ibooks-osx-cloud

A Apple acaba de apresentar durante a WWDC o seu novo sistema operacional. Batizado de OS X Mavericks, a empresa promete um sistema com mudanças significativas em relação ao Mountain Lion.

Várias novidades foram apresentadas. O Finder, gerenciador de arquivos do OS X, foi atualizado e ganhou algumas novidades bem interessantes. Uma delas é o suporte a abas: em vez de diversas janelas abertas com pastas diferentes, todas ficam agrupadas na mesma janela, como em um navegador da internet.

O suporte a múltiplos monitores também foi melhorado. O novo sistema permite que a Dock de aplicativos e a barra de menu superior se mantenha em todas as telas. Da mesma forma, é possível manter aplicativos em tela cheia em diferentes telas, sem que uma atrapalhe a outra. Agora também é possível utilizar um monitor via AirPlay.

Um sistema integrado ao iOS

É certo que a cada dia o OS X está mais próximo do iOS, mas agora eles não estiveram tão próximos. Um dos destaques é a forma que o sistema lida com o processamento das tarefas ativas. É a forma que o sistema encontrou para economizar energia e aumentar a vida útil das baterias dos notebooks. O Timer Coalescing agrupa operações de baixo nível, criando pequenos períodos de tempo que fazem com que o computador entre em um modo de baixo uso de energia com maior frequência. Ele promete que as atividades do processador sejam reduzidos em até 72%, o que garante maior eficiência de energia.

energia-osx

Outra novidade é o Keychain. Se você utiliza todo o ecossistema da Apple, é o motivo de dar adeus ao seu gerenciador de senhas, uma vez que o sistema integrado no próprio OS X ganhou sincronia através do iCloud. Dessa forma, todos os seus dispositivos guardam as informações de senhas e não é necessário ficar lembrando todas elas em cada dispositivo que utilizar. Ele também é capaz de criar senhas complexas para utilizar em outros serviços, e guarda automaticamente no iCloud para você não precisar digitar nas próximas visitas. Bem prático.

keychain-senha-sugerida-osx

Outra novidade bem vinda é na central de notificações: agora, eventos notificados no celular poderão aparecer na tela do seu Mac. Outra similaridade ao sistema móvel é que as notificações agora são exibidas na tela de bloqueio do sistema. As notificações do sistema também ficaram mais inteligentes: é possível, por exemplo, responder uma mensagem no Messages sem precisar abrir a janela do aplicativo.

notifications-osx-mav

Um novo Safari, Calendário, Mapas e iBooks

O querido navegador web da Apple recebeu alguns detalhes que merecem ser mencionados. Um deles é a nova forma de apresentação da lista de leitura: tudo passa a ser exibido em uma barra lateral. Além disso, o navegador está mais social: uma aba na barra lateral é dedicada para exibir links compartilhados por amigos no Twitter e LinkedIn.

sidebar-safari-osx

A empresa informa que o navegador está mais otimizado do que nunca: em testes de benchmark, o navegador se sobressaiu em relação ao Google Chrome e ao Firefox. Além disso, um dos destaques está na economia de energia, o que é algo importante quando se fala de notebooks.

Os polêmicos mapas agora fazem parte do OS X. É possível explorar os lugares direto da tela do computador, bem como os mapas em 3D. E a parte legal é que ele pode ser integrado com outros aplicativos do sistema, e isso é possível graças à nova API. Ele também está integrado ao iCloud: é possível, por exemplo, planejar uma viagem no computador e acessá-la depois no seu iPhone.

maps-osx-iphone

Quem também recebeu atualização foi o Calendário: seguindo a linha do iOS 6, ele também disse adeus ao skeumorfismo e trouxe uma interface flat. Ele também é integrado ao aplicativo de Mapas, podendo salvar a localização de um compromisso diretamente do aplicativo, bem como visualizar os locais de compromissos já marcados.

calendario-osx-maverick

O iBooks, antes restrito a dispositivos iOS, passa a estar disponível também no OS X Mavericks. Ele também apresenta uma interface flat e permite que você leia seus livros comprados na iBookstore ou continue lendo o que você parou de ler em outro dispositivo. As anotações e marcações também são sincronizadas entre diferentes dispositivos.

O novo OS X Mavericks estará disponível no último trimestre do ano, mas a versão beta pode ser baixada a partir de hoje por desenvolvedores. O sistema será distribuído somente online, através da Mac App Store, e o preço ainda não foi definido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados