Início » Celular » Tudo pronto para a WWDC 2013

Tudo pronto para a WWDC 2013

Apple está usando o Passbook para acelerar a emissão da credencial

Avatar Por
Onde um mundo inteiramente novo está se ~desenvolvendo~

Onde um mundo inteiramente novo está se ~desenvolvendo~

Direto de San Francisco, EUA – Faltam algumas horas para o tão esperado keynote de abertura da WWDC (Worldwide Developers Conference). Esse é provavelmente o evento anual mais importante ligado a Apple, fora os tradicionais anúncios de iPhones e de iPads. As expectativas não são poucas. Mas como está o clima por aqui?

Como eu vim parar na WWDC

Essa será a minha terceira participação consecutiva no evento, sendo a primeira como estudante. As vendas dos ingressos não duraram mais que 2 minutos, de acordo com a Apple. Mesmo eu estando preparado, não deu: não consegui efetuar a compra. Quando eu achava que não seria mais possível acompanhar o evento, fiquei sobre o programa de bolsa para estudante e aceitei o desafio!

O que era? Entregar em seis dias um aplicativo com as informações sobre projetos, histórico profissional e educacional, além de responder duas perguntas:

  • Describe an important lesson or key learning moment you've experienced developing apps.
  • Think about an app you frequently use. How would you improve it?

Foi muito mais difícil que simplesmente comprar um ingresso, mas muito mais gratificante. Caso alguém queira participar no ano que vem e seja estudante, recomendo muito tentar o programa estudantil. Cá estou eu, na Califórnia, para contar a vocês como estão as coisas.

Passbook até que é útil

Neste domingo, eu dei uma passada no Moscone West na parte da tarde. O clima é uma mistura de tensão e expectativa, afinal, foram mais de 200 dias (!) sem nenhum evento da Apple. Muita ansiedade por parte de todos, inclusive minha. Ainda hoje (domingo aqui nos EUA) devo entrar na fila para assistir ao keynote de abertura, que acontece àsdez da manhã (14h em Brasília). A fila já existe: são 15 pessoas corajosas e loucas. O primeiro deles chegou às nove da matina.

Ingresso

Só alegria (foto: Fernando Saragoça)

Só alegria

Esse é o primeiro ano de evento desde o lançamento do Passbook (serviço de bilhetes, ingressos e cupons integrado ao iOS). A Apple deu um jeito de integrá-lo ao evento: para retirar a credencial pode ser apresentado o "bilhete" no iPhone, junto com o passaporte. Antes de pegar a badge, o sistema me parecia apenas uma desculpa pra usar a tecnologia inventada por ela mesma, mas de fato deixou o processo muito mais rápido.

OS

Eu deveria tratá-los separadamente, mas a tendência é cada vez mais eles se tornarem uma coisa só. Óbvio que existem muitas diferenças, a principal delas é a maneira com que o usuário interage com o sistema, mas isso não impede que todas as outras coisas sejam muito parecidas.

Com o lançamento do iOS 7 e o Mac OS X 10.9 (se esse realmente for o nome), um sistema ficará ainda mais próximo do outro. Podemos esperar uma atualização do Siri para iOS e a chegada dela no Mac e, além disso, o iOS deve ganhar um redesign e uma integração melhor entre aplicativos, como o Lucas Braga explicou em seu artigo. Foi o que o Tim Cook prometeu numa entrevista há algumas semanas.

Novo hardware

Todo mundo gosta de novidades que seja possível carregar no bolso, seja um novo iPhone ou iPad. Também pode ser para levar na mochila, como um novo MacBook. Já faz um bom tempo que não tem nenhum lançamento. Apesar dos poucos rumores sobre novos hardwares (nessa época do ano já teriam saído inúmeras fotos), acredito na atualização de alguns dos produtos que já existem hoje por um simples motivo: atualizar todos os produtos somente no segundo semestre será uma tarefa um tanto difícil para as fábricas que trabalham para a Apple, quanto mais diluídos forem os lançamentos, maiores são as chances de cobrir a demanda.

One more thing

Existem rumores sobre um possível relógio da Apple (iWatch), mas faltam provas concretas de sua existência. Meu grande amigo Gabriel Rinaldi fez uma observação importante: a troca do formato do iPod Nano (versão também utilizada como relógio) por um modelo maior na sua última atualização pode indicar que a Apple realmente quer entrar nesse mercado.

Outro ponto importante é a frase estampada no banner principal da WWDC, indicando que alguma grande novidade está por vir, pelo menos na minha interpretação (e eu espero que eu não esteja enganado). Não sei o que esperar, mas um slide "One more thing" na apresentação de Tim Cook seria mais que bem-vindo!

O que você tá esperando dessa WWDC em que todos os cartazes dão a entender que vem coisa nova por aí? Faça sua aposta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Letícia Battaglini
Adorei o artigo!
E você é o cara com a camisa do homem de ferro, Fernando? Você é gatinho hein...
RamonGonz
Ótimo artigo/texto. Aguardando as novidades
Vinícius
Não é uma suposta imagem. É um mockup que o site fez em cima de uma imagem toda borrada, que nã dá pra ver porcaria nenhuma.
Renan Desconsi Turra
Camiseta do JN hehe.
Gabriel Gonçalves
A 9to5mac postou uma suposta imagem do iOS7, eu achei extremamente ridículo. Quero só ver haha
http://9to5mac.com/2013/06/09/what-ios7-looks-like/
Daniel lucena
Relógio... Esperem até a Microsoft criar o dela....
Kkkkkkk
maxgiudice
Só o evento responderá quais serão as novidades que a Apple reserva...é difícil prever...
Ygor Nascimento
Aguardo ansiosamente pelos anúncios! Apesar de só usar o iPad como gadget da apple(sou usuário e fã de Windows Phone e de produtos Microsoft), gosto e muito dos produtos da Apple, principalmente pela filosofia pregada no desenvolvimento de apps e, é claro, os SOs são fantásticos também! Na verdade, acho que se a maioria tivesse um pouco mais de maturidade, torceriamos por melhoras em todas as plataformas, afinal, quem tem a ganhar somos nós!

Que venhas as novidades!