Início » Aplicativos e Software » Vídeo mostra que Ubuntu Phone vai muito bem, obrigado

Vídeo mostra que Ubuntu Phone vai muito bem, obrigado

Avatar Por

Já faz um tempo que o Ubuntu Phone não ganha a mídia, mas não significa que atualizações não estejam sendo feitas. Prova disso é um vídeo divulgado hoje, que mostra na prática o quanto o sistema evoluiu desde as versões iniciais lançadas em janeiro e fevereiro. E evoluiu bastante.

Além do sistema estar rodando de forma mais rápida e responsiva, várias funções essenciais, como atender e fazer ligações, receber SMS e navegar pelo 3G, que não funcionavam na versão inicial, agora estão disponíveis. Se você gosta de fortes emoções, já pode até pensar em usar o aparelho no dia-a-dia.

Vários aplicativos também estão presentes na imagem de instalação, como eventos, galeria de fotos (incluindo um editor simples), navegador, além de outros. Ainda não testamos a nova versão mas, pelo vídeo, parece que o Ubuntu Phone está ficando bem interessante.

Infelizmente, nenhum fabricante confirmou até agora o uso do Ubuntu Phone em algum aparelho. Mas a Canonical continua firme e forte na promessa de que já veremos alguns rodando o sistema ainda no começo de 2014.

Caso você não aguente esperar e possua um Nexus, pode tentar instalar a versão de testes do Ubuntu Phone no seu aparelho.

Com Informações: OMG! Ubuntu

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

cauanboss
vai ter uma versão do ubuntu touch para o motorola moto g ?
Kessler
Nem tanto. Não existem muitas alternativas para quem quer um telefone funcional pelo preço do Galaxy Y.

É uma porcaria, mas ainda é a melhor opção. Isso o Firefox OS PODE mudar, fazendo um sistema mais leve que rode decentemente nessas configurações.
Tiago Gabriel
Prefiro um Nokia Asha a um Samsungzinho desses.
Tiago Gabriel
*"Para eu" ;-)
goo_dsd
É to com um Samsung Wave aqui só esperando a versão final para mim fazer uns testes

Só espero que funcione em um ARM Cortex A8 clocked at 1 GHz
YanGM
A Canonical está criando o seu próprio ecossistema, Ubuntu Desktop, Ubuntu Para TVs (e set-top-boxes), Ubuntu para tablets...
E eles prometem manter tudo em perfeita sincronia, além de prometer que Ubuntu Phones high end irão rodar aplicativos de desktop em um simples plugar de um dock.
Além disso, tem todo aquele blablabla livre.
YanGM
Steam Box vai rodar uma versão customizada do Ubuntu.
YanGM
Dentre os sistemas que eu conheço, só falta o Android adotar uma solução nativa sobre HTML5. Quero dizer, iOS permite atalhos na home para sites como se fossem aplicações, Windows 8 aceita apps em HTML5 na sua loja, Firefox OS é tudo sobre HTML5 e Ubuntu Phone também aceita HTML5.
Lógico, espero que todos caminhem de mãos dadas para adotar uma solução padronizada, mas um dia eles chegam lá.
YanGM
Interessante saber sobre isso, espero que a W3C aceite logo. Depois será apenas uma questão de tempo para o padrão se espalhar para os outros OSes.
YanGM
Bom, pelo o que eu sei, Windows 8 também suporta HTML5, seria apenas uma questão de padronização, para facilitar a vida do desenvolvedor. E cá entre nós, a Microsoft está precisando "juntar forças"...
YanGM
Amigo, Windows 8 aceita aplicativos HTML5 na loja e eles funcionam muito bem e obrigado. Não culpe o HTML5 pelo código mal feito de muitos. Eu sou desenvolvedor Web e uso Sublime Text para tudo, apesar de nosso assunto nada ter a ver com IDEs...

Quando um sistema oficialmente suporta uma linguagem, é de se esperar que aplicativos feitos com ela vão parar na loja de apps, como acontece com o Windows 8. Não sei porque tanta paranóia com o código de fonte, se você apertar ctrl+u em qualquer site, você verá o código de fonte sim, mas apenas o client side, o que realmente importa, o server side, continua protegido.
YanGM
Exato, mesmo usando o PhoneGap é necessário ter um conhecimento sobre o código nativo de cada plataforma, não é natural.
YanGM
Como o Guilherme disse, o aplicativo do Facebook era (e continua sendo) mal feito. Já falei para não culparem o HTML5 pelas merdas alheias.
fac_713198649
A chance dele é se algum fabricante lhe der total apoio, assim como a Nokia faz com o WP (acho difícil).

No caso de um set up box, também acho difícil, pois vem aí o Xbox One, que se fizer sucesso, vai chamar a concorrência do Google e da Apple. Fora o Steam Box que ao que tudo indica, será um Linux próprio, mas será o set up Box mais caro de todos.
Julian Fernandes
A Canonical e a Mozilla estão conversando sobre isso. Ou melhor, os desenvolvedores estão. Vale lembrar que o Ubuntu Touch também roda aplicativos em QT/QML, não apenas em HTML5.
Luandersonn
Olha, se as pessoas se importassem com qualidade e não com modinha, não tinha tanta gente comprado Galaxy Y por ai...

Acredite no que eu digo, a Samsung é a nova Apple. (não que ambas empresas não tenha qualidade, mas alguns da Samsung da medo de chegar perto).
Adolfo Brás Sunderhus Filho
Pessoal já ri da fatia de mercado que o WP (que é excelente) tem, imagina com o Ubuntu Phone...
Rui
Por que as empresas iria gastar uma fortuna desenvolvendo ecossistemas e depois entregar de mão beijada? Por isso, nunca vai acontecer. Esse é justamente o diferencial do mercado, tá aí o WP penando mesmo com toda a grana da Microsoft.

Só os pequenos ou novos OS poderiam ter interesse em juntar forças.
Rui
Verdade. Tanto que tem o fastbook que é feito em Html 5 e foi feito em resposta as declarações do Facebook. Aparentemente, é mais rápido que o nativo em android.
Rui
Exato. Vai faltar apelo comercial. Única chance é alguma fabricante de hardware ficar para trás e resolver apostar em um nicho diferente para ganhar uns trocados, antes do Nexus 4, eu diria uma LG da vida... Rs
Já no ramo de Tvs quem sabe... Produzindo um set um box independente e barato e com acesso a Netflix, Hulu e cia... Quem sabe não faça algum sucesso até vir uma grande e tomar o espaço?
A Canonical precisa achar o seu nicho, pois com as grandes falta dinheiro para competir.
Rui
Dá gosto de testar, se me Nexus não fosse meu principal telefone, já tinha brincado um pouco.
Lucas Meneses
Está bastante atrativo, acho que eu trocaria meu android por um desse.
Kessler
"extremamente", né, por favor...
Kessler
O Firefox OS vai competir numa faixa de preço baixo, que estremamente mal servida pelo Android, WP e iOS não existem e as outras opções não são muito interessantes.

Se a Canonical tentar concorrer com os smartphones de preço mais alto, como parece que será o caso, ela não vai dar nem para o cheiro.
Fernando Jorge Mota
O pior é que é possível.

Só que não o Ubuntu Phone, mas sim o Ubuntu para desktop (?), através de apps assim: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.zpwebsites.linuxonandroid (sério, eu tenho um Galaxy Y e aparentemente funciona (não testei pois não tinha espaço no cartão SD, mas ok))
fac_713198649
Acho difícil o Ubuntu Phone se dar muito bem no mercado.
A chave do sucesso está muito além de ter um bom SO, é preciso oferecer um ecossistema completo para disputar nesse mercado. Hardware e serviços são cruciais.

Analise os 3 primeiros colocados em smartphones:

1 - Android, tem o Google por trás, tem todos os serviços do Google como os maiores atrativos e apoio da Samsung e Motorola em hardware.

2 - iOS, tem a maior empresa de TI do mundo por trás, tem um ecossistema que dispensa comentários e possui hardware próprio.

3 - WP, tem outra potência por trás, com um conjunto de serviços próprios muito interessantes, tem serviços e hardware da Nokia inclusos, e que também são de excelente qualidade.

Onde o Ubuntu Phone se encaixaria?
Helvio Fernando
Este ubuntu vai dar um bom concorrente com o WP8, já o Firefox OS sem chance.

Uma coisa eles tem em comum: chegaram tarde e vai ser quase impossível algum deles suplantar o Android ou o iOS.

Se houver compatibilidade com aplicações Android, ter a leveza do WP e a estabilidade do iOS, este ubuntu poderá pensar em ser um vencedor daqui uns 4 anos
Guilherme Macedo C.
O aplicativo do Facebook foi mal feito. Esse foi o problema.
fac_713198649
O problema é que HTML5 não tem o mesmo desempenho de Apps nativos.
O Facebook insistiu nessa ideia, e depois reconheceu que foi um grande erro, agora apostas em Apps nativos.
http://tecnologia.terra.com.br/internet/quotnosso-maior-erro-foi-apostar-em-html5quot-diz-zuckerberg,4b98201fd70ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Marcio Maciel
HTML5 e JS são lerdos e incompletos. Por isso que o uso de apps já supera o uso de sites. Por hoje, para o desenvolvedor, nada se iguala às possibilidades e velocidade de desenvolvimento nativo com uma boa IDE.

Outra questão é quanto a proteção de trabalho, seja no ocultamento do código-fonte ou na instalação apenas através da loja de apps.
João Victor Medeiros
Tenho um Nexus 7 e não a hora de testar a versão final =)
Julio Miguel
Muito bom :)
Vitor
Cara, pelo que sei, a Mozilla enviou sim uma solicitação a W3C para padronização das API's do Firefox OS. Só resta a W3C aceitar, e talvez depois a Canonical começar a utilizar...
Marcelo Madeira
Quero ver brasileiro rodando Ubuntu em Galaxy Y. Hahahha
Marcelo Madeira
PhoneGap até é uma alternativa, mas seria bom mesmo se só tivéssemos que nos preocupar com código 1 vez e pronto. As vezes, portar no PhoneGap exige algumas manhas.
Elton
é possível instalar em um Nexus 7 ou apenas num smartphone nexus (excluindo o tablet)? Eu até testaria por curiosidade, mas nossa, preguiça eterna, tenho muitos dados pra fazer backup D:
Alex Oliveira
Diretamente realmente não existe mas se utilizarmos, por exemplo, o Phone Gap podemos desenvolver os apps em HTML 5 e portar facilmente para outras plataformas.
Mas a sua ideia realmente é bem interessante, assim todas as plataformas estariam bem servidas quando se tratar de aplicativos.
Porém, existe o lado comercial que faz toda a diferença, infelizmente.
Renan Genu Brito
Eu apostaria no Ubuntu phone com certeza, entretanto me parece que eles acham o mercado brasileiro muito mainstream...e acabam não apostando muito por aqui. Trocaria meu iphone fácil por uma belezinha dessas.
YanGM
Ubuntu Phone e Firefox OS vão rodar aplicativos HTML5... por quê não padronizar os aplicativos de um jeito em que o mesmo código rode nas duas plataformas, e quem sabe o Android e Windows Phone não se juntam nessa dança? Seria uma alternativa bem interessante para pequenos jogos e aplicativos simples.
Ubuntero
Corrigindo, ligações e mensagens funcionam desde a primeira versão lançada, eu estou testando desde a primeira imagem lançada.