Início » Telecomunicações » Claro, Embratel e NET lançam rede Wi-Fi em nove cidades brasileiras

Claro, Embratel e NET lançam rede Wi-Fi em nove cidades brasileiras

Conexão sem fio pode ser utilizada gratuitamente por clientes das operadoras

Lucas Braga Por

O grupo America Móvil lançou no Brasil uma rede Wi-Fi em nove cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador. Quem utiliza serviços da Claro e da NET ou é cliente corporativo da Embratel tem direito a acesso gratuito aos 6.000 novos hotspots de alta velocidade em lugares como aeroportos, praças, padarias e até mesmo universidades.

Pelo menos a princípio, as operadoras não irão cobrar nada a mais pelo acesso dos seus clientes, bastando ter um plano compatível com o benefício. Todos os clientes do serviço de banda larga da NET possuem acesso ao NET Virtua Wi-Fi, ilimitado até a Copa das Confederações – encerrado o grande evento, quem possui a conexão em casa terá 1 hora por dia de acesso gratuito, e quem possui o combo com todos os serviços da operadora terá acesso gratuito com 2 horas diárias.

Já o acesso ao Claro Wi-Fi Max é ilimitado, mas apenas clientes pós-pagos com pacote de dados superior a 500 MB ou plano de modem com pelo menos 2 GB de franquia de tráfego terão direito a usar o serviço.

Esses pontos de acesso não ficam dentro de estabelecimentos comerciais: na verdade, a NET aproveita a própria rede de cabos e pendura um access point neles. O legal de tudo isso é a operadora não utiliza a conexão de ninguém para isso, logo, consegue oferecer cobertura em qualquer lugar que tenha cabeamento da NET.

Access point do Claro/Embratel/NET Wi-Fi: da Cisco e fica nos cabos da NET.

O access point é da Cisco e fica pendurado nos próprios cabos da NET.

Moro próximo a uma praça onde existe um ponto de acesso dessas redes, e o que mais impressiona é o alcance do sinal do hotspot. Entre essa antena e minha casa existem três imóveis e o sinal chega perfeitamente dentro de casa. A velocidade é impressionante: em meus testes consegui 18,1 Mbps de download e 3,6 Mbps de upload, o que é um excelente resultado.

teste-net-wifi

A rede testada foi a da NET e não foi possível testar a da Claro, uma vez que a única forma de autenticação é por meio do protocolo EAP-SIM, suportado por pouquíssimos dispositivos e que utiliza o SIM Card do aparelho para autenticar. Em nota à imprensa, a operadora informa que clientes com dispositivos incompatíveis com tal protocolo de segurança poderão utilizar a rede Claro Wi-Fi 2 e fazer login manualmente, mas essa rede não foi encontrada durante nossos testes.

Um recurso interessante da rede da NET é que o sistema consegue salvar automaticamente  o usuário e senha pelo período de um mês. Assim, não é necessário ficar digitando o login e senha toda hora, e isso é válido para qualquer ponto de acesso – foi estranho pegar o celular em um local totalmente aleatório e ver ele funcionando na Wi-Fi sem fazer absolutamente nada.

Essa nova rede é a grande resposta da NET em relação ao Oi WiFi. O modelo de rede da Oi é bem interessante: por meio de uma parceira com a Fon, a operadora consegue cobrir com muita facilidade diversas áreas sem fazer muito esforço, uma vez que a conexão da casa do cliente é compartilhada com a vizinhança. O grupo mexicano consegue oferecer Wi-Fi com velocidade melhor que a da Oi e sem utilizar a conexão do cliente, embora a cobertura seja restrita apenas aos locais onde a NET atua – o Oi WiFi já conta com mais de 90 mil hotspots espalhados em todo o Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

cabelo.algodao
Grande propaganda enganosa, acesso gratuito? onde? como pode ser acesso gratuito ao publico sendo que só podem acessar os assinantes das operadores? Se é gratuito porque devemos fazer login? É seguro você utilizar seu smartphone na rua? A iniciativa foi interessante porém limitada, sou assinante de determinada operadora posso acessar o serviço da rua, mas ué, eu não pago a conta?
Que coisa né?! gratuito só para assinantes que estão com seus boletos em dia! Legal!!!
Thanara Corrêa
Alguém conseguiu testar?
PS. como saber os locais onde existem os hotspots?
Wellington Gabriel de Borba
E verdade, e aqui tem demanda .
Leodemelo
Goiânia tem NET, mas não fomos contemplados :(
Agnatos
Testarei o de Sampa antes da copa, assim espero.
Danilo A.
Pena que tem esse limite de 1 hora diária.
Lekynus Sama
Aleluia, uma empresa finalmente fez isso hein, ao meu ver poderia fazer isso com o 4G tbm, é muito melhor que antenas gigantes.
Sobre a Oi WiFi não posso falar nada, pois Aqui em Guarulhos só tem 2 pontos, um no aeroporto e outro num McDonalds
Alberson Melo
Olha lá... Já tinha visto e acessado essa rede, não sabia como, hehehehe. Liguei na Claro e ninguém sabia do que se tratava. É bom, mas não é, ao mesmo tempo. Você anda, sai do alcance de uma antena, e até achar a próxima vc fica sem...
Leonardo R.
É Oi né.. isso resume tudo.
Mike Metralha
Olha. Só enfrentei problema pra conectar na rede. Tentei umas três vezes e aí conectou. Depois foi só alegria. Muito bom!
David Diniz
O problema do Oi Wifi é que NUNCA funciona e quando funciona é muito ruim...