Início » Brasil » Bastidores: como a Nokia mapeia as ruas das cidades brasileiras

Bastidores: como a Nokia mapeia as ruas das cidades brasileiras

O trabalho dos analistas de campo, que percorrem todas as ruas do país

Paulo Higa Por

A Nokia organizou ontem à noite uma coletiva de imprensa para anunciar as novidades do Here Maps, o sistema de mapas que acompanha os smartphones Lumia e está disponível para diversas plataformas, inclusive na web. Durante o evento, tivemos a oportunidade de andar num dos carros do Here para conhecer em detalhes os bastidores do trabalho que a Nokia faz para mapear as ruas do país.

Como a Nokia mapeia as ruas? Uma dupla de analistas de campo recebe uma tarefa e um prazo para concluí-la: uma cidade pequena, por exemplo, demora uma ou duas semanas para ser mapeada. Eles andam com um Fiat Doblò por todo o Brasil e podem ser designados para percorrer tanto o Parque Ibirapuera (se estiverem com sorte) ou o congestionado centro da cidade de São Paulo (caso tenham passado por baixo de uma escada no dia anterior).

nokia-here-maps-carro

O Fiat Doblò da Nokia é adaptado com várias câmeras no teto (quase um Street View do Google!) e computadores com GPS, que se encarregam de identificar automaticamente as fotos com a localização, para posterior análise, e guardam as informações num disco rígido. Todas essas informações são enviadas para uma central de processamento da Nokia assim que as máquinas se conectarem à internet, fora do veículo.

Esse carro tecnológico da Nokia, aliás, merece um parágrafo dedicado: ele tem sérios problemas para subir ruas íngremes (não posso contar publicamente o que chegou a acontecer durante o passeio) e, apesar de haver um adesivo na traseira informando que o veículo anda lentamente e pode fazer paradas frequentes, as buzinas e xingamentos de outros motoristas estressados são inevitáveis.

Entretanto, apesar de haver computadores e GPS no carro, o trabalho dos analistas de campo está muito longe de ser automatizado, como alguns podem pensar. Enquanto um dirige, outro precisa coletar inúmeras informações do local: é necessário identificar cada placa, cada número de esquina de rua, cada faixa e cada sentido, usando uma espécie de tablet. Pontos de interesse, como restaurantes, concessionárias de automóveis e shoppings, precisam ter nome, telefone e email registrados na hora, de preferência sem parar o veículo.

nokia-here-maps-equipamento

A quantidade de informações que um analista coleta durante sua jornada de trabalho, que dura de seis a sete horas por dia, é enorme. Experimente anotar todas as placas e dados de estabelecimentos enquanto estiver andando de carro pela cidade: esse é o trabalho deles, parece algo impossível para pessoas normais, e eu não teria coragem de fazer isso. Os analistas dizem que conseguem dar conta do recado – o veículo anda mais lento que o normal, claro, e o motorista pode dar uma força.

Durante a viagem, é normal encontrar alguns desafios. Em Maceió, já encontraram uma rua que tinha, do lado esquerdo, uma casa de número 69; do lado direito, outra casa com o mesmo número 69. Eles não entram em condomínios fechados e favelas, mas precisam identificá-los com um código. E os mapas precisam ser os mais detalhados possíveis: têm que conter informações sobre passagens de pedestres, pontes e áreas (em cemitérios, por exemplo, é necessário andar pelo entorno para verificar o tamanho e indicá-lo no mapa).

No caso de cidades que mudam constantemente, como São Paulo, é necessário percorrer o mesmo trajeto várias vezes. Um exemplo é a Marginal Tietê, que sofreu diversas reformas no ano passado, com várias mudanças de faixas. Se uma rua mudar de nome (e apenas o nome), não importa: eles não podem simplesmente entrar no sistema da Nokia e atualizar o nome, precisam percorrê-la novamente. Estabelecimentos que abriram ou fecharam precisam ser adicionados ou removidos. Novas ciclovias também devem ser identificadas.

nokia-here-maps-software

As atualizações são feitas diariamente, mas cada cliente que vende produtos com os mapas da Nokia (como a Microsoft, com o Bing Maps) pode decidir a frequência com que deseja liberar as atualizações para o público. No caso dos mapas que acompanham o Windows Phone, há quatro atualizações por ano. Segundo a Nokia, dos 92 carros vendidos no Brasil que possuem GPS embarcado, apenas um não utiliza a tecnologia da finlandesa.

