Google, ou seja, ela pagava por isso. o API para os demais é esse aqui https://www.youtube.com/yt/dev/pt-BR/

          • Jorge Henrique

            Veja na fonte do site, no The Verge. A Microsoft já deu resposta e disse que ficaria feliz em adequar o aplicativo, mas não pode pois o Google não libera API.

  • Robert Lourenzo

    Microsoft deveria retirar seus apps do android
    Smartglass
    Outlook.com
    Office 365 – Esse ainda não disponível
    Xbox Live
    Xbox Music – Esse ainda não foi disponível
    Skydrive
    Skype

    ela não faz isso porque há uma GRANDE diferença entre saber competir e ter que apelar.

    • Lekynus Sama

      foi a MS que desrespeitou a google inflingindo o regulamento e usando a marca youtube sem autorização. era obvio que o app ia ser banido.

      • Jorge Henrique

        O App não foi banido e nem tá com cara que vai ser. A Microsoft já disse que pode adequar, mas pra isso o Google tem que liberar API.

    • mkmt.es

      De todos os amigos que tenho que utiliza a plataforma Android, nenhum deles incluindo eu… utilizo qualquer um desses serviços mencionados, a não ser o SKYPE !

    • Daniel Teixeira Dos Santos

      E ficar fazendo video de FUD é saber competir?

  • Andre Figueiredo

    Ora bolas, uma galera falando bem da Micro$oft?! É o fim dos tempos. 😉

    • As empresas também mudam, a Microsoft é prova disso. E o Google, parece que infelizmente também…

    • Joinha pra ti. Antes tínhamos uns 2 ou 3 microboys, agora… a praga se espalhou como um vírus.

  • Daltro Campanher de Souza

    Bom, vamos supor que você cria um aplicativo com uma marca para a plataforma Android. Coloca nos termos de uso que é expressamente proibido criar um aplicativo não-oficial usando sua marca, e, pior ainda, bloqueando sua fonte de renda, os anúncios. Então, vem um cara que você nunca viu, cria um aplicativo para outra plataforma (Windows Phone), usando sua marca, e bloqueando os anúncios, sendo que está bem descrito nos termos de uso que isso é proibido. O que você faria? Eu faria o óbvio, pediria para o criador desse aplicativo o retirar…

    • Jorge Henrique

      A história é bem diferente, a Microsoft já deu a resposta, basta o Google liberar API que ela coloca a propaganda. O Google só libera APIs para Apple, já tem 2 anos que a Microsoft pede, perdeu a paciência.

      • Sério que você acha correto desrespeitar os termos do YouTube?

        • Jorge Henrique

          E vai fazer o que?Deixar o Windows Phone sem aplicativo Oficial do Youtube?

          O Google tem monopólio de streaming de vídeo, e por isso ele é obrigado sim a cerder API. Se libera pra Apple, tem que Liberar pro Windows Phone. Você acha isso um absurdo porque você não tem conciência social dos prejuiísos que isso causa ao mercado.

          Não podemos tolerar isso. Para você ter noção o Google além de se negar a ajudar a fazer o app do Youtube ele prejudica so apps do Windows Phone de tudo que é jeito. Cara o que ele faz com Windows Phone é imoral, não respeita o consumidor e prática concorrência deslegal.

          • Daltro Campanher de Souza

            Olha, eu vou ser bem sincero. Tenho um Android e não uso o app oficial do Youtube. Prefiro o site móvel. Assim não preciso minimizar meu navegador para ver meus vídeos, nem ouvir minhas músicas. E o player HTML5 do Youtube é muito bom, diga-se de passagem.

      • Daltro Campanher de Souza

        Bom, a Microsoft continua errada, talvez mais errada ainda. Se a Google não concedeu a API, não deveria fazer o aplicativo…

  • Lekynus Sama

    Nenhuma surpresa, a MS criou um app que ia contra o ToS do API do Youtube, além de usar um código que não exibia os ads nos videos, que é a fonte de lucro do youtube. Era óbvio que isso ia acontecer. Falar mal da google por ter feito isso, é como apoiar o assassino num caso de assassinato.

    • Robson C.

      Nossa, realmente, igualzinho, a mesma coisa…

  • Mimimi a intenção da Microsoft é boa… sim, queria ver se pegassem seu trabalho sustentado por anúncios e tirassem o que lhe rende grana.

  • Pierre Henrique

    A microsoft sabe que o google já viria com paus e pedras na mão só por ter uma opção decente pra WP, aí a microsoft ainda corta os anúncios? Santa Paçoca Batman.

  • As alegações parecem bastante aceitáveis, não vejo muito o porquê de criticar o Google nessa decisão.

    Eles poderiam desenvolver um app do YouTube sim, mas não há motivo algum para o Google apoiar o Windows Phone. Por que ele faria isso? A Microsoft também não lançará um Microsoft Office para o Linux, afinal o público é pequeno e não há motivos para incentivar uma plataforma concorrente.

    • Fernando Lima

      É amigo faz tempo que o Linux foi concorrente, hoje a Microsoft é dona de uns 30% do Linux onde ao meu ver, ela nunca o viu como concorrência.

      agora me responde, porque o app “FUNCIONAL” em HTML5 que a Google disponibilizou para Windows Phone não mostra os anúncios? Já que como você disse as alegações feitas por ela parecem aceitáveis e que o principal fator para remover o app é por não mostrar os anúncios e “manter” o serviço gratuito. Coisa que esta deixando de acontecer já que haverá planos de consumo para o YouTube e ai alguém poderia me explicar?

      • Como assim Microsoft dona de 30% do Linux? O Linux não tem dono, amigo, pare de afirmações absurdas.

        Se o site mobile do YouTube não está no momento mostrando anúncios, não significa que não possa mostrá-los quando achar adequado. Diferente é alguém criar um app que bloqueia os anúncios mesmo quando o site os envia.

      • Se o Linux não é concorrente do Windows, por que o Windows Phone seria concorrente do Android? Além disso, não entendi essa história da Microsoft possuir 30% do Linux.

        Olha, não sei explicar o porquê o webapp não possui anúncios, mas ele não é feito para Windows Phone. Para reproduzir o vídeo, é chamada alguma API para o sistema operacional. No OS X, por exemplo, ele abre o QuickTime. No Android, o player de vídeo. Não há anúncio para nenhuma plataforma, deve ser alguma limitação técnica. O aplicativo de YouTube do Android possui anúncios, acredito que do iOS também tenha.

        Não estão querendo cobrar pelo YouTube como um todo, estão querendo abrir canais pagos que, aliás, continuam mostrando anúncios em algumas situações. Além disso, a Microsoft não atendeu aos requisitos do Google.

        Além disso, mesmo que o Google esteja fazendo tudo de propósito, ele não tem obrigração de liberar acesso a seu serviço através de APIs de terceiro. A Microsoft optou por não liberar o protocolo do Live Messenger quando esse existia.

        Em resumo, não acho absurdo as críticas, mas acho que só teremos certeza se a Microsoft resolver os problemas e o Google aceitar. Se ela estiver fazendo de propósito, não é bom, mas a Microsoft também nunca se comprometeu em suportar todas as plataformas.

        • Lekynus Sama

          no iOS não ad no app do youtube, pois a Apple paga para não ter.

          • Robson C.

            é lógico que tem. cada um viu… Se for falar, saiba do que ta falando.

            Acho que não tinha antes do iOS 6, quando retiraram o youtube nativo do iOS, agora tem sim.

      • Auston Damazio

        Microsoft dona de 30% do Linux ? De quem ela comprou ? Eu não recebi um centavo!!! O Linux é da comunidade se a M$ investiu em alguma distribuição aí é outra história.
        “Minha mãe me ensinou se não sabe do que está falando, não fale.”
        E sobre os anúncios, acredito que estejam se referindo aqueles pequenos comerciais que passam antes de assistirmos alguns vídeos no Youtube, não links patrocinados.

  • Rodolpho Freire

    Acredito que a microsoft fez mais pela provocação e também com a ideia em mente “vai que cola e eles não fazem nada”.

    Agora comprar a pipoca para esperar o que a microsoft vai fazer.

  • Eu sou a favor do Google! O que muitos não veem é o inverso dessa história!!

    Esse aplicativo acaba com a arrecadação monetária do Google com o Youtube! Como o Google vai se manter? Ou seja, pelo histórico que a Microsoft tem, é fato entender que ela só esta tentando arruinar o Google!

    Me perdoem gente, mas estou do lado da empresa que me fornece dezenas de produtos bons e de graça! Uma noção disso: quando lancaram o Gmail, as caixas tinham 1 GB, enquanto hotmail custava chegar em 100 MB! E hoje temos 10 GB de espaço livre de graça! A Microsoft não é o bonzinho nessa historia de maneira nenhuma!

