Adivinhem? Isso mesmo: a Apple anunciou o iOS 7 com interface totalmente nova, agora sob as mãos de Jony Ive. Esta é a primeira grande mudança no visual do sistema desde o primeiro iPhone, lançado em 2007. Como esperado, os vários reflexos e texturas foram removidos para dar lugar a algo mais simples e plano.

iphone-5-ios-7

Praticamente toda a interface do iOS mudou. A tela de bloqueio foi redesenhada, e não há mais uma seta para a direita como nas versões anteriores. O Calendário ganhou interface mais clean, sem couro ou qualquer tipo de textura. Os balões de mensagens estão planos, sem efeitos 3D nas bordas.

A central de notificações ficou mais completa e poderá ser acessada a partir da tela de bloqueio. Ela permitirá que você escolha quantas notificações quer ver ao mesmo tempo e traz três divisões, baseadas em dia, todas e perdidas.

O iOS 7 traz a Central de Controle, painel de rápido acesso que traz diversas configurações a um deslizar de dedos: dá para abrir aplicativos, alterar o brilho e controlar o player de música. Será possível ativar ou desativar com um toque o Wi-Fi, Bluetooth, modo avião, Não Perturbe e rotação da tela.

ios-7-controle-notificacoes-multitarefa

As novidades não ficam apenas por conta do visual. A Apple mexeu em partes importantes do sistema, como o multitarefa: o iOS 7 permitirá que qualquer aplicativo rode em plano de fundo, e a promessa é que isso não afete a duração da bateria. A tela para alternar entre os aplicativos exibe grandes miniaturas.

O sistema tem a capacidade de aprender com os seus hábitos de uso e executar aplicativos automaticamente. Isso significa que, quando você abrir o Twitter, por exemplo, ele estará com a timeline atualizada.

Outras mudanças estão na câmera, que ganhou filtros, e no aplicativo de fotos, que organiza as imagens por data e localização. Será possível compartilhar arquivos facilmente com o AirDrop, disponível para iPhone 5, iPad 4, iPad Mini e iPod Touch de quinta geração. O assistente de voz Siri agora também possui voz masculina e pode alterar configurações do sistema, como o brilho da tela.

A nova versão do iOS estará disponível para download no último trimestre do ano. Ele poderá ser instalado no iPhone 4 e posteriores, iPod Touch de quinta geração, iPad Mini e iPad de segunda geração e posteriores. Uma versão beta para iPhone estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores, enquanto o iPad receberá a novidade nas próximas semanas.

Receba mais sobre iOS 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados