Esta é a nova caixa de entrada do Gmail

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
gmail-nova-inbox

A sua caixa de entrada do Gmail vai mudar em breve. O Google apresentou hoje uma nova interface para o serviço de email, que estará disponível tanto na web quanto nos aplicativos para dispositivos móveis. Em vez de simplesmente listar as mensagens por ordem cronológica, o Gmail poderá agrupá-las em abas, permitindo que você gerencie melhor os emails que chegam.

Os emails poderão ser separados em até cinco abas. Além da aba primária, que mostra seus emails da maneira tradicional, o Gmail exibirá mais quatro: Social, com emails de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+; Promoções, que agrupa as ofertas de lojas online; Atualizações, com confirmações, contas e comunicados; e Fóruns, que exibirá emails de fóruns e listas de discussão.

Com essas novas divisões, o gerenciamento de emails deve ficar mais eficiente. Afinal, do jeito que está hoje, mensagens importantes podem acabar se perdendo no meio do bolo: contas a pagar invariavelmente estarão entre o PowerPoint anexado que sua tia enviou e uma “oferta imperdível” de algum site de compras coletivas.

O Ricardo Fraga, do Google Discovery, obteve acesso antecipado ao novo recurso e gostou do que viu: “Pode ser um pouco estranho no começo, mas, depois que você se acostuma, não quer mais abrir mão delas. O grau de precisão dos filtros automáticos é incrível. Tive que mover, no máximo, duas ou três mensagens de uma guia para a outra.”

A nova caixa de entrada do Gmail começou a ser liberada hoje e chegará a todos os usuários em breve. Quando ela estiver disponível na sua conta, clique naquela engrenagem no canto superior direito e depois em “Configurar caixa de entrada” para ativá-la. Os aplicativos do Gmail para Android e iOS serão atualizados nas próximas semanas.

A nova caixa de entrada é opcional. Você ainda poderá voltar para o padrão, com emails listados em ordem cronológica, e também usar a caixa de entrada prioritária, lançada há quase três anos, que exibe (ou tenta exibir) as mensagens mais importantes antes das outras.

Atualizado às 14h11.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados