Início » Celular » Apple apresenta OS X Mavericks

Apple apresenta OS X Mavericks

Lucas Braga Por

ibooks-osx-cloud

A Apple acaba de apresentar durante a WWDC o seu novo sistema operacional. Batizado de OS X Mavericks, a empresa promete um sistema com mudanças significativas em relação ao Mountain Lion.

Várias novidades foram apresentadas. O Finder, gerenciador de arquivos do OS X, foi atualizado e ganhou algumas novidades bem interessantes. Uma delas é o suporte a abas: em vez de diversas janelas abertas com pastas diferentes, todas ficam agrupadas na mesma janela, como em um navegador da internet.

O suporte a múltiplos monitores também foi melhorado. O novo sistema permite que a Dock de aplicativos e a barra de menu superior se mantenha em todas as telas. Da mesma forma, é possível manter aplicativos em tela cheia em diferentes telas, sem que uma atrapalhe a outra. Agora também é possível utilizar um monitor via AirPlay.

Um sistema integrado ao iOS

É certo que a cada dia o OS X está mais próximo do iOS, mas agora eles não estiveram tão próximos. Um dos destaques é a forma que o sistema lida com o processamento das tarefas ativas. É a forma que o sistema encontrou para economizar energia e aumentar a vida útil das baterias dos notebooks. O Timer Coalescing agrupa operações de baixo nível, criando pequenos períodos de tempo que fazem com que o computador entre em um modo de baixo uso de energia com maior frequência. Ele promete que as atividades do processador sejam reduzidos em até 72%, o que garante maior eficiência de energia.

energia-osx

Outra novidade é o Keychain. Se você utiliza todo o ecossistema da Apple, é o motivo de dar adeus ao seu gerenciador de senhas, uma vez que o sistema integrado no próprio OS X ganhou sincronia através do iCloud. Dessa forma, todos os seus dispositivos guardam as informações de senhas e não é necessário ficar lembrando todas elas em cada dispositivo que utilizar. Ele também é capaz de criar senhas complexas para utilizar em outros serviços, e guarda automaticamente no iCloud para você não precisar digitar nas próximas visitas. Bem prático.

keychain-senha-sugerida-osx

Outra novidade bem vinda é na central de notificações: agora, eventos notificados no celular poderão aparecer na tela do seu Mac. Outra similaridade ao sistema móvel é que as notificações agora são exibidas na tela de bloqueio do sistema. As notificações do sistema também ficaram mais inteligentes: é possível, por exemplo, responder uma mensagem no Messages sem precisar abrir a janela do aplicativo.

notifications-osx-mav

Um novo Safari, Calendário, Mapas e iBooks

O querido navegador web da Apple recebeu alguns detalhes que merecem ser mencionados. Um deles é a nova forma de apresentação da lista de leitura: tudo passa a ser exibido em uma barra lateral. Além disso, o navegador está mais social: uma aba na barra lateral é dedicada para exibir links compartilhados por amigos no Twitter e LinkedIn.

sidebar-safari-osx

A empresa informa que o navegador está mais otimizado do que nunca: em testes de benchmark, o navegador se sobressaiu em relação ao Google Chrome e ao Firefox. Além disso, um dos destaques está na economia de energia, o que é algo importante quando se fala de notebooks.

Os polêmicos mapas agora fazem parte do OS X. É possível explorar os lugares direto da tela do computador, bem como os mapas em 3D. E a parte legal é que ele pode ser integrado com outros aplicativos do sistema, e isso é possível graças à nova API. Ele também está integrado ao iCloud: é possível, por exemplo, planejar uma viagem no computador e acessá-la depois no seu iPhone.

maps-osx-iphone

Quem também recebeu atualização foi o Calendário: seguindo a linha do iOS 6, ele também disse adeus ao skeumorfismo e trouxe uma interface flat. Ele também é integrado ao aplicativo de Mapas, podendo salvar a localização de um compromisso diretamente do aplicativo, bem como visualizar os locais de compromissos já marcados.

calendario-osx-maverick

O iBooks, antes restrito a dispositivos iOS, passa a estar disponível também no OS X Mavericks. Ele também apresenta uma interface flat e permite que você leia seus livros comprados na iBookstore ou continue lendo o que você parou de ler em outro dispositivo. As anotações e marcações também são sincronizadas entre diferentes dispositivos.

O novo OS X Mavericks estará disponível no último trimestre do ano, mas a versão beta pode ser baixada a partir de hoje por desenvolvedores. O sistema será distribuído somente online, através da Mac App Store, e o preço ainda não foi definido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cléber Borges
Em termos de rendimento, o OS X Mavericks se sobressai sobre seus sucessores, sobretudo em máquinas mais antigas. Essa observação é principalmente direcionada para o macOS Sierra que, em termos de desempenho, ele despencou quando comparado ao Mavericks em meu Mac mini Mid-2011. Usei o Sierra uns meses e voltei para o Mavericks, atitude acertada pois a máquina voltou a ter um desempenho bacana e bem satisfatório.
Wagner Felix Nunes Mendonça
Finalmente baixando o novo IOX wow!!!
Eduardo Prazeres
hummm... porque será que no site anunciam dizendo que está disponivel e na app store diz que não existe???
Claudio Montanucci
gostaria de saber se ja tem previsão para quando vai estar disponível a atualizão para o brasil da nova versão mavericks
edson.francisco55
Pelo que eu estou lendo nos sites, o Safari para Windows parece estar descontinuado.
edson.francisco55
"Descontinuar" os felinos como codinome do OSX? Eu acho isso um pouco sem graça.
YanGM
Engraçado, o Settings do Ubuntu 12+ se parece com o do Mac OS, até mesmo o Sobre a Máquina ficou parecido. Ai, quando algo evolui naturalmente é copia. Ok.
Alexander Piazzi
Ubuntu?
Gus Fune
Ninguém comentando que é o primeiro Mac OS X sem nome de gat... digo, felino.
Gabriel
Não é nada fantástico, mas gostei do direcionamento: a Apple não está transformando o OS X em um iOS como eu temia.
Eduardo Schrödinger
Para ter abas no Finder, eu venho usando o plugin XtraFinder, que é gratuito. Mas é sempre melhor ter o recurso de forma nativa... Aliás, foi justamente no Ubuntu que fiquei "mal acostumado" com esse recurso, não vivo mais sem!
Caio Alexandre
Nem Safari pra Windows tem mais...
Celso Ricardo Bomfim
Até o nome é igual ao Ubuntu 10.10 (Ubuntu Maverick)
matmafra
O update do finder com abas é esperado deeesde o Snow Leopard. Apps tapa-buraco excelente como path finder (que eu uso) estão fadados a morrer, se eles fizerem o finder direito.
ederrf
Curiosamente um dos significados de maverick em pt-br é vagabundo rs
Exibir mais comentários