Início » Celular » Qualcomm mostra tela de 5,1 polegadas com resolução de 2560x1440 pixels

Qualcomm mostra tela de 5,1 polegadas com resolução de 2560x1440 pixels

Paulo Higa Por

qualcomm-mirasol-tela

A Qualcomm, que normalmente aparece na mídia quando lança um novo processador para dispositivos móveis, anunciou que vai reviver sua própria linha de telas, a Mirasol. Uma das primeiras telas da Qualcomm foi exibida durante a SID Display Week, que acontece nesta semana em Vancouver, no Canadá. E os números são impressionantes: é um display de 5,1 polegadas com resolução de 2560x1440 pixels.

2560x1440 pixels muito provavelmente é uma resolução maior que a TV gigante da sua sala. Esta é quase a mesma resolução adotada pelo MacBook Pro com tela Retina de 13 polegadas, com a diferença de que a Qualcomm conseguiu colocar todos esses pixels em apenas 5,1 polegadas, para que o display seja usado em smartphones.

A tela da Qualcomm tem definição impressionante de 576 ppi, mas esta não é a única característica a se avaliar – descobrimos isso no review do Sony Xperia ZQ. Segundo o Engadget, a tela oferece imagens nítidas, mas as cores não são tão vibrantes: elas simplesmente “não aparecem como em outros aparelhos”.

Como a tela ainda está em desenvolvimento, o problema com as cores pode ser resolvido. Segundo a Qualcomm, a tela possui seis vezes mais eficiência energética que as outras telas de LCD e OLED. Ela deve chegar aos smartphones caros em alguns anos.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
ow gee
Daniel Teixeira Dos Santos
Eu tenho hipermetropia e é muito desconfortável tentar enxergar muito perto da tela. Pra mim não faz diferença.
glemos
Ou dizendo de outra forma: algumas pessoas podem perceber mais ou menos pixels, o que explica a diferença notada pela imprensa entre as telas de um iPhone e destes novos smartphones de 400 ppi. Então a diferença é perceptível sim, mas deixa de ser "da água pro vinho" como vimos anteriormente. Ah, e vez ou outra uso o aparelho a menos de 25 cm do rosto também :)
RamonGonz
caramba ainda tem gente que usa o termo "rodar Crysis"??????
Omar Scher
Eu acho é que o pessoal que compra monitores não é tão 'imbecil' ( vejam as aspas, por favor) quanto quem compra smartphone.

Essa briga de empresas ( e de seus fanboys) acabam criando essas aberrações , por que oras "Ah, meu smartphone tem resolução 3x maior que o seu, chupa Samsung/Apple/HTC" . Daqui a pouco os valores vem em notação científica...

E eu achando ótimo-lindo-maravilhoso minha TV 42 com 1080p.

O mundo da tecnologia tem que seriamente analisar o que é realmente necessário. ( Uma dica: usam lítio e acabam muito rápido)
Omar Scher
Exatamente o que eu vim comentar!

Evolução nas baterias que é bom 'ninguém' quer fazer
marcus rerre
enquanto isso os monitores continuam com 1080p :(
portela.thiago
solução: saída HDMI no PC, dái vc liga a tela q quiser nele...
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Prefiro que desenvolvam telas com consumo menor de energia, obrigado.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Na verdade, todo mundo está certo.
A aproximadamente 25cm de distância, o olho humano tem uma "resolução" de 1060 ppi, se considerarmos nossa capacidade total de visão.

Acontece que nossos olhos, ainda que enxerguem muita coisa, nosso cérebro não consegue processar tudo de forma eficaz - logo, muita coisa fica perdida.

Então, o que a gente consegue enxergar E processar, fica na casa dos ~326ppi a 25cm de distância, que é o valor aproximado do Retina Display da Apple (e tantas outras telas).

Fonte: http://wordmunger.com/?p=1348
Tinha mais fontes mas a preguiça de procurar é maior.
Robson C.
E será 576 ppi sensato? A distância mínima de visão distinta é normalmente de 25 cm. Eu não sei, mas chutando, esse ppi absurdo provavelmente é imperceptível a mais de 25 cm... a menos, não importa pois ficaria desfocado.

A não ser que você use um microscópio pra usar o celular né... vai saber. Aí realmente... depende da distância.
William Bannach
Isso garoto!! Parabéns, alguém sensato.
Alessandro Johnny
Para um monitor de 27", FullHD é pífio.
Pedro Felipe
Certíssimo.

"Alguns clientes valorizam tamanho de tela grande. Outros valorizam diferentes fatores, como resolução, qualidade de cor, balanço de branco, refletividade, consumo de energia, compatibilidade de aplicativos, portabilidade, etc. Nossos concorrentes fizeram algumas trocas significativas em muitas destas áreas para ter uma tela maior. Nós não faremos um iPhone com tela maior enquanto essas compensações forem necessárias." - Tim Cook
Gabriel
O mercado de monitores parece bem sucateado, fui comprar um para transformar meu notebook em "desktop" na minha casa e só encontra produto básico. Só a Dell que mantém a linha UltraSharp e Series S que são mais decentes, de resto...

O mercado de PCs já está se contraindo, além disso acredito que poucos investiriam fortunas em monitores e afins, então acho que ficará algo de nicho mesmo.
Raphael Rios Chaia
Pergunta: pra quê?!
TaylerPadilha
QUE IÇO JOVEM?!

FullHD emplacou há quase 2 anos e já é resolução pífia?! Me chama pra jogar Crysis 3 nesse teu PC aí... mas só se você rodar tudo no ultra. ;)
glemos
Isto não é verdade. O olho humano pode distinguir até mais de 500 ppi, só depende da distância de nossos olhos à tela. Esse número (286 ppi e outros valores mágicos) são calculados para uma distância fixa da tela. Quando você a aproxima mais do rosto, passa a ver mais pontos por área. Resumindo: não existe um número-limite para a densidade de pixels. Tudo depende da distância de uso do aparelho.
glemos
300 ppi é só para o papel, e isto ocorre porque os minilabs imprimem exatamente nesta resolução, que é a máxima do aparelho.
Alessandro Johnny
Era exatamente isso que ia comentar.
Uma pena termos monitores gigantes e com resolução pífia FullHD. Acho que só vai voltar a evoluir (aparecer diversos modelos com preços interessantes) quando alavancar o 2K e 4K. :/
Julio Vasel
E eu aqui sonhando com um Dell Ultrasharp de 27" e 2560x1440....
Julio Vasel
A Apple popularizou a idéia de telas de alta resolução, mas fez isso se baseando em um limite aceitável entre 300 e 350ppi, o que é mais do que suficiente pra que sequer seja notado um pixel.
Mas parece que o termo INOVAR na maioria das empresas não é inventar algo, ou mesclar diversas idéias em favor de uma dita "puta idéia", mas sim "melhorar" algo que a Apple ou outra grande empresa criou.
É simplesmente ridículo que uma empresa ache que tem um melhor produto simplesmente pq seus pixels são menores que o do iPhone
Mandr4k
Produtividade real é com PC, o resto é o resto.
A bateria dos smarts agradecem pela falta de suporte verdadeiro.
TaylerPadilha
Bota "um smartphone de 5?" para rodar Crysis em 2560×1440 que eu jogo meu PC pela janela.
Wendel Schelhan
Pois é, por isso gostaria de entender essa briga sem fim por resoluções cada vez maiores em uma tela de 5 polegadas...
Daniel Lobo
Olha ai o Mercado de PCs perdendo seu glamour. Todas as inovações estão vindo para o mercado Mobile. Dá a impressão que não há mais vontade de investir em pesquisas de tecnologia para o mercado dos PCs tradicionais. Por exemplo é muito raro você encontrar monitores com resoluções acima de 1920x1080, para monitores de 24". Agora vem um smartphone de 5" e ganha uma resolução de 2560×1440. É uma densidade absurda, mas acho meio desnecessário. Imagino que passa do limite da percepção humana, fazendo uma suposição, é claro.
Mandr4k
O FullHD já é o suficiente para 5", essa resolução sem sigla já é apelação.
Marcelo Madeira
Agora sim, letras tão pequenas que vou descolar a Retina
Valter Bison
Acho que se der um zoom de 2x,da pra ver até os átomos da tela...... ;)
Rodolpho Freire
por isso o photoshop de milênios atrás já sugeria 300ppi para impressão =D
Julio Vasel
Wendel, o olho humano distingue aproximadamente 286ppi apenas
Claudio H.
E eu que achei que depois das telas Full-HD os smartphones iam parar de evoluir nesse sentido... :P
Wendel Schelhan
O olho humano realmente é capaz de diferir 441ppi disso?