    • Fernando Lima

      E porque o app “FUNCIONAL” em HTML5 que a Google disponibilizou para Windows Phone não mostra os anúncios? Eu só queria uma explicação!

      • Douglas Chagas

        Nem no site para desktop o HTML5 do YouTube mostra ads, e ele não mostra ainda por falta de disponibilidade técnica, é simples assim, o Google ainda não conseguiu colocar ads no HTML5… e como o WP não suporta Flash então vai em HTML5 sem ads mesmo, mas não duvide que assim que tiver propagandas tb em HTML5 o WP não vai ficar de fora delas.

    • Jorge Henrique

      Ele não faz app pro WP pq diz que este não tem usuários suficiêntes, logo não deveria se preocupar com isso, certo?

      Segundo a MS poderá colocar se o Google parar de recusar a liberar a API pra ela, coisa que não faz pra Apple.

      Amigo, quem tem um WP, o Google joga baixo.

    • LuaN

      Nenhuma é “boazinha” ambas fazem por dinheiro isso é indiscutível, a Google disponibiliza de graça, mas não quer dizer que ela arrecada nada com isso. Mas calma, não estou do lado de nenhuma, só acho que essa foi a maneira da M$ de dizer pro Google dar seus “pulos” e desenvolver um app DESCENTE, pois aquele “app link” que tinha antes… Deus nos Livre.
      Agora, acho que a M$ deveria se adequar as regras do YouTube, pois quem vai perder mais com isso, não vai ser o Google nem a M$ e sim, eu e quem quer que use o Windows Phone.

  • Fernando Lima

    Pra quem fala que a Microsoft é a errada: a Google e vários aqui dizem que, não passa anúncios e tals, mas esses mesmos aqui esbravejando seu amor a Google, tenho certeza que a maioria usa adblock para não mostrar anúncios e a Google fala que seu aplicativo é “FUNCIONAL” em HTML5 para Windows Phone, porém não mostra nenhum anúncio e ai?, isso deixa claro que é por pirraça da Google do que a “proteção” dos direitos de quem faz conteúdo para o YouTube.

    Eu gostei da resposta da Microsoft, querendo a adequação do app ao invés de só remove-lo.

    Se a Microsoft bloquear os serviços da Google ou anúncios, a google tem muito mais a perder, alguém lembra do SO para computador mais usado no mundo? R- Windows!

    • Daltro Campanher de Souza

      Olha cara, acho que aí é uma questão de opinião. Eu achei errada a conduta da Microsoft, por mais ruim que seja o aplicativo HTML5 da Google, agiu errado, infringiu os termos de uso. E, pra mim, a Microsoft talvez tenha feito isso até por gosto, porque a atitude da Google é óbvia, e é o que qualquer desenvolvedor faria, ou pelo menos eu faria. Eu faço o aplicativo, e faço os termos de uso dele. Se alguém infringe, eu contato essa pessoa. Foi o que o Google fez, e talvez tudo isso tenha sido armado pela Microsoft só pra tentar “sujar” um pouco a imagem da Google, mas acho que ela fez justamente o contrário… Se a Microsoft não tem advogados, problema da Microsoft…

      • Walter Hugo Nishida Xavier da Silva

        A Microsoft só fez o que fez porque a Google se recusou a trabalhar em parceria para oferecer um aplicativo do YouTube para Windows Phone.
        Não gosto das práticas da MS, mas a Google tem sido uma verdadeira vagabunda tecnológica.

  • Isso foi tipo um “Papai está mandando” kkkkk’

  • Tales Cembraneli Dantas

    licença do windows grátis pra todo mundo!!!!! =D

    ai sim, eu começo a falar bem da microsoft…. as empresas só olham o lado delas, se elas passam a mão na sua cabeça, é pq querem algo em troca.. infelizmente este mundo de td grátis na internet não existe em nunca vai existir…

  • Se eu fosse a microsoft, mandava o google tirar as linhas de códigos dela do Android, o google tá de birra não sabe o que quer da vida, o presidente do Google criticou Microsoft por se aproveitar da inovação e integrar o Google Talk ao Outlook, sem oferecer opção semelhante à concorrência, não existem empresa boazinha, mas tenho o pé atras com o google não sei porque.

    • Walter Hugo Nishida Xavier da Silva

      Tem o pé atrás porque o Google é como toda gigante da tecnologia.
      Depois que chega lá, começa a travar qualquer novidade que não seja dela.
      Não existe almoço grátis, infelizmente ;/

    • Henrique Dourado

      “””Se eu fosse a microsoft, mandava o google tirar as linhas de códigos dela do Android”””

      vc é loco , desde quando o android usa linhas de código da microsoft

      na verdade a microsoft tem patentes genéricas sobre varias coisas na area de informatica , e extorque fabricantes a pagar lhes ameaçando de processo !!!!
      com certeza a microsoft iria perder varias destas patentes na justiça e outras podem ser até validas, mais como as empresas não querem briga na justiça elas aceitam !!!

      • As linha que falo são royalties por patentes que a microsoft recebe com a venda de cada Android, não acho que a microsoft iria perder, pois se ela fosse perder na justiça as empresas já teriam entrado contra ela.

  • Raphael Rios Chaia

    Em off, mas dentro do assunto, só uma sugestão quanto ao título: “Microsoft recebe ordem do Google para remover aplicativo do YouTube da Windows Phone Store”.

    Google não tem competência para emitir “ordem” nenhuma. Quem faz isso é a Justiça. O que o Google fez foi NOTIFICAR a Microsoft, ela acata o PEDIDO se quiser. Se não quiser, aí sim a discussão vai pra Justiça, e aí sim PODE ser que surja uma ordem para retirar o app da loja.

    Fica a sugestão para trocar a palavra “ordem” por “notificação”. Abraços.

  • Edmilson

    Acho que deveria ter app oficial do youtube sim mas que o Google não é obrigado a fazer. Se existe até app para WP que usa a API do Google oque impediria a MS de fazer o mesmo? Quer a da Apple mas a Google não libera? Vai fazer mesmo assim? É o dito popular da favela “Se não me der eu roubo”.

  • Walter Hugo Nishida Xavier da Silva

    Onde está seu Deus agora, defensores do Googlenismo?

    😮
    Google tem tido práticas tão deploráveis agora que está no topo que tem consiguido fazer a MS parecer boazinha :/ .

  • portela.thiago

    Legal esa treta aí… nem todos os comentários eu consegui ler!

    Os dois estão errados, duro é decidir quem é o MAIS errado…

  • Leandro Nascimento

    Por que o Google não desenvolve o raio do aplicativo então? Não faz porque o Windows Phone é uma ameaça à porcaria do Aiaidroid?! A Microsoft se importa com os clientes, por isso fez o aplicativo! Se eu fosse o Ballmer, diria em publico para o Larry Page ir tomar banho na soda!

  • Fábio Gusmão Ribeiro

    O problema não está em “quem faz o melhor app”. O problema é que de nada serve o YouTube se os YouTubers não receberem pelo conteúdo que produzem. Sem o dinheiro dos anúncios, não haveria Porta dos Fundos, Rafinha Bastos ou PC Siqueira. Teremos apenas vídeos toscos feitos com celular e máquina fotográfica, feitos rapidinho por amadores e entusiastas.

    YouTube sem conteúdo de qualidade é como ter um GP de Formula 1 com torcida, autódrono, direção de prova mas sem equipes, pilotos e carros. Qual seria a graça?

    Se a Microsoft reconhece que o YouTube agrega valor aos seus smartphones, porque não incorporá-lo por meios lícitos? Se Apple e Nokia conseguiram, porque eles não conseguiriam?

    • Jorge Henrique

      Ela tenta, mas o Google não deixa. Se você se informar melhor verá que tem 2 anos que a Microsfot pede isso e o Google não libera, pois é para o Windows Phone.

  • Auston Damazio

    A microsoft nunca desenvolveu, ajudou ou forneceu documentação para desenvolvimento de seus produtos em outras plataformas, vide o Linux que sofreu muito tempo tentando espaço no mercado. Agora ela tenta dar uma rasteira no Google infringindo as leis ?
    Eles estão mal acostumados, sempre copiaram os códigos do Linux e barraram judicialmente qualquer tentativa de cópia no Linux.
    O que a Google está fazendo é usar as próprias armas da Microsoft contra ela.

  • Poxa que chato esse negócio de concorrência.

  • Spyper_Men

    tmb eu, o bom e que existem alternativas feitas pela comunidade

  • Spyper_Men

    yah eu quando as vezes tou a usar o yt de web nunca vi anuncio, isso e apenas uma desculpa esfarrapada da google pra piorar o mercado do windows phone como tmb ja faz ao comprar desenvolvedores pra tirar o suporte ao wp