Dá para perceber que é uma tarefa bastante complicada. Para o usuário comum, como eu e você, que simplesmente liga um GPS ou abre um serviço de mapas, digita o endereço e encontra tudo rapidamente em segundos, é difícil imaginar que há tanto trabalho humano envolvido. Mas alguém tem que fazer o trabalho sujo, e o resultado final vale muito a pena.

Observação: por questões de sigilo e propriedade intelectual, não fomos autorizados a publicar fotos com definição maior.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marco Antonio Rodrigues
Na semana passada um carro da here.com filmou e tirou fotos da casa da minha família em Iporã Paraná, como ver na Internet? Já procurei bastante e não encontrei. Grato pela atenção
tiago pereira
eu uso here no meu LG D175F equipado com KITKAT. so ir na play store e procurar ora!!!
tiago pereira
waze funciona quase 100% online! here pode ser usado qualquer mapa offline
tiago pereira
navteq e desde o symbian! eu tive N95 e E63 e ambos tinham algo do tipo na loja de apps da nokia da epoca
Mario Zara
Soh faltou passar por Caracas (Venezuela), neh?
Genumano
Eu também. Já não uso o Maps há anos e tentei por duas vezes usar o Here, mas não dá, é muito fraco comparado ao Waze.
Mario Zara
Por isso prefiro o Waze. São milhares e milhares de editores voluntários atualizando os mapas constantemente e atualizações no app 2-3x por semana!
Domingos Tavares
Isso está mudando. Os Galaxies tem Here Maps e logo vai chegar pro restante dos mortais com pinguim.
Porto Velho
Dá uma arrumada nos mapas da Região Norte do Brasil. Alguns estão com simples erros de georreferenciamento fáceis de resolver no ArcMap (pela imagem ai, suponho que seja esse o SIG que vocês utilizam). Ao colocar a imagem do Bing ao fundo, as ruas ficam desalinhadas. A imagem está georreferenciada corretamente, mas os vetores não. Isso impede totalmente o uso do aplicativo.PS: Tem alguma forma de enviar um curriculum para tentar uma vaga na equipe do Here? Sou engenheiro ambiental e já trabalhei em vários mapeamentos.
Emanuel Schott
Dá uma arrumada nos mapas da Região Norte do Brasil. Alguns estão com simples erros de georreferenciamento fáceis de resolver no ArcMap (pela imagem ai, suponho que seja esse o SIG que vocês utilizam). Ao colocar a imagem do Bing ao fundo, as ruas ficam desalinhadas. A imagem está georreferenciada corretamente, mas os vetores não. Isso impede totalmente o uso do aplicativo.

PS: Tem alguma forma de enviar um curriculum para tentar uma vaga na equipe do Here? Sou engenheiro ambiental e já trabalhei em vários mapeamentos.
Thanara Corrêa
Trabalhão mesmo, e eu achava que podia ser tudo automatizado ou algo do tipo, que só precisassem que passar várias vezes a mesma rua.
claudio.smith
@Guilherme,

Você deve estar se referindo à Alça da Terceira Ponte (http://her.is/LmrH3). Redirigimos toda a cidade recentemente e esta ponte já está na base. Depois de coletado, ainda leva-se algum tempo para aparecer no site.

@Elzo, andycds,

Nós temos transporte público em algumas cidades. Basta clicar no ícone de ônibus no lado superior direito do mapa. Novas cidades serão lançadas com o passar do tempo, tornando o mapa cada vez mais útil.


Em se falando de "utilidade", vocês perceberam como o HERE maps mostra as rodovias pedagiadas com uma cor diferente das gratuitas?

Quando se clica em Directions, e Options é possível selecionar uma série de atributos (túneis, balsas, etc) para evitar ou não.

Uma brincadeira que gosto de fazer é rotear pela América do Sul, mostrando a integração dos mapas. Vejam esta rota, que passa por todas as capitais do nosso continente.

http://her.is/4dRfb

Abraços,
Claudio
Alex Oliveira
É realmente fantástica a navegação do Here Mapas.
Alex Oliveira
+1
Alex Oliveira
Fala isso para o Google quanto a aplicativos dela para Windows Phone hahahaha
portela.thiago
Hahaha... os caras estão usando o comentário do Claudio como SAC do Nokia Maps!! kkkk
Carlos Roberto Grothoff
Excelente artigo. É incrível ver o trabalhão que dá para um resultado 'simples' na tela do computador/smartphone depois. :)
Cleber Campos
Não sabia que os mapas do Google eram tão ruins em Brasília. Quando morava aí, ia pra todo canto sem GPS, então, fuck it.

Já em Curitiba, o GPS do Google Maps indica contramão em várias ruas do Alto da Glória e do Centro, o que já me fez quaaaase bater o carro em 'N' oportunidades.

Combinação perfeita seriam os mapas da Nokia no meu Android vagaba
fac_713198649
http://research.microsoft.com/en-us/um/people/kopf/street_slide/index.html
fac_713198649
Você não sabe nada sobre a Microsoft.

Street View não passa de uma cópia do Streetsite da Microsoft, que foi apresentado muito antes do serviço do Google

http://www.microsoft.com/maps/streetside.aspx
Lúcio Corrêa
A Navteq, empresa comprada pela Nokia em 2007, é mais antiga no serviço de mapeamento que o Google.
andycds
Bacana o site, só está faltando melhorar a parte de transporte público. Em uma busca aleatória de "como chegar", ele indicou para andar a pé um trecho que tinha "127 metros", mas na verdade o trecho em questão tem mais de 2 Km.
David Diniz
Eu confio mais no here do que no Google maps...
Paulo Higa
Você pode acessar here.com no navegador do Android (funciona no iOS também). Dá até para salvar mapas offline, coisa que até agora o Google não liberou no Brasil no aplicativo do Google Maps (ou pelo menos não em São Paulo).

Seria legal ter um aplicativo completo do Here Maps, mas... né?
Kessler
A Nokia não é uma empresa que vende anúncios, ela vende... telefones!
Que vantagem ela teria em colocar seus mapas em outras plataformas?

Compre um Nokia, oras! x2
Elzo Brito
Boa tarde, Claudio.

O Here não tem implementado ainda o sistema de rotas com transporte público em todo território, tem ideia quando isso pode vir?
Guilherme Da Silva Manso
Olá Claudio. É sempre muito bom ter alguém que trabalha no serviço para explicar algumas coisas.

Uso sempre o Here Maps e pra mim ele é excelente! Uma pena é que as informações da minha cidade (Vila Velha, Espírito Santo) estão um pouco desatualizadas. No final do ano passado foi inaugurado um novo viaduto perto de um shopping importante aqui da minha cidade e esse viaduto acabou gerando umas 2 ruas novas, mas nenhuma dessas informações estão presentes no Here Maps, seja a versão para Windows Phone seja o site.
Eu gostaria de saber se a Nokia tem planos de voltar ao meu estado para atualizar essas informações e acrescentar informações de trânsito e transporte. Moro na grande Vitória, onde está localizada a capital do meu estado, e seria muito importante que essas informações estivessem presentes aqui. Obrigado desde já.
claudio.smith
Boa tarde pessoal,

Sou o Claudio Smith e trabalho na Nokia Maps (HERE.com), e participei do evento ontem.

@Ibraim,

Em relação ao Map Creator (here.com/mapcreator/), ele normalmente é liberado nos países que tem mais deficiência na cartografia. O Brasil já é um país que possui a melhor qualidade de mapas que fazemos, e temos um portal adqeuado para envio de erros - o Map Reporter (http://mapreporter.navteq.com/).

@AndreNoia,

Bem observada a diferença. Nós trabalhamos muito para termos o melhor mapa do Brasil.

Convido a todos para conhecerem o portal HERE.com (http://www.here.com/), onde disponibilizamos o nosso mapa com serviços de Trânsito em tempo real, roteamento em transportes públicos entre outras funcionalidades bacanas.

Um abraço a todos.
Claudio
vini.grassi
Henrique Dourado, a Navteq faz isso muito antes que o Google. Pesquisa antes amigo.

E obrigado aos que elogiaram os mapas do Here.com

Vale comparar.
fac_713198649
Diferença brutal
fac_713198649
Depois os fandrois ficam perguntando:

Por que não usa Android?

Será que vocês não perceberam que a Nokia se posicionou, não como concorrente da Samsung ou Apple, mas com concorrente do Google?
Thiago Abrahao
Ibraim: São singularidades que se reservam à Nokia. Não são liberados nem para outros Windows Phones como é o caso dos Samsungs e HTCs com Widnows Phone que não têm Nokia Maps.

A questão é que a Google tendo um sistema de maps próprio nunca iria pagar royalties para usar o de outra empresa, ainda mais concorrente deles.

Agora se você quer usar o sistema de mapas da Nokia, compre um Nokia oras!
André Noia
Aqui em Brasília, os mapas do Google Maps são horríveis. Posso dizer tranquilamente que qualquer mapa atualmente é melhor que o do Google. Preocuparam-se com o Street View, mas esqueceram do principal: as rotas. Cidades como Águas Claras, que já estão com vias consolidadas há anos, sequer sofreram correção. Olhem os exemplos:

Google: http://goo.gl/maps/XT0lr

Nokia: http://her.is/EgdmJ

Dá pra ver claramente que o Google omite várias rotatórias de entrada/saída da cidade. Fora que a via cai em uma marginal e não diretamente na em uma via expressa, como sugere o Google. Estamos falando de anos!
Ibraim
Anunciam novidades mas não liberam logo o MapCreator no Brasil. Um país com potencial, várias pessoas dispostas a contribuir e ficam fazendo vista grossa igual o Google com o MapMaker. A cartografia do Nokia Here para cidades pequenas do interior dá de 1000 no Google Maps, possuindo até estradas que o Google não deve nem sonhar que existem. Os dados da Navteq fizeram bem demais à Nokia.

Outra crítica é o desprezo para com o Android. Por mais que seja rival do Windows Phone é ignorar milhões de usuários.
Henrique Dourado
é interessante que as pessoas e empresas pensavam assim sobre estes mapeamentos do Street View da google !!! a como a google pode ganhar dinheiro com isso ???

agora estão todos copiando !!!
João Pedro Rosa
Googlemaps não é bem mais completo que o Nokia Maps, e as vezes é até pior, principalmente em grande cidades. O GMaps tem varios erros de mãos de ruas, já o da Nokia é muito difícil encontrar um erro.
Paulo Higa
Na verdade é Windows 7. :-P
Disneyg
Aposto que se não fosse Windows Vista, o trabalho deles seria mais rápido :P
Leonardo Ferraz
É por isso que eu gosto do Nokia Mapas ou do Here, ele é bem preciso. Quanto ao trabalho não podemos desmerecer afinal ninguém se habilita a fazer esse trabalho né? Com tudo prefiro o Nokia Mapas do que o Google Maps, acho que o Nokia é melhor pois é offline, e as funções do here são bem legais!
Neto Lima
Sem contar que a Nokia utiliza também os mapas do OpenStreetMap. Ano passado eu criei todo o mapa da minha cidade no OpenStreetMap e ele apareceu nos mapas da Nokia e Bing pouco tempo depois (inclusive com um erro em uma rua que só percebi algum tempo depois).

Ótimo trabalho para a Nokia, que faz mapas excelentes!
Leandro Nascimento
Por isso eu AMO a Nokia! Parabéns Nokia pelo excelente trabalho e pelo Tecnoblog por trazer esta ótima matéria!
Maurício Rodrigues
Puta trabalho, e ainda a quem reclame porque uma esquina esta desatualizada no Google maps que é bem mais completo.
João Almeida
É um processo bastante difícil, tudo para trazer qualidade para todos os usuários. Mas é super cansativo e trabalhoso essa coisa de Mapas.