Início » Celular » Feedly terá integração com Reeder, Press, Nextgen e outros apps de RSS

Feedly terá integração com Reeder, Press, Nextgen e outros apps de RSS

Paulo Higa Por

Desde que o Google anunciou a morte do Reader, agregador de RSS que será desativado no dia 1º de julho, serviços concorrentes se esforçaram para levar uma parte dos usuários órfãos. Mas há um ponto importante: e os ótimos aplicativos que usavam a API do Google Reader para exibir feeds em smartphones e tablets, como ficam? Eles não vão morrer: o Feedly vai salvar pelo menos cinco deles.

O Feedly anunciou que está trabalhando com os desenvolvedores do Reeder, Press, Nextgen Reader, Newsify e gReader para que esses aplicativos continuem funcionando normalmente após o desligamento. Para isso, os desenvolvedores substituirão a API do Google Reader pela API do Feedly, chamada Normandy.

feedly-cloud

O Normandy é um clone da API do Google Reader, então os desenvolvedores não deverão ter muito trabalho para adaptar seus aplicativos. Segundo o Feedly, há muita gente interessada na API: mais 100 desenvolvedores solicitaram convites para usá-la. Como não haverá custo para usar a API do Feedly, muitos aplicativos devem ser salvos.

Para suportar o grande número de usuários vindo do Google Reader (foram 500 mil em apenas 48 horas), o Feedly comprou servidores novos. Agora, o foco está em corrigir falhas, adicionar novos recursos (incluindo busca e compartilhamento em grupo), melhorar os aplicativos próprios e desenvolver novos para Windows Phone e Windows 8.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
Nossa, nem lembrava que o Google ia acabar com isso.
Theus
O grande problema do Feedly é a busca. É péssima e só traz nos resultados os sites, e nunca os artigos. Mas, como vão corrigir isso, vamos esperar =)
Jorge Afonso
É baseado em publicidade que, na versão desktop ficam bem no cantinho, nem incomodam ao usuário. Ela é dividida em publicidade direta (propaganda) e indireta (mostrando RSS que "talvez você goste"). Eis aqui:
http://imgur.com/JQWHvfc

E... Sei lá. Não acho o Feedly tão limitado quanto o dizem... Sempre cumpriu o que prometeu e nunca me deixou na mão.
Jairon C. Moura
Eles já deixaram escapar no twitter que vão lançar um modelo Premium (pago) em breve. Provavavelmente vão acrescentar prioridade em alguns serviços, integração com outros, etc...
Rogério Santos
É a melhor alternativa ao Google Reader. No entanto, me questiono sobre o modelo de negócios deles. É baseado é publicidade, planos premium? Ou eles ganham dinheiro de algum modo, ou corre o risco de morrer na praia, por ser inviável economicamente.
Jairon C. Moura
Feedly tem muito potencial. Abraçou todos os órfãos do Google Reader, mas ainda tem muita, muita coisa pra melhorar.
A coisa mais básica, e a que mais me incomoda, é a forma como temos de acessar o serviço: através de uma extensão pro navegador. Por que diabos não fazer apenas um serviço web? A extensão fica rodando em background, devorando recursos, aumentando tempo de inicialização, etc... Não vai dar pra aguentar isso por muito tempo...
Outra coisa é que, apesar de toda a propaganda que eles fazem da API Normandy, eles estão segurando o acesso a ela. Desenvolvedores foram chamados a preencher um formulário de cadastro em março (e novamente agora), e pouquíssimos conseguiram o acesso. Desenvolvedores de apps como Mr. Reader para iPad ainda estão de braços cruzados.
Acho que o fato de tanta gente (principalmente os heavy users do G. Reader e desenvolvedores dos outros apps) testarem o Feedly, mas ainda não terem findado a busca pelo substituto ideal indica que eles não estão fazendo um trabalho tão bom assim...
Rafael Santos Silva
http://www.greader.co/beta/

https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/g_reader/OlsVd9RSfPU%5B1-25-false%5D


Agora preciso colocar um TT RSS no Heroku grátis =D
Paulo Higa
Uia! Desde quando o gReader tem suporte ao TT-RSS?

Eu uso o Fever, mas a falta de um bom cliente para Android é um grande ponto negativo.
@kadugaspar
Realmente. Além do logo estar bem feinho.

Mas parece bom, e seria interessante se integrasse o backend do Feedly também.
Kadu Nogueira
Thiago,

É um placeholder que será usado só nessa primeira fase Beta. Já estamos trabalhando na atualização, inclusive com integração de login com Facebook, Twitter e outros quetais. ;)

Nossa preocupação maior nesse primeiro momento foi deixar a plataforma estável, rápida e funcional (equipe pequena, sabe como é). Mas continue acompanhando, estamos atualziando o Hoob quase que diariamente.

Um abraço!
@kadugaspar
Agora sim posso afirmar que não sentirei falta do Google Reader. Com o Feedly assumindo o backend, poderei escolher os aplicativos que eu quiser usar no celular sem preocupação. Espero que algum dev lance um bom site para desktop com backend do Feedly, porque não consigo gostar também da versão web deles - e, principalmente, da necessidade de instalar um aplicativo no Chrome.

Basicamente, não gosto do Feedly nem no desktop nem no mobile, mas sendo backend poderei escolher o que usar mantendo tudo sincronizado. Gostei!
Rafael Santos Silva
Eu acho o feedly ruim pro power user do google reader. O app de android deixa muito a desejar.

Ainda não decidi, mas acho que vou continuar com o gReader (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.noinnion.android.greader.reader&hl=en) com o backend no TT-RSS
Thiago Xavier
Vcs precisam de um designer. A área de cadastro está parecendo área de cadastro em site de strip ou de casamento.

Mais a ideia de muito bacana :D
Kadu Nogueira
Nós criamos uma alternativa brasileira para o Google Reader, e gostaríamos de convidar a todos para testar: www.hoob.com.br

Colocamos no ar para testes e está totalmente aberto para sugestões. Ele será mais do que um leitor RSS num futuro muito próximo, vale a pena conferir.

Um abraço a todos!